homem com tablet empreendendo na internet para ideias de negócios online e tipos de empreendedorismo digital

Veja a lista 5 ideias de negócios online para prosperar no mundo virtual

A internet abriu portas para muitos empreendedores que viram no espaço uma oportunidade flexível e acessível para divulgar e gerir uma empresa própria. Desde o varejo de roupas até a comercialização de cursos EAD, há inúmeras ideias de negócios online que vale a pena investir para ter uma boa renda em troca.

O empreendedorismo digital há anos já é uma tendência forte no Brasil e os anos de pandemia da Covid-19 aceleraram ainda mais o processo por causa das medidas de isolamento social.

Para se ter uma ideia, antes da pandemia o percentual de empresas brasileiras com presença digital era de 59%, mas bastaram poucos meses para esse percentual chegar à marca de 70%, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nesse contexto, preparamos uma lista com cinco ideias de negócios online para que você possa se inspirar, ganhar dinheiro e prosperar como empreendedor digital. Confira!

5 ideias de negócios online

1. Fazer gerenciamento de redes sociais

As redes sociais são um trunfo para o empreendedorismo digital por ser terreno fértil para divulgação de marca e até mesmo um canal de vendas. O fato é que a maioria dos empresários já sabem disso, mas muitos deles não possuem o conhecimento, nem o tempo e nem uma equipe profissional própria para executar essa tarefa.

Sendo assim, se aperfeiçoar no gerenciamento de redes sociais e oferecer esse trabalho na internet é uma das melhores ideias de negócios online e com grande possibilidade de retorno financeiro.

O trabalho consiste basicamente na elaboração de uma estratégia de marketing nas principais redes sociais, criação de peças e interação com o público

Esse job pode ser exercido tanto por meio de um regime de trabalho com uma empresa ou de forma autônoma e sem precisar sair de casa.

2. Abrir um e-commerce

O e-commerce brasileiro fechou 2021 com um faturamento aproximado de R$304 bilhões e um crescimento de 38% em relação a 2020, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Para quem não sabe, ele é um ramo do varejo no qual as vendas são feitas 100% online. Em muitos casos, não há a necessidade de ter uma loja física e, consequentemente, não precisar lidar com preço de aluguel.

É essa flexibilidade, somada ao crescimento do setor, que atrai um grande número de pessoas a criar: 

  • seu próprio site;
  • perfis comerciais em redes sociais;
  • ou se cadastrar em marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Shopee e muitos outros.

Além disso, a variedade de segmentos e possibilidades de mercadorias que você pode vender é imensa: desde peças de vestuário, passando por eletrônicos até livros ou artigos de pet shop.

3. Dropshipping

O dropshipping é uma modalidade de comércio online extremamente popular nos dias de hoje. Ela consiste na venda de produtos sem a necessidade de tê-los em estoque ou de perder tempo com gestão logística de entrega.

Mas como isso funciona?

O empreendedor anuncia na sua página produtos que não lhe pertencem, mas que ele pode obter por meio de fornecedores específicos. 

Dessa forma, quando o cliente realiza a compra e o dono do negócio recebe o pedido, ele faz a requisição junto ao fornecedor e direciona a entrega para a casa do cliente.

Portanto, o lucro dessa operação é resultado da subtração do montante pago pelo cliente e os gastos que o empreendedor teve ao adquirir a mercadoria com o fornecedor. 

Em geral, o dropshipping é bastante utilizado para a comercialização de produtos internacionais pouco acessíveis no mercado brasileiro.

4. Produção de conteúdo monetizado

O terceiro item da nossa lista de ideias de negócios online é a produção de conteúdo monetizado. 

Essa modalidade de empreendimento já contempla uma diversidade de profissionais que têm como ganha-pão a criação de: 

No caso de blogs, por exemplo, a receita pode vir tanto por meio de um domínio próprio que monetiza por meio de anúncios, como também é possível empreender como freelancer para a criação de textos para blogs e sites diversos.

No caso de vídeos do YouTube, por outro lado, a plataforma costuma premiar com uma quantia financeira os usuários que alcançam determinado número de engajamento. 

Além disso, é possível angariar patrocínios em virtude do seu público. Enfim, a produção de conteúdo propicia inúmeros tipos de negócios para abrir online.

5. Cursos de EAD

Para encerrar nossa lista de ideias de negócios online, vamos falar um pouco sobre a venda de cursos online. 

Para se ter uma noção do crescimento dessa modalidade de ensino, a previsão é que já no ano de 2022 o número de alunos matriculados em cursos de graduação online seja superior aos estudantes de faculdades presenciais, segundo o Educa Insights

Além disso, vemos hoje em dia cursos de Educação à Distância (EAD) de todos os tipos surgindo na internet. Os conteúdo são vários:

>>> Veja dicas preciosas de como vender seu curso online:

Para completar, ainda há plataformas comerciais com estrutura já pronta e rica de recursos pedagógicos para que o empreendedor interessado em montar seu próprio curso online possa utilizar.

Portanto, se você tem o desejo de desenvolver seu próprio curso online para vender na internet, a EAD Plataforma tem os recursos com as soluções certas para que você comece a colocar a mão na massa. 

Agende uma demonstração personalizada para que você conheça mais detalhes da nossa estrutura para montar suas aulas online!

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo com 5 tipos de negócios online para empreender digitalmente. Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy