tecnicas-de-treinamento

6 Técnicas de treinamento: conheça as mais importantes e capacite o seu time

Conhecer diferentes técnicas de treinamento permite às empresas e organizações explorar diferentes caminhos para capacitar e desenvolver seus times. Este é um conhecimento fundamental para negócios que já compreenderam a importância da humanização do trabalho e da tomada de decisão personalizada e direcionada a diferentes perfis de colaboradores. 

De acordo com a Catho, 68% das empresas planejavam incrementar seus gastos em treinamento no ano de 2020. Com a pandemia do novo coronavírus, antigas técnicas e tipos de treinamento empresarial precisaram ser revistos e adaptados à nova realidade. Diante disso, novas possibilidades vieram à tona. 

Continue a leitura deste artigo para conhecer 6 técnicas de treinamento que têm tudo para ser o futuro do desenvolvimento de equipes. 

  1. Gamificação
  2. Simulação
  3. Mentoria e coaching
  4. Treinamento de líderes
  5. Aprendizagem social
  6. Microlearnig

Boa leitura! 

A importância de escolher a melhor técnica de treinamento

O perfil dos times de colaboradores das empresas mudou. Atualmente, a geração Millennial (nascida após os anos 80) representa a maior parte da força de trabalho das organizações. Esta geração apresenta um perfil diferente da anterior: o salário e os benefícios já não são mais o único e nem o mais importante aspecto considerado ao escolher uma empresa para fazer carreira. 

Esta pesquisa, da Gallup, mostra que 59% dos trabalhadores desta geração definem “oportunidades de treinamento e desenvolvimento” como um fator muito importante considerado antes da aplicação para uma vaga de emprego. 

Pensando nisso, empresas que conhecem diferentes técnicas de treinamento e conseguem aplicá-las na educação corporativa de forma fluida na rotina conversam de maneira sintonizada com as aspirações e desejo daqueles que compõem a maior parte da força de trabalho atual. 

Além disso, investir em diferentes técnicas de abordagem na pedagogia empresarial pode ajudar a: 

  • manter o processo educacional dinâmico e atrativo;
  • cativar os colaboradores e mantê-los interessados nos conteúdos;
  • demonstrar o interesse da empresa pelo desenvolvimento do time; 
  • reforçar a preocupação da empresa em buscar caminhos diferenciados e modernizados para a aprendizagem;
  • estimular a inclusão social na educação corporativa, oferecendo conteúdos acessíveis a diferentes perfis de colaboradores. 

6 técnicas de treinamento para conhecer e aplicar na empresa

Após entender o valor de conhecer e explorar diferentes técnicas de treinamento na rotina, chegou a hora de visualizar algumas delas na prática. 

1. Gamificação

A primeira das técnicas de treinamento trazidas neste post é a gamificação. Trata-se de um artifício que agrega elementos lúdicos ao ensino corporativo. 

Além de aspectos visuais relacionados a jogos (de tabuleiro ou mesmo games virtuais), a gamificação também trabalha princípios como a competição saudável e a oferta de recompensas após a superação de desafios ou obstáculos. 

Por ser extremamente dinâmica e motivadora, a técnica da gamificação é amplamente aceita pelos colaboradores das empresas. É o que mostra esta pesquisa, ao apontar que 95% dos funcionários gostam de usar elementos inspirados em jogos em seu trabalho. 

Veja abaixo como a gamificação pode ser uma das técnicas de treinamento utilizadas na sua empresa: 

2. Simulação

Investir em simulações pode ser uma das técnicas de treinamento ideais para a sua empresa, já parou para pensar nisso? 

O velho formato “quadrado” de treinamento, onde os colaboradores assistem, de longe, a uma longa exposição de conceitos e protocolos, vem perdendo a força. Em seu lugar, surgem formas digitalizadas e humanizadas de formar e especializar pessoas. 

A técnica da simulação ganha ainda mais força quando aliada a um dispositivo tecnológico que chegou para revolucionar a educação corporativa: a realidade virtual.  

Veja abaixo como a VR pode promover treinamentos baseados em simulação nas empresas: 

3. Mentoria e coaching

Aprender com os mais experientes é uma das demandas dos colaboradores de empresas. Em muitos casos, a troca de experiências é o “empurrão” necessário para que o time abra os olhos e consiga conduzir, sozinho, as mudanças necessárias nos procedimentos e modus operandi dos setores. 

Por isso, a mentoria e o coaching surgem como técnicas de treinamento promissoras e complementares às demais estratégias utilizadas nas universidades corporativas.

Os processos de mentoria e coaching, embora guardem algumas semelhanças, são essencialmente diferentes: enquanto o mentor é uma figura de referência em determinado assunto (neste caso, no desempenho de uma determinada função na empresa), o trabalho do coach envolve aspectos profissionais associados ao desenvolvimento de habilidades pessoais.  

4. Treinamento de líderes

Treinar a liderança para identificar gaps e oportunidades de melhoria e para exercer o papel de uma gestão inspiradora. Este é o propósito desta técnica de treinamento.

Seu foco principal é desenvolver os líderes para que se tornem instrumentos de evolução do time. 

Neste caso, a liderança atua como mentora do time, compartilhando visões e experiências e estimulando a criação de soluções para problemas cotidianos. 

5. Aprendizagem social

Você já ouviu falar em aprendizagem social?  Trata-se de um processo educacional que tem, como base, o equilíbrio entre a cognição e o comportamento. 

Isso significa que as pessoas tendem a absorver conhecimento de 3 formas principais: 

  • observando; 
  • espelhando a atitude de um símbolo (um ídolo de TV, um mentor ou mesmo um líder);
  • recebendo instruções claras sobre um determinado comportamento.

Os treinamentos pautados na aprendizagem social mesclam os três caminhos do aprendizado, propostos pelo psicólogo Albert Bandura, criador da teoria. 

6. Microlearning

Por fim, não podemos deixar de mencionar o microlearning como uma das técnicas de treinamento do futuro.

Isso porque, neste formato de treinamento, o conteúdo é disponibilizado em um formato pensado para o consumo em dispositivos móveis, como o celular.

Por isso, são conteúdos enxutos, curtos, didáticos e de fácil reprodução, permitindo que o aluno consuma em pequenas parcelas em momentos de disponibilidade em meio à rotina.  

Bônus: como a EAD complementa e enriquece as técnicas de treinamento 

Viu como as técnicas de treinamento pontuadas acima muitas vezes se conectam com o ambiente digital? Este é o caminho para a educação corporativa do futuro: cada vez mais humanizada e digitalizada. 

Neste aspecto, a EAD — educação a distância — tem muito a agregar. Sua essência é ser leve e promover a autonomia do ensino, tornando-o menos maçante e mais fluido. 

Empresas que buscam técnicas de treinamento para dinamizar o aprendizado corporativo precisam contar com boas ferramentas EAD, como plataformas e-learning, para apoiar seus cronogramas. 

Se esta é uma das suas preocupações, é hora de respirar com alívio: nós podemos te ajudar com isso! 

Preencha o formulário para conhecer a EAD Plataforma e todas as funcionalidades disponíveis gratuitamente por 7 dias! 

Nosso serviço, consolidado no mercado, já deixou mais de 3 milhões de usuários satisfeitos com um sistema intuitivo e completo para tutores e alunos!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy