Descubra como aplicar o marketing de guerrilha para escolas

Se você está buscando inspiração para alavancar o marketing da sua instituição de ensino, saiba que o marketing de guerrilha para escolas pode ser a solução. 

Já parou para pensar que há inúmeras abordagens diferentes de marketing por aí? Cada uma leva em consideração um ou mais cenários e é muito importante pesquisar para definir qual ou quais se encaixam melhor no seu modelo de negócio. 

Até porque não adianta nada investir tempo e dinheiro em um formato que não trará resultados para você. Mesmo que o negócio do vizinho tenha tido uma performance espetacular. 

Uma abordagem muito interessante é chamada de marketing de guerrilha. Isso porque não é necessário investir rios de dinheiro na divulgação, apenas em ideias criativas e inovadoras. 

O marketing de guerrilha para escolas permite, com baixo custo, gerar alto impacto. Isso porque sabemos que em uma instituição de ensino, muitas vezes, sobra pouco para investir em divulgação. Até porque devem-se priorizar a aprendizagem e a educação, não é mesmo?

Neste artigo você aprenderá tudo sobre o que é marketing de guerrilha para escolas, os formatos de marketing de guerrilha e ainda conhecerá cases de sucesso para te inspirar. 

Será que esse é o tipo de marketing educacional ideal para o seu negócio? Está na hora de descobrir!

O que é marketing de guerrilha para escolas?

Vamos começar com o básico. Marketing de guerrilha é a ideia de atingir o consumidor aos poucos e em diferentes formatos. Para isso, são colocadas em jogo questões como  criatividade, surpresa, ousadia e agilidade. 

O marketing de guerrilha permite que o investimento seja muito menor do que os formatos de marketing tradicionais. Isso porque busca impactar o consumidor, gerar sentimentos e oferecer uma boa experiência.

O termo foi criado por Jay Conrad Levinson nos anos 1980 e remete às guerrilhas, um formato de guerra peculiar. 

“Quem abre uma escola fecha uma prisão”

Victor Hugo

Guerrilha vem do espanhol “guerrilla”, e significa guerra pequena. Nela, os soldados são separados em diversos grupos e costumam atacar os inimigos de surpresa em locais e momentos diferentes. 

A guerrilha é muito utilizada por combatentes que, na teoria, estão em desvantagem sobre os inimigos. Um exemplo de onde foi utilizada a guerrilha foi na Guerra do Vietnã. Os vietnamitas utilizavam esse modelo para atacar os americanos.

Portanto, a ideia central do marketing de guerrilha é chegar de surpresa ao consumidor e em diferentes formatos, trazendo ideias inovadoras e criativas. 

Ações de marketing de guerrilha

Agora que você já sabe o que é o marketing de guerrilha, precisa saber também o que é necessário para desenvolver uma boa estratégia.

No caso específico do marketing de guerrilha para escolas, independentemente da gestão escolar, ele pode ser utilizado para:

  • Captar alunos; 
  • Comunicar-se com o público;
  • Posicionar a instituição no mercado;
  • Buscar parcerias.

Também é importante ressaltar que as ações de marketing de guerrilha podem ser realizadas tanto presencialmente quanto virtualmente. 

Leia também: 7 dicas de marketing escolar: como driblar a concorrência e captar mais alunos?

O que é necessário no marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha para escolas é uma boa estratégia porque produz algo tão chamativo que obriga o consumidor a prestar atenção, seja a sua escola presencial ou digital.

Uma única ação criativa, seja ela presencial ou online, com certeza chamará muito mais atenção do que 50 banners informativos iguais que já viraram paisagem e ninguém mais presta atenção.

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada”

Philip Kotler

Para que a divulgação seja efetivamente considerada marketing de guerrilha, é preciso que ela:

  • Interaja com a emoção do consumidor;
  • Traga uma experiência impactante;
  • Seja capaz de atingir diversas pessoas e até mesmo viralizar;
  • Seja atual;
  • Seja original.

Este artigo do IV Encontro de Marketing da ANPAD, por exemplo, explica bem detalhadamente sobre cada tipo de marketing de guerrilha diferente que é possível encontrar por aí.

Se seguir os tópicos acima, certamente terá uma ideia muito criativa para atrair novos alunos para a instituição. 

Marketing de guerrilha: cases de sucesso 

Chegou a hora de analisar alguns exemplos de sucesso de marketing de guerrilha para você se inspirar e começar o quanto antes a colocar em prática na sua instituição de ensino!

Post-it

A empresa Post-it realizou uma ação muito interessante no Peru em 2010. Ela já era uma empresa com presença no mundo corporativo, mas queria expandir o seu produto também para os estudantes. 

Para isso, desenvolveu uma ação de marketing de guerrilha em busca de chamar a atenção dos estudantes. Em uma universidade, foi instalada uma grande escultura de gelo que estava esculpida a frase “Devolver o livro de inglês”. Ao final do dia, a escultura havia derretido e a mensagem havia sido perdida. 

O objetivo era mostrar aos estudantes que a memória também é frágil, assim como a escultura de gelo, e é importante anotar (em post-its, é claro) o que não se pode esquecer. Criativo, não?

Unicef

A Unicef também promoveu uma ação bem educativa a respeito da importância da água tratada, a fim de angariar doações para garantir água potável em países em desenvolvimento. 

Para chocar as pessoas e fazer com que entendessem a necessidade de se ter acesso à água potável, a organização resolveu engarrafar água suja e distribuir para pessoas que passavam pelas ruas de Nova York para que pudessem matar a sede.

Ninguém aceitou beber a água, mas as pessoas se sentiram tão impactadas pela ação que muitas converteram suas emoções em doações.

Dumb Ways to Die

A campanha Dumb Ways to Die foi criada em 2012 pelo serviço público australiano e tinha como objetivo promover a segurança dentro do metrô.

Para isso, foi divulgado um vídeo em formato de desenho animado, que contava a história de alguns seres que acabavam morrendo por não prestarem atenção em regras de segurança.

Com uma música chiclete, que não parece em nada com a letra que cita formas de morrer por acidente, o vídeo se tornou viral, sendo compartilhado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Gostou dos exemplos? Agora você já tem tudo para começar o seu marketing de guerrilha e impulsionar a sua instituição de ensino!

Saiba mais: O que é uma plataforma EAD para escolas? Conheça as vantagens da ferramenta!

Que tal colocar em prática o seu marketing de guerrilha para escolas?

Não é necessário grande investimento para desenvolver uma boa estratégia de divulgação. Com o marketing de guerrilha, basta apostar em criatividade e colocar a mão na massa.

Seja de modo presencial ou virtual, o que importa é impactar o consumidor, fazer com que ele reflita e passe a sua mensagem adiante.

Além do marketing de guerrilha, há outras estratégias que alavancam o crescimento de uma escola, como oferecer aulas ou cursos extras em formato EAD.

E para isso, a EAD Plataforma é ideal. Com ela, você tem controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. Tudo isso com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Faça um teste grátis agora mesmo!

Gostou do conteúdo? Que tal colocar em prática o seu marketing de guerrilha para escolas?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy