Certo, você tem seu curso online bonitinho, com todo o conteúdo planejado e alguns alunos já matriculados. Tudo vai bem, até surgir uma pergunta: como aplicar prova online? Dá para manter a qualidade (e a confiabilidade) do ensino presencial?
Com certeza! A partir das tecnologias de uma plataforma EAD, você consegue criar e administrar avaliações, mesmo com vários estudantes fazendo a prova ao mesmo tempo.
Quer saber os detalhes? Então seja muito bem-vindo! Na matéria de hoje, daremos 6 dicas essenciais sobre como aplicar prova online da forma correta.
São elas:
- Definir o formato da prova;
- Estruturar as perguntas de acordo com seu curso;
- Publicar a prova na plataforma EAD;
- Corrigir manualmente ou automatizar essa função;
- Dar um feedback individual para cada aluno;
- Gerar um certificado.
E tem mais: no final deste conteúdo, você vai conferir a melhor plataforma para aplicar prova online. Boa leitura!
Como aplicar prova online? 6 dicas TOP
1. Defina o formato da prova
Antes de mais nada, é importantíssimo determinar o tipo da avaliação – entre alternativa, dissertativa e múltipla escolha. O bom é que dá para mesclar mais de um formato!
Depois, é legal anotar tudo em um roteiro (assim como você deve ter feito ao elaborar o seu plano de aula) e também definir se haverá provas entre módulos, entre aulas ou só no final.
Feito isso, você já estará pronto para começar a mexer na plataforma EAD (e seguir os próximos passos).
Leia também: Ideias de aulas a distância: exemplos superfáceis de aplicar
2. Estruture as perguntas de acordo com seu curso
Na sequência, outra etapa importantíssima para entender como aplicar prova online é elaborar as perguntas (e aqui a sua criatividade pode fluir livremente!).
Uma grande vantagem de aplicar provas na plataforma de ensino a distância é que a ferramenta conta com um banco de questões – o qual você pode abastecer com novas perguntas (e até mesmo aproveitar as antigas, de outras avaliações).
Ali, há funções de inclusão de imagens, vídeos, áudios e links, o que permite deixar a questão mais dinâmica (e prender a atenção do aluno).
Dá para incluir manualmente cada uma das questões, mas você também consegue importar perguntas, caso já tenha o documento pronto.
Se as perguntas forem alternativas ou de múltipla escolha, é possível subir um gabarito (na dica 4, veremos como isso ajuda a automatizar boa parte da correção!).
3. Publique a prova na plataforma EAD
Ok, depois de ter todas as questões já cadastradas na plataforma, chegou o momento de disponibilizar a avaliação para seus alunos.
Essa hora pode deixar muitos professores de cabelo em pé. Afinal, como garantir que o estudante não vá colar no meio da prova?
É, por mais que não dê para controlar 100%, alguns recursos EAD são importantes para evitar que as pessoas conversem entre si ou busquem respostas na internet.
Por exemplo, ao iniciar a prova, os conteúdos do curso ficam indisponíveis (ou seja, os alunos não conseguem abrir outras janelas para consultar os vídeos e apostilas).
Outra funcionalidade que ajuda a evitar colas (e distrações, tão comuns no mundo de hoje) é o cronômetro. Isso quer dizer que você pode limitar o tempo de respostas para cada questão, bem como para finalizar a prova.
Leia também: Como fazer uma videoaula criativa e cativante: 5 ideias
4. Corrija manualmente ou automatize essa função
Bom, uma vez que seus alunos já responderam às questões, a prova fica armazenada na plataforma EAD – e você tem acesso pelo seu painel de controle.
Como falamos acima, o próprio sistema pode corrigir automaticamente as avaliações alternativas e de múltipla escolha, por meio do gabarito que você já cadastrou (isso economiza muito, mas muito tempo!).
Certo, se a correção for automatizada, o estudante já pode receber o resultado logo após finalizar a avaliação, com média, gabarito e aprovação/ou não.
Agora, as perguntas dissertativas envolvem um pouco mais de cuidado, pois não dá para determinar um padrão com a resposta ideal. Por isso, tenha em mente que você terá que dedicar um tempo para corrigi-las manualmente.
Mas fica tranquilo, porque depois é possível incorporar os resultados na plataforma e manter todo o controle!
5. Dê um feedback individual para cada aluno
O processo de como aplicar prova online está quase no fim! Só que, antes, vem uma etapa muito importante entre professor e estudante: o relacionamento. Lembre-se de que sua dedicação no ensino é fundamental para que o seu pupilo evolua – e realmente leve algo de bom para a vida.
Por isso, com os resultados da prova em mãos, vale a pena separar um tempo para um feedback individual – tanto para o aluno reprovado quanto para o aprovado. O que ele acertou? E o que errou? No que precisa melhorar? Ele tem algum comentário a fazer?
Aposte na conversa “cara a cara”, mesmo que seja a distância. Para isso, você consegue usar o recurso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível na plataforma EAD – além dos apps de reunião online, como o Zoom, o Meet ou o Skype.
6. Gere um certificado
Após toda essa jornada de avaliações ter chegado ao fim, é hora da cereja do bolo: um certificado que represente a conquista do aluno!
Esse documento, além de validar o conteúdo programático e a frequência da pessoa nas aulas, também pode servir como um instrumento de divulgação do seu curso. Afinal, muitos estudantes formados gostam de publicar os certificados em suas redes sociais (como o LinkedIn) e usá-los nos currículos.
Bom, mas como gerar um certificado na plataforma EAD? É extremamente simples! O sistema possui templates já pré-configurados, e você pode customizar com a identidade visual da sua marca.
Além do mais, é possível tornar o processo mais prático, criando alguns códigos para preenchimento automático de vários dados do aluno (como o nome, o CPF, as notas e muito mais).
Quer ver como proceder na hora de criar os certificados? Preparamos um vídeo bem prático, que ensina o passo a passo:
Qual a melhor plataforma para aplicar prova online?
Bom, depois de tudo o que falamos sobre como aplicar prova online, fica mais fácil entender a importância de contar com uma boa plataforma EAD.
Melhor ainda se essa tecnologia proporcionar uma gestão completa para o seu curso – desde a hora de hospedar as aulas e vendê-las na internet até o momento de gerenciar as cobranças de mensalidade.
Pois saiba que a EAD Plataforma oferece os recursos de aplicação de avaliações, upload de gabaritos, automatização de correção, criação de certificados e muito mais.
Dica: você pode fazer um teste gratuito a partir de agora e explorar as funcionalidades bem de perto!
Quer ver outros recursos oferecidos pela EAD Plataforma e como eles podem ajudar na aplicação das suas provas online? Confira este vídeo!
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024