como-vender-curso-ingles-online

Como vender curso de inglês online? Ferramentas e estratégias para bombar nas redes!

Pensando em empreender no mundo digital? Tem experiência no idioma mais falado do mundo? Então continue a leitura e descubra como vender curso de inglês online! 

A modalidade segue popular entre pessoas de todas as idades. Porém, apesar da alta procura, apenas 5% dos brasileiros sabem se comunicar em inglês. 

Entende o quão promissor é o mercado? 

Neste cenário, saber como vender seu curso de inglês online pode abrir inúmeras portas para captar alunos e tornar o seu processo educacional uma referência! 

Continue a leitura e veja como vender um curso de inglês online em 3  passos (+ 2 bônus): 

  1. Encontre sua persona
  2. Crie um plano de ação
  3. Use gatilhos de vendas efetivos

Bônus: 

  1. Crie uma excelente estratégia de marketing de conteúdo
  2. Assegure a efetividade do seu produto 

Como vender curso de inglês online? 

A seguir, você descobre como vender curso de inglês online a partir de 4 dicas práticas e diretas. Leia e comece a praticar! 

1. Encontre sua persona

É impossível fazer qualquer tipo de venda sem conhecer com detalhes o público de interesse da empresa. Por isso, apostamos na criação de personas. Uma persona é um retrato detalhado de um potencial cliente da empresa. Mais do que o público-alvo, que é genérico e amplo, a persona é, como o nome diz, a personificação de um cliente. 

Assim, seu desenho deve conter: 

  • nome;
  • idade;
  • profissão/ocupação;
  • interesses;
  • sonhos;
  • frustrações;
  • hobbies;
  • etc. 

Para traçar a persona do seu negócio, você pode adotar diferentes estratégias. Veja algumas delas a seguir: 

  • entrevistar clientes: se o seu curso de inglês já tem muitos alunos, o desenho da persona pode ser definido a partir de uma conversa com quem já consome o seu produto. Elenque características de seus principais alunos e perceba aquilo que todos eles têm em comum. 
  • observar clientes da concorrência: caso você esteja entrando agora no empreendedorismo digital, seu curso de inglês online, será preciso captar alunos EAD. E para acertar na mira, que tal observar o perfil dos clientes da sua concorrência? Veja como outros professores de inglês online se posicionam nas redes sociais e identifique perfis de alunos e suas características. 

2. Crie um plano de ação

A partir do desenho da persona e da observação da concorrência, você estará mais perto de descobrir como vender seu curso de inglês online. 

O passo seguinte é a criação do plano de ação. Este é o momento de entender seu objetivo e encontrar os melhores caminhos para alcançá-lo. 

Nossa dica de ouro é dividir o objetivo geral em metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e Pautadas em Tempo). Dessa forma, será possível criar um verdadeiro cronograma de ações, em que cada fase corresponda ao cumprimento de uma meta rumo ao grande objetivo: impulsionar seu curso de inglês online! 

Saiba mais sobre Metas SMART e sobre a criação de planos de ação: 

3. Use gatilhos de vendas efetivos

Você já ouviu falar em gatilhos de vendas? São estratégias de convencimento sutil utilizadas por grandes vendedores, e que ganharam enorme popularidade no marketing digital.

A essência dos gatilhos de vendas, ou gatihos mentais, é despertar emoções nos consumidores, levando-os a tomarem suas decisões a partir de sentimentos como urgência, necessidade, empatia, compromisso etc. 

É importante dizer que negócios bem-sucedidos são aqueles que sabem como utilizar a estratégia sem torná-la manipuladora. Os gatilhos devem servir como “trampolins” para a tomada de decisão, jamais como ferramenta de coação. 

