cultura digital nas empresas

Cultura digital nas empresas: conheça os 5 pilares!

A cultura digital nas empresas incentiva a implementação de ferramentas tecnológicas para, assim,  facilitar e agilizar os processos internos. Entre as principais opções, destacam-se: softwares de gestão integrada, sistemas de armazenamento em nuvem e tecnologias de ensino à distância. 

Empresas que adotam essa nova mentalidade obtêm uma série de vantagens, o que inclui redução de custos, a melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos, além do aumento na satisfação dos clientes e colaboradores. 

Contudo, a implementação da cultura digital nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo, para empresas que começam o processo do zero.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia que ensina, desde conceitos até dicas práticas e didáticas para tirar sua ideia do papel. 

Ficou interessado? 

Então, continue conosco e tire suas dúvidas!

O que é cultura digital nas empresas?

A cultura digital nas empresas consiste na integração de recursos digitais em todas as operações e departamentos, com o intuito de otimizar a rotina dos colaboradores, gestores, fornecedores e até dos próprios clientes. 

Tal processo substitui tarefas manuais para automatizadas, o que libera tempo para que seu time execute atividades mais estratégicas. 

Um exemplo disso é o EAD corporativo. Trata-se de uma modalidade de educação à distância voltada para empresas, que oferece treinamentos e capacitações para seus funcionários de maneira remota. 

Para tirar essa ideia do papel, são usados recursos tecnológicos, tais como plataformas on-line, videoconferências, webinars, entre outros. 

Nesse formato de ensino, as organizações criam cursos e materiais específicos para suas necessidades, ajustando a metodologia e o conteúdo ao perfil do time e das demandas da organização. 

Isso propicia mais acessibilidade e economia para as empresas, uma vez que não requer deslocamentos e estruturas físicas para implementar o treinamento corporativo na organização.  

Quer saber mais? Assista: 

Desafios da cultura digital digital nas empresas 

O problema é que diversas organizações ainda não concluíram essa transição e nem pensam nela, o que pode ser prejudicial em médio prazo. 

Afinal, o mercado está bastante concorrido e empresas obsoletas perdem seu diferencial competitivo. 

A propósito, este estudo da Zendesk revela que 73% dos clientes esperam mais interações com a inteligência artificial (IA). 

Ademais, 70% dos consumidores preferem empresas que oferecem experiências conversacionais integradas. 

Temos ainda 64% dos clientes que gastam mais quando os problemas são resolvidos onde eles já estão.

Podemos concluir, portanto, que a cultura digital nas empresas é primordial não só para melhorar a produtividade dos colaboradores, mas também a experiência do cliente e, consequentemente, o lucro do seu negócio. 

E você, está esperando o que para obter esses resultados em sua organização? 

Continue conosco e aprenda como desenvolver a cultura digital nas empresas. 

💡 Aproveite para ler: O que é cultura organizacional? Para que serve? Veja os tipos e exemplos!

Como desenvolver a cultura digital nas empresas? 

A implementação da cultura digital nas empresas envolve diversos passos, tais como: educação dos líderes, levantamento das necessidades da companhia, escolha das ferramentas e monitoramento de resultados. 

A seguir, explicaremos cada um desses pontos. Acompanhe! 

1- Eduque os líderes da sua empresa 

O primeiro passo para implementar a cultura digital nas empresas é educar líderes e gestores sobre a importância desse processo de transformação. 

Sem isso, é mais complicado fazer com que o restante da companhia compre essa ideia e entenda como a transformação já é uma realidade no mercado corporativo. 

Dessa maneira, você torna a implementação de estratégias mais prática para o seu negócio. 

2- Levante as necessidades da sua empresa 

Identifique exatamente como e quais ferramentas são vitais para o seu negócio. Para isso, convide os outros membros da empresa, pois eles sabem como funciona o dia a dia da operação e os gargalos que devem ser ajustados.

Quer uma inspiração? Confira este vídeo e entenda na prática como fazer o levantamento das necessidades da sua companhia: 

3- Escolha as melhores ferramentas para a sua empresa 

Os líderes foram educados e a auditoria concluída em sua empresa? Ótimo! Agora, avalie as ferramentas com cuidado. 

Observe os recursos, o suporte do atendimento e a avaliação dos consumidores. Use sites de avaliação como o Reclame Aqui para que você tome decisões mais assertivas, ok?

4- Implemente um treinamento corporativo 

Implementar um treinamento após a aquisição da tecnologia é vital para evitar problemas, como a dificuldade em se encaixar em um novo sistema de trabalho. 

Se possível, delegue um monitor em sua equipe para que ele facilite o compartilhamento de informações. 

💡 Aproveite para ler: Treinamentos on-line para empresas: como fazer um treinamento EAD de sucesso!

5- Monitore os resultados 

Cada tecnologia, processo ou equipamento que foi implementado no dia a dia da empresa deve ser avaliado diariamente para identificar os principais gargalos e o que pode ser ajustado. 

Isso porque nem tudo vai funcionar e pode ser necessário fazer algum tipo de alteração. 

Tendo isso em mente, é fundamental formar um time responsável para acompanhar não só a implementação dessas tecnologias e processos, mas também identificar como a cultura digital nas empresas está impactando seu negócio. 

Uma breve reflexão sobre a cultura digital nas empresas

Enfim, a cultura digital tem se tornado cada vez mais importante nas empresas, pois as transformações tecnológicas têm impactado diretamente os processos e as relações de trabalho. 

Com a aceleração da transformação digital, seu negócio precisa adotar uma postura de inovação e adaptação às mudanças, para se manter competitivo no mercado.

A cultura digital nas empresas engloba a adoção de tecnologias avançadas, a implementação de processos automatizados e a promoção de uma mentalidade voltada para a inovação e a colaboração. 

Tal cultura melhora a eficiência e a produtividade, além de contribuir para a criação de novos produtos e serviços.

No entanto, essa transformação não deve ser vista apenas como um meio de aumentar a eficiência e a produtividade, mas também como uma oportunidade para as empresas se conectarem com seus clientes e colaboradores.

Tudo isso torna seu negócio mais ágil e efetivo, o que promove transparência, inclusão e diversidade.

Enfim, a cultura digital nas empresas pode ser um diferencial competitivo importante, desde que seja construída com base em valores éticos e humanos, valorizando a criatividade, a flexibilidade e a colaboração.

Implemente a cultura digital hoje mesmo em sua empresa 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre cultura digital nas empresas. E, caso você queira iniciar os primeiros passos desta mudança, considere contratar uma ferramenta EAD para o seu negócio. 

Para isso, recomendamos que você invista em uma tecnologia prática e com diversos recursos, como a EAD Plataforma. Faça um teste grátis e experimente todas as funcionalidades do sistema. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy