coaching corporativo

Coaching corporativo: por que ele é tão importante? Veja como aplicar na sua empresa!

O que é coaching corporativo?

O coaching corporativo é um método que reúne técnicas e ferramentas que capacitam os colaboradores a desenvolverem uma mentalidade de alta performance. 

Por meio do mapeamento do perfil comportamental, análise de competências e habilidades e identificação de crenças limitantes, o colaborador é desenvolvido para entregar mais resultados em menos tempo.

Como aplicar o coaching na empresa?

A aplicação de coaching nas empresas precisa ser realizada por um profissional qualificado e experiente que saiba conduzir o colaborador rumo ao sucesso profissional.

Para isso, é preciso seguir algumas etapas, como realização do teste de perfil comportamental, identificação de crenças limitantes e elaboração de um plano de ação para conquistar metas e acompanhar resultados.

Desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais das equipes é uma das estratégias mais eficientes para crescer no mercado e alcançar os objetivos desejados. E a melhor forma de capacitar seus colaboradores é com a aplicação do coaching corporativo.

Com treinamentos adequados, o coaching para empresas contribui para reduzir a rotatividade e reter seus principais talentos. A capacitação interna gera mais engajamento, motivação e comprometimento dos funcionários.

Mas, como aplicar o coaching nas organizações de maneira assertiva e que realmente mostre bons resultados? Qual é a importância de implementar essa cultura no seu negócio? Continue a leitura para descobrir todas essas respostas.

O que é coaching corporativo?

O coaching corporativo é um método de treinamento que contribui para implementar na cultura organizacional um desempenho de alta performance das equipes. 

A sua proposta é desenvolver os colaboradores por meio de ferramentas eficazes de aceleração de resultados. Esse tipo de coaching ajuda a potencializar os pontos fortes individuais e coletivos e a trabalhar o desenvolvimento dos pontos fracos.

A ideia é elevar a produtividade da equipe para trabalhar mais e melhor em menos tempo

Para ficar ainda mais claro o que é coaching corporativo, veja um resumo de outros tipos de coaching para empresas:

  • coaching executivo: tem como finalidade o desenvolvimento de foco, concentração e liderança de executivos da organização;
  • coaching de negócios: aplicado para ajudar na definição de metas, objetivos e planejamentos estratégicos empresariais. A ideia é apontar melhorias em processos, com foco total no negócio e não nos colaboradores;
  • coaching de carreira: método usado para fortalecer a equipe, desenvolver líderes ou outros colaboradores. Ele potencializa habilidades, comportamentos e talentos individuais e coletivos.

Ou seja, a diferença entre o coaching corporativo para esses citados acima é que ele desempenha um papel significativo na mudança da cultura organizacional a fim de alinhar objetivos, metas e expectativas. O profissional responsável tem como finalidade ampliar a performance dos times, com foco em obter resultados mais rápidos e eficazes.

Benefícios do coaching corporativo

O coaching nas organizações coloca as equipes sempre a um passo à frente da estratégia implementada. Ele analisa o cenário atual da companhia e define métodos para dar andamento ao processo, com 100% de foco em resultados.

Por meio de técnicas e ferramentas comprovadas pela ciência, as sessões de coaching ajustam e reprogramam comportamentos e atitudes que fazem toda a diferença no dia a dia do colaborador e do seu time. 

Mas, quais são as principais vantagens do coaching corporativo para as empresas? Confira:

  • alinhamento das expectativas da empresa com as dos colaboradores;
  • desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida e duradoura;
  • aceleração de resultados e aumento do desempenho geral (individual e coletivo);
  • desenvolvimento de líderes e novos gestores;
  • identificação de talentos da empresa;
  • aumento do engajamento, da motivação e da produtividade;
  • redução de faltas, atrasos e demissões.

Porém, não são apenas as empresas que saem ganhando: os colaboradores também têm benefícios variados quando participam de um processo de coaching corporativo:

  • desenvolvimento de habilidades comportamentais;
  • maior autoconhecimento, autoconfiança, foco e disciplina;
  • fortalecimento da inteligência emocional na rotina diária;
  • aumento do potencial criativo e operacional;
  • maior autorresponsabilidade e comprometimento com as metas a serem conquistadas;
  • adequação de crenças e valores com os da empresa;
  • mapeamento mental individual;
  • melhor elaboração de planejamentos e execução de planos de ação;
  • potencialização dos pontos fortes.

Ou seja, o coaching corporativo analisa todas as necessidades internas dos colaboradores e promove mudanças comportamentais significativas para estimular uma alta performance individual e coletiva.

Leia também: Como transformar um curso presencial em EAD? Dicas para o processo ser fluido

Como aplicar o coaching nas organizações?

Quando saber o melhor momento de investir em um processo de coaching corporativo? Geralmente, as organizações contratam um profissional de coaching para reorganizar a cultura organizacional após mudanças empresariais ou então quando precisa aumentar a performance das equipes.

Escolha um bom coach

É de extrema importância que o coaching corporativo seja mediado por um profissional certificado e qualificado, que pode ser terceirizado ou interno, como um colaborador do time de Recursos Humanos que tenha o conhecimento necessário.

Logo, o processo de coaching para empresas precisa ser aplicado com foco na construção de um relacionamento sólido e transparente entre o coach e o colaborador. Para isso, é preciso adotar técnicas que estimulem essa confiança e parceria.

Veja os sonhos e objetivos

O próximo passo é planejar o futuro do colaborador. Quais são os objetivos pessoais? Aonde quer chegar? Como alinhar os objetivos pessoais com os corporativos?

Analise o perfil do funcionário

Depois, é necessário avaliar alguns detalhes individuais, como valores, crenças, experiências, competências e padrões funcionais e disfuncionais. Dessa maneira é possível traçar um perfil comportamental para entender os pontos fortes e fracos e adequá-los ao objetivo da pessoa.

Faça um plano de ação

A partir da coleta e análise de todas as informações pessoais e profissionais, o coach traça um plano de ação com metas e estratégias para alcançar os resultados desejados de modo mais rápido e assertivo.

Dentro desse planejamento, o coach corporativo define quais recursos, técnicas e ferramentas podem ser utilizados, as prioridades pessoais e empresariais e as metas e seus respectivos prazos.

Acompanhe o desempenho

Mas, o trabalho do coach corporativo não para por aqui: ele ensina diversas ferramentas práticas para o colaborador conseguir seguir seu caminho profissional de forma mais focada, disciplinada e comprometida.

E mais: essas técnicas incluem o acompanhamento de metas para o funcionário aprenderem a se autogerenciar diariamente.

Desenvolva o profissional como um todo

Todas as etapas das sessões de coaching para empresas incluem a aplicação de técnicas diferentes com foco em capacitar os profissionais. Entre elas, há técnicas de Rapport, do ritmo de fala e da respiração, de inteligência emocional, de cumprimento de prazos, de escuta ativa, de empatia, de planejamento semanal, entre muitas outras.

Em suma, o coaching corporativo é como se fosse um atalho eficiente e completo rumo ao sucesso profissional dentro da organização. Por meio de mapeamento de perfil comportamental, identificação de motivadores e sabotadores e definição de metas e prazos, o colaborador se torna muito mais apto a realizar um trabalho de alta performance.

E, quanto maior o desempenho individual e coletivo dos funcionários, melhor serão os resultados entregues aos clientes finais. Portanto, colaboradores bem desenvolvidos significa crescimento do faturamento e da empresa dentro do mercado.

Coaching corporativo e a tecnologia

Se você acha que organizar sessões de coaching nas empresas é algo trabalhoso e caro, nós temos a solução perfeita para economizar tempo e dinheiro: oferecer o processo por meio de uma plataforma online.

Dessa forma, as sessões podem ser feitas todas virtualmente, facilitando a vida dos colaboradores envolvidos e, claro, da empresa, que não precisa dispor de espaço físico para os encontros.

Aprenda mais: Treinamentos online para empresas: como fazer um treinamento EAD de sucesso!

Se você precisa realizar treinamentos corporativos e é a favor da inovação dentro das empresas, faça um teste gratuito e veja como a EAD Plataforma é perfeita para a capacitação de funcionários. São várias funcionalidades que tornam o conteúdo seguro e acessível para todos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy