Plano de aula particular: 6 passos para criar uma aula espetacular

Um bom plano de aula particular é muito importante para trazer bons resultados para os alunos. Sem planejamento, a aula corre o risco de não ser efetiva e sem resultados não há clientes, não é mesmo? Mas como planejar aula particular?

Imagine contratar alguém para dar aula particular e o professor não saber nem quanto deve cobrar pelo serviço. Você apostaria seu tempo e dinheiro nele? 

A pandemia de covid-19 impulsionou o mercado de aulas particulares, principalmente à distância. Há muitas pessoas procurando e muitas oferecendo. 

Só para se ter uma ideia, segundo o Datafolha, após ensino remoto, 76% precisam de reforço na alfabetização, o que é um grande mercado para aulas particulares. Mas isso não acontece apenas na alfabetização. A necessidade de reforço aparece em todas as disciplinas de todos os anos.

Se você tem dificuldade em criar um plano de aula particular, está na hora de descobrir tudo sobre como planejar aula particular e garantir que seus alunos tenham ótimos resultados.

Neste artigo você vai aprender o que é um plano de aula e vai descobrir 6 passos para implementá-lo!

Vamos lá? Então boa leitura!

O que é um plano de aula?

Um plano de aula nada mais é do que um registro de como deverão ser as aulas que serão ministradas por um professor específico. 

Desse modo, o documento deve conter todo o passo a passo das aulas, conteúdos e objetivos principais. Ao final do processo de ensino, o aluno deve ter alcançado os objetivos traçados no início para garantir a eficiência da aula. 

É muito importante desenvolver uma plano de aula particular, pois sem ele o professor não conseguirá medir o desenvolvimento do aluno e nem detectar possíveis falhas em sua didática para aprimorá-la.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Cora Coralina

6 passos para planejar aula particular

Chegou a hora de montar o seu plano de aula particular! Para planejar aula particular você deve seguir os 6 passos seguintes: 

1- Defina o conteúdo

Pode parecer simples, mas é muito importante definir corretamente qual o conteúdo que será passado. Desse modo, fica bem mais fácil dividi-los entre as aulas sem misturar conteúdos e dedicando o tempo necessário para cada tópico. 

Antes de iniciar as aulas você já precisa ter todo o conteúdo definido. Converse com seus alunos para entender o que exatamente ele quer ou precisa aprender.

2- Defina a metodologia 

Tão importante quanto o conteúdo é a metodologia da aula particular. A forma de ensinar é muito importante para que a aula seja efetiva. 

Pesquise bastante sobre as melhores metodologias de ensino para o conteúdo que pretende passar.

3- Determine qual o seu público

Saber muito bem quem será o seu público é essencial. Isso porque se sua aula for direcionada para adultos ela será muito diferente do que se for direcionada para crianças, não é mesmo? 

Não se perca tentando abraçar todos os públicos. Defina um público-alvo e invista em conhecimento para atendê-lo.

4- Encontre o melhor formato das aulas

Também é muito importante definir qual será o formato das aulas, pois será importante saber disso na hora de montar a aula. Ela pode ser presencial, à distância, ou até mesmo híbrida. 

Converse com seus alunos e definam juntos qual é o melhor formato para cada um.

5- Defina os valores

É muito importante ter os valores definidos. Mas não faça isso baseado apenas no que você acha que vale a sua aula ou no que outros professores cobram.

Pesquise o mercado, faça contas para saber quanto gastará para planejar a aula, para obter os recursos para as aulas e quanto vale a sua experiência. Coloque tudo na ponta do lápis e defina um preço justo para todos.

6- Faça uma avaliação dos resultados

É muito importante avaliar os resultados do seu trabalho junto com seus alunos. Colete feedbacks e busque sempre melhorar e se aprimorar.

Isso é importante tanto para crescer profissionalmente quanto para realmente ajudar seus clientes a chegarem onde você prometeu no início da parceria.

Bônus: invista em divulgação

Trouxemos um passo bônus. Tendo seguido todos os passos anteriores e criado o seu plano de aula particular, também é muito importante investir em divulgação. 

Divulgue o seu trabalho na internet, utilize o boca a boca, distribua panfletos próximos de onde mora ou trabalha e peça para seus alunos lhe recomendarem! Uma indicação vale muito.

“Não podemos ensinar a outra pessoa diretamente; só podemos facilitar sua aprendizagem”

Carl Rogers

Como montar um plano de aula particular de inglês

No caso do plano de aula particular de inglês, todos os passos anteriores também devem ser seguidos, mas é necessário se atentar também a algumas especificidades. 

É importante buscar uma rede de contatos com outros professores de inglês para trocar experiências e se ajudarem mutuamente. 

Além disso, nas aulas de inglês a interdisciplinaridade e a variedade de formatos de ensino são muito importantes para a assimilação do conteúdo.

Diferenciais de um bom plano de aula particular

Fazer o básico é muito importante, mas se você quer incrementar ainda mais os resultados na hora de planejar aula particular, é importante também:

  • Separar um momento para planejar a aula: separe um momento semanal para esse planejamento. Não deixe para fazer na véspera ou de improviso no momento da aula.
  • Apostar em interdisciplinaridade: invista em diferentes plataformas e modos de ensino. Use e abuse de tecnologia e assuntos que seus alunos gostam para aproximá-los do conteúdo a ser estudado.
  • Entender muito bem quem é o seu aluno: não basta saber quem é o seu público. É interessante saber quem é cada um dos seus alunos. Converse com eles sobre suas facilidades e dificuldades, saiba do que eles gostam e adeque o ensino a isso.
  • Investir em uma boa plataforma: se for oferecer videoaulas, é essencial investir em uma plataforma de ensino que lhe trará tranquilidade e não dores de cabeça. Também é importante que seja intuitiva para o aluno.

Se seguir esses passos, as suas aulas certamente trarão muito mais resultados para seus alunos.

Está na hora de criar o seu plano de aula particular!

Planejar aula particular é muito importante para organizar o conteúdo e a metodologia de ensino, sejam aulas presenciais ou à distância.

E se você dá aula particular à distância, a EAD Plataforma é a plataforma ideal.

Com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização, a plataforma oferece diversas funcionalidades, como:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Neste artigo você aprendeu tudo sobre o que é um plano de aula e o passo a passo de como planejar aula particular!

Gostou do conteúdo? O que acha de compartilhar com quem também dá aulas particulares. Está na hora de todos entenderem melhor sobre a importância dos planos de aula!

Encontre abaixo outros conteúdos sobre planos de aulas:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy