As vantagens da educação corporativa vêm fazendo com que a ferramenta ganhe espaço nas empresas que buscam formas contínuas e efetivas de treinar e desenvolver seus colaboradores.
De acordo como CENSO Abed 2019, 15% das empresas planeja um aumento nos investimentos em educação corporativa a distância para 2020. Além disso, 33,9% das organizações que já investem no setor devem manter o volume de investimentos — o que prova que a estratégia dá resultados!
Se você não sabe o que é educação corporativa, não se preocupe, vamos resumir! A ideia é usar formas contínuas de treinamentos para desenvolver competências, reforçar princípios e valores da organização e torná-la mais alinhada e produtiva.
Mas tem mais! As vantagens da educação corporativa são muitas, especialmente se ela for alinhada à educação a distância, segmento que está crescendo de forma exponencial no Brasil. No artigo de hoje, falaremos sobre 6 delas:
- Possibilidade de explorar novos formatos de conteúdo
- Mais produtividade
- Melhor clima organizacional
- Gestão de processos mais eficiente
- Incentivo à educação continuada
- Índices mais altos de retenção e atração
Continue a leitura para entender mais sobre cada uma das vantagens da educação corporativa!
Você precisa conhecer: 6 vantagens da educação corporativa
A seguir, você confere nossa lista com as 6 principais vantagens da educação corporativa.
1. Possibilidade de explorar novos formatos de conteúdo
Ter um programa de educação corporativa possibilita o desenvolvimento de um processo consistente de formação profissional e pessoal. Por isso, é a oportunidade perfeita para explorar formatos de conteúdo inovadores e capazes de motivar os alunos de forma assertiva.
Alguns exemplos de formatos de conteúdo que podem ajudar a enriquecer a educação corporativa na sua organização são:
- vídeo aulas;
- webinars;
- realidade virtual;
- palestras;
- gamificação;
- aplicativos;
- webséries.
2. Mais produtividade
Uma das mais evidentes vantagens da educação corporativa é o aumento na produtividade dos colaboradores. Pense com a gente: criar uma universidade corporativa ou um programa robusto de treinamentos é uma forma efetiva de mostrar aos colaboradores que sua empresa zela por seu desempenho.
A consequência disso é clara: com mais incentivo e mais oportunidades de desenvolvimento, os colaboradores atingem níveis de alta performance. Isso quer dizer que se tornam especialistas em suas tarefas e são capazes de entregar resultados melhores, impactando positivamente na estratégia do negócio.
De acordo com a Association for Talent Development (ATD), empresas que apostam em programas personalizados de treinamento atingem até 218% mais de produtividade e resultados!
3. Melhor clima organizacional
Uma empresa que contribui para a formação de seus profissionais e estimula um ambiente mais saudável e produtivo…seria esse o sonho dos colaboradores? De acordo com a pesquisa divulgada pela Harvard Business Review, trabalhar em uma empresa que possibilite o desenvolvimento e o aprendizado é o primeiro fator considerado pelos colaboradores para se sentirem “felizes” em um ambiente corporativo.
A consequência dessa felicidade, possibilitada pelas vantagens da educação corporativa, é um clima organizacional mais leve e orientado para propósitos comuns.
4. Gestão de processos mais eficiente
Aliada à produtividade está o ganho em otimização da gestão. Empresas que investem em educação corporativa e incluem seus colaboradores em oportunidades de incrementar seus conhecimentos operacionais colhem frutos positivos. Um deles é a gestão de processos mais eficiente e “redonda”, como costumamos dizer.
5. Incentivo à educação continuada
Você já ouviu falar em educação continuada? Trata-se de um processo educacional contínuo, em que os alunos são estimulados a se aperfeiçoarem constantemente. Aqui, vale investir em hard skills (que são as habilidades operacionais) ou soft skills (habilidades humanas que facilitam a convivência no ambiente corporativo).
Em geral, empresas que reconhecem as vantagens da educação corporativa oferecem diversas possibilidades de ensino para os funcionários: treinamento EAD, cursos híbridos, e microlearning são algumas das possibilidades integradas à rotina, que ajudam a criar uma rotina de aprendizado constante sem que ele se torne maçante para os funcionários.
6. Índices mais altos de retenção e atração
Por fim, entre as maiores vantagens da educação corporativa está o sonho do profissional de RH: aumentar a atratividade e as taxas de retenção de funcionários!
Com uma estrutura de educação corporativa (que pode ser a universidade corporativa, mencionada acima, ou um cronograma estruturado de atividades independentes), encontrar talentos para a organização se torna mais fácil, bem como motivar e engajar colaboradores de alta performance e alto nível de especialização a continuar na empresa.
Dicas para implantar a educação corporativa
Agora que você já sabe as vantagens da educação corporativa, já pode pensar em uma estratégia de implantação que combine com o seu modelo de negócio.
Nós temos algumas dicas de ouro que podem ajudar:
- misture diferentes metodologias de ensino para dinamizar o programa interno;
- crie uma equipe com representantes das equipes para construir um cronograma de treinamentos pertinente à realidade;
- pense no público-alvo e considere suas particularidades para criar conteúdos que falem a mesma língua do aluno;
- use e abuse da EAD!
Além de ser mais prática e escalável, a educação a distância garante aos colaboradores mais autonomia no aprendizado — o que também pode ser uma das vantagens da educação corporativa.
Quer saber um pouco mais sobre como treinar colaboradores usando o ensino a distância? Então leia nosso post sobre e-learning nas empresas!
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024