Veja alguns exemplos de gatilhos de vendas e como vender seu curso de inglês online utilizando cada um deles: 

Autoridade

Este gatilho tem como objetivo mostrar que você é uma referência no tema com o qual trabalha. O gatilho da autoridade é ativado quando você mostra os professores do curso falando sobre suas formações, ou mesmo quando publica artigos sobre o idioma em seu blog ou rede social; 

Escassez

O gatilho da escassez desperta no público-alvo a sensação de que aquilo está perto de acabar, e, por isso, a decisão precisa ser tomada com agilidade. Crie ofertas de matrículas a preços mais baixos ou forneça materiais complementares extras para quem se inscrever no curso de inglês até a data X e atraia mais alunos! 

Prova social

As pessoas têm a tendência de copiar comportamentos de quem admiram. Por isso, estimule os alunos a gravarem depoimentos, colete feedbacks e faça parcerias com influenciadores digitais para que divulguem o seu curso de inglês online;

Reciprocidade

“Faça com o outro aquilo que gostaria que fizessem com você” — esta é a máxima do gatilho de reciprocidade. A ideia é que, para vender, é necessário encantar o cliente, mostrando que cativá-lo é o seu maior objetivo. Dessa forma, ele se sentirá tocado e estimulado a valorizar seu esforço. Por isso, ao vender seu curso de inglês online, mantenha sua equipe comercial atenta e disposta a sanar as dúvidas dos potenciais alunos. Exercite a gentileza, a educação e a empatia. Em retorno, você receberá mais matrículas e novos estudantes dispostos a aprender com a sua solução! 

Aproveite para assistir ao vídeo a seguir e se inspirar com a estratégia dos gatilhos mentais! 

Dicas para turbinar a venda de cursos de inglês online

Com as dicas acima, você já está bem perto de entender, na prática, como vender seu curso de inglês online. A seguir, separamos duas dicas-bônus que podem te ajudar a alavancar a sua estratégia de divulgação e construir um marketing de influência que trabalhe para você. 

1. Crie uma excelente estratégia de marketing de conteúdo

Ainda que você siga à risca todas as dicas dadas anteriormente, há, ainda, um elemento capaz de impulsionar o sucesso da sua estratégia. A falta dele, em contrapartida, pode fazer com que seus esforços não rendam o resultado esperado. Dessa forma, você continua se perguntando como vender um curso de inglês online. 

Estamos falando do marketing de conteúdo: conjunto de ações voltadas para a divulgação de informações de forma diferenciada para o seu curso online.

O marketing de conteúdo é um complemento ao marketing digital. A partir dele, você determina qual a melhor forma de comunicar diferentes informações em diferentes canais. 

Ao utilizar o marketing de conteúdo para blogs, por exemplo você deverá utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que “ajudem” os buscadores a entender suas publicações e identificar a sua empresa como uma referência no assunto. 

Este é um caminho efetivo para conseguir tráfego orgânico (gerado gratuitamente) aliado às estratégias de anúncios em diferentes canais. 

2. Assegure a efetividade do seu produto 

Por fim, a dica mais estratégica sobre como vender um curso de inglês online: assegure a qualidade do seu produto ou serviço! 

O marketing boca a boca é um elemento fundamental da publicidade. Aliás, pesquisas mostram que seu potencial, na maioria das vezes, supera o da propaganda convencional. De acordo com a Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Agora reflita conosco: qual a melhor forma de garantir que o marketing boca a boca do seu curso de inglês seja positivo? Isso mesmo, entregando uma experiência memorável aos seus alunos! 

Para isso, aposte na criação de conteúdo diferenciado, explore recursos atuais e inovadores, não caia na mesmice e…hospede seu curso em uma plataforma efetiva!

A EAD Plataforma é a nossa dica de plataforma e-learning para o seu curso de inglês. Nossa interface é descomplicada e amigável para tutores e alunos, e as ferramentas disponíveis oferecem uma experiência de aprendizado semelhante à de uma sala de aula. Quer conhecer gratuitamente nosso sistema, que já conquistou mais de 3 milhões de usuários? Então preencha este formulário! Ele é seu passaporte para o nosso período de teste, e garante o acesso sem custos à EAD Plataforma por 7 dias! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy