O que é matriz de treinamento? Aprenda agora mesmo sua importância e como fazer!

Uma matriz de treinamento é uma ótima ferramenta de estratégia na hora de definir quais os treinamentos e capacitações uma empresa deve realizar para os seus funcionários.

Provavelmente você já sabe da importância de se realizar treinamentos periódicos em equipes, certo? Isso porque essa prática desenvolve competências muito valiosas no mercado de trabalho. 

Afinal, segundo a pesquisa “Modelos e práticas de educação corporativa nas organizações brasileiras” realizada pela PwC com 73 companhias de diferentes setores de atuação, aumentar as competências dos funcionários é prioridade no planejamento de educação corporativa para 32% das médias e grandes empresas e para 53% dos pequenos negócios.

Quando falamos de educação corporativa, estratégia é essencial para não haver perda de dinheiro e tempo e também não gerar desmotivação generalizada na empresa.

É por isso que uma matriz de treinamento não pode faltar em uma empresa que se preocupa tanto com o seu desenvolvimento, quanto com o desenvolvimento de seus funcionários.

Neste artigo você vai aprender o que é matriz de treinamento e como fazer uma!

Preparado? Então boa leitura!

O que é matriz de treinamento?

Matriz de treinamento ou matriz de capacitação de treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento dos colaboradores de uma empresa.

A matriz de treinamento normalmente é feita e utilizada pela equipe de RH da empresa e é apresentada em formato de planilha ou tabela para fácil visualização.

Nela, são apontadas todas as necessidades de desenvolvimento das áreas da empresa que devem ser capacitadas por meio da educação corporativa, ou seja, por meio de treinamentos e projetos educacionais. 

Qual a importância da matriz de capacitação?

A matriz de capacitação é muito importante para uma empresa porque com ela é possível mapear as necessidades de treinamento de todas as áreas de uma forma estratégica.

Com essa ferramenta, você tem justificativas plausíveis baseadas em fatos e em dados confiáveis para definir quem precisa de qual treinamento e por qual razão. 

Com certeza esse documento vai te ajudar na hora de negociar com a liderança uma boa verba para os treinamentos de capacitação das equipes. 

Além disso, ao informar sobre o cronograma e as especificações dos treinamentos anuais para os funcionários, eles conseguem se organizar mais no dia a dia e não serão pegos de surpresa com treinamentos que mais atrapalham a rotina do que ajudam na capacitação. 

Essa organização também ajuda na hora dos colaboradores marcarem férias ou folgas com antecedência sem atrapalhar o seu desenvolvimento profissional. Com certeza eles serão muito gratos pela antecipação da empresa em avisar os treinamentos do ano.

Saiba mais: Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas: 7 opções para treinar seus talentos e atingir a alta performance

Como fazer uma matriz de capacitação de treinamento?

Agora que você já sabe o que é matriz de treinamento (ou matriz de capacitação de treinamento), chegou a hora de aprender como fazer essa ferramenta tão útil para o dia a dia de trabalho.

Primeiramente, é necessário fazer um levantamento dos maiores gaps e desafios dentro da empresa. O ideal é que o levantamento seja separado por equipes ou áreas, a fim de obter um levantamento mais assertivo. 

A partir desse levantamento você poderá determinar quais treinamentos são mais indicados para cada área. Com todas essas informações em mãos, crie uma planilha indicando todos os treinamentos que serão realizados no ano.

Nessa planilha inclua especificações de cada treinamento que respondam às seguintes perguntas:

  • Quais os objetivos do treinamento?
  • Para qual área ele é indicado?
  • Quando acontecerá?
  • Quanto tempo será necessário para realizá-lo?
  • É obrigatório, recomendado ou opcional?
  • Será realizado com recursos internos ou com apoio externo?
  • Será realizado de forma presencial, híbrida ou remota?
  • Caso seja presencial, será realizado no local de trabalho ou em outro local?
  • Ele oferecerá certificado de participação?

Utilize diferentes cores na tabela para dar destaque e crie um índice inicial para otimizar o tempo na hora dos funcionários procurarem por informações. 

Não se esqueça de informar previamente quantas pessoas farão os treinamento de cada vez e, se possível, divida sempre em mais de uma turma.

Desse modo, em treinamentos que demandam muito tempo, as equipes não ficarão completamente paradas e sem produzir. 

Além disso, qualquer funcionário que tenha um problema para comparecer na data marcada ainda terá mais de uma chance de presença para não perder o treinamento. 

Leia também: Como fazer um convite para treinamento corporativo que garanta maior presença dos funcionários?

Como fazer uma matriz de treinamento por função?

Uma matriz de treinamento por função segue todas as características acima. A diferença é que os treinamentos estarão separados por cargo ou função de acordo com a necessidade de desenvolvimento de competências específicas para cada um. 

Ou seja, na tabela de divisões de treinamento estará indicado qual ou quais treinamentos cada cargo da empresa deverá realizar.

Por exemplo, para líderes, é esperado que realizem treinamentos sobre competência interpessoal, a fim de desenvolverem empatia, relações de confiança, autoconhecimento e aprender como oferecer feedbacks.

Caso precise de uma inspiração, o Ministério Público do Rio Grande do Sul disponibiliza uma matriz de treinamento por função para membros e servidores do estado. É um ótimo modelo a se utilizar como base para desenvolver a matriz da sua empresa. 

Que tal desenvolver a sua matriz de treinamento?

Como você pode ver, uma matriz de treinamento é uma ótima ferramenta de estratégia para capacitação dos funcionários de uma empresa. 

Neste artigo você aprendeu o que é e como fazer uma matriz de treinamento. Agora, que tal colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a oferecer treinamentos remotos junto com a EAD Plataforma

Com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, na EAD Plataforma você pode oferecer a melhor experiência de ensino à distância para seus funcionários tendo total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. 

Acompanhe a evolução dos alunos em tempo real, aplique provas, emita certificados e conte com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu treinamento online.

Além disso, você também conta com proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a utilizar a mais completa plataforma de ensino a distância.

Saiba mais: Exemplos de treinamento nas empresas para times de sucesso

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy