CHA para gestão de pessoas

CHA para gestão de pessoas: conhecimentos, habilidades e atitudes

CHA: Conhecimento, Habilidade, Atitude. Provavelmente você já conhece o significado desse acrónimo, mas sabe realmente como aplicar este conceito?

Um dado que muitos desconhecem é que o criador do CHA em gestão de pessoas foi Scott B. Parry, Ph.D. e Consultor da Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento. Ele desenvolveu e apresentou o método CHA no livro The Quest for Competencies, publicado em 1996.

Quase 30 anos depois, são várias as organizações que utilizam essa metodologia de gestão por competências. E essa difusão se deve ao fato de que, além de olhar aspectos técnicos, o CHA leva em consideração o fator comportamental dos colaboradores.

Para entender melhor como isso funciona, continue a leitura deste artigo e descubra o que é CHA em gestão de pessoas, qual o objetivo desse método e exemplos de como o CHA pode ser utilizado no RH:

  1. Realizar processos mais eficientes de recrutamento e seleção de talentos;
  2. Treinamentos para desenvolvimento de competências;
  3. Mensuração de resultados;
  4. Oferecimento de feedbacks mais precisos.

O que significa a sigla CHA em gestão de pessoas?

CHA é a sigla para os três elementos que compõem o conceito de competência: Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Trata-se de um método de avaliação de gestão dos recursos humanos e que busca criar equipes de trabalho mais engajadas, que possuam as competências necessárias para exercer suas funções da melhor maneira possível e alcançar resultados de alta performance.

Ao ter clareza sobre a necessidade de aprimorar técnicas e conhecimentos dos colaboradores, é possível promover um melhor desenvolvimento profissional desses talentos e mapear as mudanças que precisam ser implementadas para alcançar este fim.

Entenda cada um dos elementos do CHA:

Conhecimento

A letra “C” da sigla CHA se refere ao Conhecimento. Esse pilar da gestão por competências trata do nível de conhecimento que o colaborador tem sobre determinados assuntos ou áreas específicas.

O foco está em avaliar o nível de know-how e o repertório intelectual do profissional sobre temas relacionados ao dia a dia de trabalho e ao setor de atuação.

Habilidade

Já o “H” da sigla CHA se refere às habilidades do colaborador. Ou seja, trata-se da capacidade que ele tem de colocar em prática os seus conhecimentos teóricos acumulados ao longo de sua vida pessoal e formação profissional.

A Habilidade tem a ver com a parte prática da atuação do colaborador, como execução correta das tarefas, domínio sobre as ferramentas de trabalho, solução de problemas, capacidade produtiva, etc.

Atitude

Finalmente, a letra “A” do método CHA para gestão de pessoas trata do aspecto comportamental dos colaboradores. 

O foco deste terceiro pilar do CHA está em avaliar como o profissional se comporta em determinadas situações, que atitudes ele costuma tomar, e quais soft skills devem ser desenvolvidas para desempenhar melhor determinadas funções.

Leia também: Soft skills nas empresas: o que são, mais demandadas, e como desenvolver! [Guia completo]

Qual objetivo da metodologia CHA na gestão de pessoas?

O objetivo do método CHA para gestão de pessoas é oferecer para o gestor um modelo que contemple os atributos técnicos, intelectuais e comportamentais que devem ser observados nos colaboradores durante uma avaliação por competência.

Ou seja, o foco é mapear as competências de cada colaborador para, posteriormente, compará-las com o modelo CHA da empresa e, assim,  identificar quais pontos precisam ser desenvolvidos nos profissionais, levando em conta conhecimentos, habilidades e atitudes.

O método CHA permite apontar e corrigir erros e direcionar os colaboradores para resultados mais satisfatórios.

CHA RH: exemplos de como aplicar esse método na gestão de pessoas

Agora que você já sabe o que significa a sigla CHA em gestão de pessoas e o seu objetivo, que tal conferir alguns exemplos de aplicação desse método no RH?

A metodologia CHA pode ser utilizada de diferentes formas na gestão dos recursos humanos de uma organização. 

Veja algumas delas, a seguir.

1 – Realizar processos mais eficientes de recrutamento e seleção de talentos

Com a aplicação do método CHA de gestão de pessoas, a empresa tem mais segurança sobre quais competências ela deve procurar nos talentos durante os processos de recrutamento e seleção.

É possível ser mais assertivo na contratação de colaboradores que possuem os conhecimentos, as habilidades e as soft skills que a empresa acredita serem indispensáveis para que o profissional possa integrar o quadro de funcionários da organização.

Veja também: Recrutamento online: entenda como funciona, vantagens e desvantagens + como implementar

2 – Treinamentos para desenvolvimento de competências

O RH orientado pela metodologia CHA consegue planejar programas de treinamento mais eficazes com foco no desenvolvimento de determinadas competências.

Assim, tanto a empresa quanto os colaboradores passam a evoluir juntos.

Para isso, usa-se um PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, veja como fazer um neste vídeo da da Siteware:

Veja mais: 8 indicadores de treinamento e desenvolvimento para medir o desempenho dos seus colaboradores

3 – Mensuração de resultados

Com o modelo de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, fica mais fácil para o RH mensurar e monitorar o desempenho dos colaboradores. Isso porque há mais clareza sobre as competências que se espera observar nos colaboradores.

4 – Oferecimento de feedbacks mais precisos

O CHA também pode ser muito útil como ferramenta de feedback. É possível comunicar com maior transparência para os colaboradores quais competências eles precisam desenvolver para alcançar um melhor desempenho.

Dessa forma, é possível melhorar também o engajamento do profissional e ajudá-lo em seu crescimento.

Saiba mais: Como dar feedback para funcionários? 7 dicas que vão te ajudar a promover a melhoria contínua

Bom, como você pôde conferir neste artigo, o CHA pode ajudar a empresa a enxergar a gestão de pessoas de maneira mais estratégica.

Passe a se dedicar a essa metodologia e comece a criar equipes de alta performance.

A EAD Plataforma é a ferramenta ideal para quem quer treinar sua equipe por meio do EAD corporativo.

Veja algumas de suas funcionalidades:

  • Emissão de certificados;
  • Fórum;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos.

Marque uma apresentação com nossa equipe e faça também um teste grátis para conhecer o que a EAD Plataforma pode fazer!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy