dinamica-grupo-vendas

Dinâmica de grupo para venda: motive e engaje seu time com 5 ideias infalíveis

Executar uma dinâmica de grupo para venda pode ajudar a desenvolver equipes, estimular comportamentos desejados e criar brechas e oportunidades para trabalhar crenças limitantes.

Quando falamos no setor comercial, é importante ressaltar o valor de práticas que coloquem, diante dos vendedores, oportunidades de testar abordagens e afinar seus métodos de negociação.

Aliás, de acordo com este estudo, do grupo RAIN, divulgado pela Accent, as empresas com os melhores planos de reforço de treinamento (como dinâmicas de grupo e atualizações) têm 31% mais representantes de vendas atingindo a cota do que a média do setor e um aumento de 10% na receita corporativa em relação ao ano anterior

Entende o valor da estratégia? Então continue a leitura para conhecer 5 diferentes tipos de dinâmica de grupo para venda para testar na empresa! 

O que é dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo é uma prática, utilizada, sobretudo, em treinamentos empresariais e processos seletivos, para avaliar comportamentos de profissionais pela equipe de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. 

O termo foi criado nos anos 40, e é de autoria do psicólogo social e especialista em gestão de mudanças, Kurt Lewin.

O estudo de Lewin se baseia em uma análise comportamental. Ele notou que, ao trabalharem em grupos, os profissionais tendem a assumir papéis diferentes, ocupando posições de relevância na dinâmica coletiva.

Para possibilitar que as tendências — as positivas e as negativas — sejam observadas, identificadas e trabalhadas, Lewin estruturou um modelo, chamado dinâmica de grupo, que simula situações para estimular a identificação dos comportamentos nos colaboradores ou candidatos a vagas em empresas. 

Por que fazer uma dinâmica de grupo para venda?

Fazer uma dinâmica de grupo para venda pode ajudar a analisar comportamentos, identificar gaps no processo e trabalhar pontos coletivos e individuais observados. 

Dessa forma, podemos dizer que uma dinâmica de grupo para venda ajuda a: 

E aí? Identificou alguma dessas necessidades no seu negócio? Se a resposta foi sim, prepare-se para conhecer nossa seleção de ideias para realizar uma dinâmica de grupo para venda em seu negócio. 

5 ideias de dinâmica de grupo para venda 

1. Cartas ao cliente

Objetivo: estimular a comunicação empática entre os times e, especialmente, entre os vendedores e os clientes. 

Ferramentas necessárias: espaço físico ou virtual, papel e caneta 

Ideal para: equipes remotas (neste caso, a dinâmica funciona com a ajuda de ferramentas de interação) ou presenciais. 

Como funciona? 

  • Um dos participantes do grupo compartilha informações sobre um cliente atendido recentemente (nome, compra recente, dores e necessidades);
  • os demais membros do grupo se colocam no lugar do cliente e escrevem, ao vendedor, uma carta de agradecimento pelo atendimento e pela solução de seu problema;
  • é importante que eles se coloquem no lugar do cliente e entendam como o empenho do vendedor pode ter contribuído (ou não) para a satisfação ao fim da compra. 

2. Caixa de sapato

Objetivo: conscientizar a equipe sobre os riscos de uma negociação de vendas; trabalhar a confiança da equipe. 

Ferramentas necessárias: caixa de sapato embrulhada em papel preto; bombons e um papel com um desafio (à escolha do condutor), que deve ser colocado na caixa junto com os bombons. 

Ideal para: equipes presenciais

Como funciona? 

  • Separe os participantes em dois grupos. os grupos devem ser posicionados em um círculo, alternando participantes de cada um deles; 
  • a caixa será entregue ao primeiro participante do círculo, que deve passar a caixa para o seguinte (e assim sucessivamente) até que o condutor da dinâmica diga “PAREM!”
  • neste momento, quem estiver com a caixa deve abrí-la e pegar o papel com o desafio. Se a pessoa não quiser cumprí-lo, será orientada a se retirar do grupo, acarretando na perda de X pontos para o time. Se cumprir, permanece no jogo e o time ganha X+10 pontos. 
  • a ideia do jogo é mostrar que encontrar saídas para cumprir os desafios sempre vale mais a pena do que desistir. 

3. Nó de barbante

Objetivo: dinâmica de grupo para venda que evidencia a importância do trabalho coletivo. 

Ferramentas necessárias: espaço físico, barbante 

Ideal para: equipes presenciais

Como funciona? 

  • Coloque a equipe sentada em círculo;
  • segure a ponta do barbante e jogue o rolo para uma pessoa de forma aleatória; 
  • a pessoa que pegou o rolo faz o mesmo;
  • ao fim da dinâmica, todos estarão entrelaçados e o barbante seguirá inteiro, sem cortes. 

4. Escuta ativa 

Objetivo: estimular a consciência sobre a importância da escuta ativa no processo de venda 

Ferramentas necessárias: espaço físico ou virtual 

Ideal para: equipes presenciais ou remotas 

Como funciona? 

  • A equipe deve ser dividida em dois grupos com pelo menos 3 pessoas;
  • os grupos devem ser posicionados de frente ou com suas câmeras ligadas;
  • em 2 minutos, cada pessoa do grupo dará informações como: nome, hobby, nome do primeiro animal de estimação, cor favorita; 
  • ao fim da rodada, o primeiro grupo apresenta as informações obtidas ao segundo grupo; 
  • o segundo grupo escuta atentamente e, ao fim da apresentação, anota tudo o que se lembrar sobre a apresentação. 

5. Venda Impossível

Objetivo: reforçar a importância da criatividade para a argumentação de vendas

Ferramentas necessárias: espaço físico ou virtual

Ideal para: equipes presenciais ou remotas 

Como funciona? 

  • divida o grupo em dois; 
  • sorteie um produto para cada grupo (a ideia é utilizar “produtos” abstratos, como a procrastinação, a indecisão, a preguiça etc.);
  • com o produto em mãos, os membros do grupo terão, como missão: definir preços, criar uma identidade visual, slogans, promoções, argumentos de venda etc.;
  • cada grupo deverá apresentar seu produto e sua estratégia de vendas aos demais participantes da dinâmica, que farão uma avaliação crítica dos pontos positivos e negativos demonstrados. 

Agora você já tem bagagem suficiente para testar uma dinâmica de grupo para venda em sua empresa. Que tal colocar em prática nossos exemplos?

Além de investir em dinâmica de grupo para vendas, também é fundamental proporcionar oportunidades de desenvolvimento e capacitação para sua equipe.

Para isso, contar com uma solução que permita a criação, hospedagem e acompanhamento de cada treinamento corporativo pode facilitar esse trabalho.

Nesse aspecto, a EAD Plataforma pode ser uma excelente alternativa, com ótimo custo benefício e muitos recursos que ajuda a acompanhar a evolução e desempenho de cada colaborador do seu negócio. Legal, não é?

Então, se você está pensando em investir na capacitação do seu time, conheça mais sobre a nossa solução e funcionalidades clicando aqui. Aproveite para fazer um teste gratuito de sete dias para experimentar a EAD Plataforma na prática!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy