plano de aula de ensino técnico

Plano de aula de ensino técnico: 7 passos para montar o seu!

Quer compartilhar seu conhecimento profissional, mas ainda está em dúvidas sobre como colocar o bloco na rua? Neste artigo, você descobrirá o que é e como fazer um plano de aula de ensino técnico para o ensino a distância (EAD).

Por sinal, a modalidade EAD teve um aumento de 378,9% entre 2009 e 2019. Segundo o Inep, o número passou de 330 mil para mais de 1 milhão e meio de estudantes. E isso tudo antes da pandemia da Covid-19, que acelerou a migração para a aprendizagem digital. 

Sendo assim, preparamos um post para te ajudar a montar um plano de aula de ensino técnico. Mas não se esqueça de que é necessário solicitar a autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar esse tipo de curso, ok? 

O que preciso saber para montar um plano de aula de ensino técnico?

Após a autorização do MEC, a criação do plano de aula de ensino técnico é mais simples do que parece. Basicamente, é uma forma de organizar os materiais do curso para aprimorar a experiência de aprendizagem. 

O que é plano de aula de ensino técnico?

Um plano de aula de ensino técnico nada mais é do que o planejamento de cada etapa da ação formativa. Para isso, basta considerar o objetivo central do curso, os conteúdos que serão abordados na aula, o método pedagógico, os recursos necessários e afins.

No caso, estamos falando de uma formação com caráter profissionalizante. Portanto, é fundamental considerar as informações relativas à atuação no mercado de trabalho. E, para facilitar o entendimento, listamos o passo a passo para que você planeje sua aula online.

Passo a passo: como fazer um plano de aula para ensino técnico?

Para exemplificar a elaboração do plano de aula de ensino técnico, vamos considerar um curso em Produção de Moda. Pensando nisso, sugerimos a criação de uma espécie de ficha técnica com as orientações que orientam cada aula.

E, considerando o papel social do EAD, tomaremos como base uma aula sobre moda inclusiva. Ou seja, a criação é focada nas roupas funcionais adaptadas para as pessoas com deficiência

1. Dados gerais da aula

Aula: Moda inclusiva

Curso: Produção de moda para todas as pessoas

Turma: 125 – 1º semestre de 2021

Objetivos: Capacitar os alunos para trabalhar com as tendências do mercado da moda, com destaque para a inclusão. Para tal, a formação engloba o planejamento de coleções inclusivas, assim como a criação de esboços e o acompanhamento da produção.

2. Conteúdos

Liste os conteúdos abordados na aula em específico, lembrando de conectá-los com o objetivo do curso. Por exemplo:

3. Estratégias de ensino-aprendizagem

O design thinking é uma ótima pedida para trabalhar as possibilidades da moda inclusiva. Nessa metodologia, os alunos poderão lançar mão da criatividade para fazer protótipos e depois testá-los, de forma colaborativa. 

Nesse caso, a ideia é estimular o pensamento crítico em relação às necessidades do usuário final. Uma pessoa com mobilidade reduzida, por exemplo, terá mais autonomia para vestir uma roupa com velcro, sem depender de terceiros para isso.     

4. Recursos 

Pense nos conteúdos digitais que serão usados, como as videoaulas, os infográficos e outros. Além disso, você poderá considerar uma transmissão ao vivo, em que os alunos vão criar um protótipo simultaneamente, usando uma plataforma colaborativa como o Miro.

Dica extra: leia nosso post sobre as ferramentas para profissionais EAD

5. Cronograma

Dentro do plano de aula, considere o tempo que será necessário para cada item do conteúdo proposto. Aqui, a dica é separar o começo da aula para a explicação teórica e, depois, deixar que os alunos coloquem a “mão na massa” para criar seus protótipos. 

6. Mecanismos de avaliação do aprendizado

Como esse exemplo cita uma construção colaborativa durante o horário de aula, sua avaliação começará ali. Considere a participação de cada aluno no projeto, bem como a aplicação prática dos conceitos que foram trabalhados previamente. 

E lembre-se: a avaliação não tem o objetivo de penalizar, mas sim verificar o nível de entendimento. Aliás, tenha em mente que as metodologias ativas posicionam os alunos como protagonistas de suas trilhas de aprendizagem, certo?  

7. Referências bibliográficas

Por último, mas não menos importante, é vital destacar o embasamento teórico do conteúdo. E isso pode ser feito tanto com livros como o “Moda com propósito”, quanto com artigos científicos, pesquisas acadêmicas, canais renomados no Youtube e daí em diante. 

3 dicas para incrementar o plano de aula de ensino técnico

Para consolidar as informações do post, veja mais três dicas que enriquecem as ações formativas. 

1. Considere o perfil dos seus alunos

É essencial levar em conta o perfil dos alunos para criar uma conexão que facilite as ações formativas. Em alguns casos, será necessário adotar mecanismos para engajar a turma ou mesmo verificar se há dificuldades no aprendizado.

Logo, a dica é trabalhar a empatia e a escuta ativa para entender como você pode guiá-los nessa jornada. No caso, pode-se adotar a estratégia de “interação com mediação”, sem deixar de lado o protagonismo dos estudantes.

2. Dê (e receba) os feedbacks

Já se foi o tempo em que os professores transmitiam informações e os alunos tentavam absorvê-las. Cada vez mais, é importante construir o conhecimento de forma colaborativa, o que inclui dar e receber feedbacks sobre situações que envolvem o ensino.  

A propósito, temos um post que fala justamente dos exemplos de feedback, inclusive:

  • pouco uso das ferramentas interativas;
  • desempenho abaixo do que é esperado;
  • falta de participação ou atrasos nas entregas.

3. Invista em uma plataforma EAD

Ter uma plataforma de ensino a distância certamente facilitará a execução do plano de aula de ensino técnico. Afinal, você terá acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com os recursos necessários para dar aulas online, fazer transmissões ao vivo etc.

Por falar nisso, te convidamos a conhecer o amplo leque de recursos da EAD Plataforma. Se a proposta te interessar, fique à vontade para marcar uma demonstração personalizada e conhecer as funcionalidades que já são utilizadas por mais de 1.300 clientes. 

Juntos, podemos criar as melhores experiências de aprendizado. 

Vamos nessa?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy