ferramentas-para-professores-ead

11 ferramentas para professores EAD (e 1 bônus): kit completo para turbinar sua produtividade

Ansiedade, sobrecarga, falta de organização. Trabalha com educação online e sofre com algum desses problemas? Então pode respirar com alívio: você chegou ao lugar certo. Reunimos, neste post, 11 ferramentas para professores EAD (+ bônus) que ajudam a organizar a rotina, produzir conteúdo de qualidade e gerenciar o tempo da melhor forma possível. 

Veja abaixo as ferramentas para professores EAD que selecionamos e prepare-se para a leitura! 

  1. Google Calendar
  2. Trello
  3. Miro
  4. Google Drive
  5. Tomato Timer
  6. Canva
  7. SlideShare
  8. OBS Studio
  9. Adobe Premiere
  10. Buffer
  11.  Whatsapp Business

[BÔNUS] Plataforma EAD 

11 Ferramentas para professores EAD

Veja a seguir como cada uma das ferramentas elencadas nesta lista pode ajudar a destravar a rotina de professores e tutores EAD

1. Google Calendar

A vida de um professor EAD tende a ser bastante dinâmica. Diversas turmas, horários alternados de aulas, muito conteúdo para produzir. Sem uma boa gestão de compromissos, fica difícil administrar tudo. 

Por isso, o primeiro item da nossa lista de ferramentas para professores EAD é o Google Calendar, ou Google Agenda, em português. Trata-se de um recurso gratuito do Google, que permite o agendamento de compromissos e a gestão de tarefas de forma prática e integrada ao seu e-mail da Google. 

2. Trello

Aliado a uma boa agenda, que tal contar com um recurso para gerenciar suas tarefas? Este é o papel do Trello, ferramenta que utiliza os princípios do kanban para a criação de quadros e a divisão dos processos em etapas. 

Você pode, por exemplo, segmentar a criação de conteúdo EAD em diferentes fases: planejamento, rascunho, criação, revisão, finalização e publicação. Na medida em que avança nas etapas, movimenta o cartão da tarefa entre os quadros. 

Veja neste vídeo como funciona o Trello para a gestão de projetos.

3. Miro

Precisa fazer um brainstorming para estruturar seu curso online? Que tal utilizar uma lousa digital virtual? Esta é a função do Miro Mindmaps, que já ultrapassou a marca dos 12 milhões de usuários ativos no mundo.  

Com ele, é possível criar fluxogramas e mapas mentais e desenhar projetos com liberdade e flexibilidade.

A única desvantagem da plataforma é que ainda não existem tutoriais oficiais em português. Entretanto, uma navegação no YouTube te ajuda a encontrar diversos vídeos produzidos por usuários brasileiros da plataforma. 

Veja no vídeo abaixo algumas das funcionalidades do Miro: 

4. Google Drive

Vídeos, infográficos, apostilas, documentos, materiais complementares, rascunhos de relatórios…a quantidade de documentos produzida e armazenada por um professor EAD é infinita! 

Como gerir todos estes materiais? A resposta está na ponta da língua: com a ajuda de ferramentas de armazenamento em nuvem, como o Google Drive! O 4º item da nossa lista de ferramentas para professores EAD também faz parte do pacote de atributos do Google Suite, e é gratuito para armazenar até 15 GB. 

5. Tomato Timer

Para driblar a sensação de sobrecarga e o cansaço acumulado, nossa dica é incorporar técnicas de trabalho e descanso, como o método Pomodoro. 

Ele consiste na divisão do tempo útil entre 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. Ao fim de 4 rodadas, é recomendado tirar um tempo maior de descanso, entre 15 e 30 minutos. 

Com o aplicativo Tomato Timer, é possível programar o cronômetro para sinalizar momentos de pausa e até mesmo obedecer aos princípios da técnica Pomodoro. 

6. Canva

Sabemos que, em determinadas situações, cabe ao professor EAD ir além da produção de conteúdo e fazer as vezes de designer. Afinal, é importante oferecer aos alunos um conteúdo visualmente atrativo e dinâmico. 

Para isso, recomendamos o uso da ferramenta Canva. Ela possibilita a criação de layouts para diferentes plataformas (incluindo redes sociais), e oferece recursos e elementos gráficos gratuitos e pagos. 

7. SlideShare

Além da criação de layouts, as apresentações de slides também fazem parte da rotina de professores, sejam eles EAD ou presenciais. 

Para criar apresentações de forma simples, efetiva e compartilhável, recomendamos o SlideShare. Ele permite a integração com diferentes canais (incluindo o LinkedIn) e, por isso, é conhecido como uma valiosa ferramenta de marketing! 

8. OBS Studio

OBS Studio é a abreviação de Open Broadcaster Software, uma ferramenta utilizada para streaming — ou transmissão — de vídeos ao vivo na internet.  Trata-se de um programa gratuito e de código aberto. 

O OBS é uma das mais importantes ferramentas para professores EAD, já que possibilita a criação de ambientes de transmissão de aulas ao vivo e aproximação entre professores e alunos. 

Neste vídeo, explicamos, com 5 dicas, como aproveitar as melhores funcionalidades do OBS Studio! 

9. Adobe Premiere

As videoaulas são o segundo formato de conteúdo mais utilizado por professores EAD. Os dados são do Censo Abed 2020, e reforçam a importância de uma ferramenta de edição de vídeos em nosso kit de recursos essenciais.

Existem diversos tipos de editores de vídeo, cada um indicado para um nível de maturidade na área e voltado para determinados tipos de produção. Hoje, indicamos o Adobe Premiere que é uma das mais completas e conhecidas alternativas. Você pode utilizar as versões desktop ou mobile da ferramenta. 

10. Buffer

Precisa fazer seu conteúdo chegar mais longe? Então você deve ativar o marketing digital com foco nas redes sociais! Publicar trechos do conteúdo, fazer vídeos atrativos e até mesmo firmar parcerias com influenciadores são caminhos para tornar seu curso online mais popular. 

E para que a gestão das mídias sociais não se torne um fardo em sua dinâmica rotina, que tal programar as publicações em diferentes canais? Assim, você reserva um momento para se concentrar no assunto, e depois pode voltar às suas demandas rotineiras.  

Com o Buffer, você cadastra os endereços de suas redes sociais, programa postagens para determinadas datas e horários e o próprio sistema ativa os conteúdos no momento desejado por você. Bacana, não é?

 Whatsapp Business

Para manter ativo o contato com seus alunos EAD, pode ser preciso mais do que um endereço de e-mail. Muitos professores online criam grupos no WhatsApp Business para reforçar conteúdos, relembrar compromissos e manter um canal de contato aberto com a turma. 

Veja aqui como dar aula pelo WhatsApp

Bônus: ferramenta indispensável para professores EAD 

A esta altura, você já conhece quase todas as ferramentas para professores EAD. Nosso bônus é, também, o mais indispensável dos recursos para aulas online. 

Estamos falando da plataforma EAD, que hospeda os conteúdos e oferece ferramentas para guiar o processo educacional sob o ponto de vista de tutores e alunos. 

A EAD Plataforma é uma das ferramentas e-learning mais queridas no mercado. Não à toa, acumula mais de 3 milhões de cadastros, e um número igualmente surpreendente de avaliações positivas. Você também pode testar as funcionalidades da EAD Plataforma — e de graça! Para isso, basta preencher este formulário e acessar a EAD Plataforma por um período-teste de 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy