como fazer um video tutorial de maquiagem

Descubra como fazer um vídeo tutorial de maquiagem em 5 passos! (com dicas práticas)

Se está em dúvida sobre como fazer um vídeo tutorial de maquiagem, você está no conteúdo certo. Separamos os 5 passos fundamentais que você precisa saber, além de dicas essenciais para criar o melhor tutorial e arrasar!

Pode até parecer  simples, mas desenvolver um bom tutorial requer alguns cuidados para que o público  entenda o que você  deseja transmitir de forma fácil e prática.

Hoje em dia, é comum encontrar diversos tutoriais de maquiagem, de acordo com uma previsão da Goldstein Research, espera-se até 2030 uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% no setor de beleza!

Por isso que também é importante saber como se destacar em meio a multidão, para chamar atenção e conquistar mais pessoas.

Para isso, continue a leitura até o final para ter mais insights sobre esse assunto, além de dicas para fazer um tutorial de maquiagem via imagem ou vídeo.

Preparado? 

Então, vamos lá!

Como fazer um vídeo tutorial de maquiagem? Passo a passo detalhado 

1- Faça um planejamento 

Antes de qualquer coisa, é indispensável a criação de um bom planejamento para o seu vídeo tutorial de maquiagem, com respostas para perguntas como:

  • quem é o público-alvo deste vídeo?;
  • qual a linguagem que devo utilizar com esse perfil?;
  • quais equipamentos precisarei para criar o vídeo?;
  • quais maquiagens as pessoas estão buscando mais atualmente?;
  • qual o tempo médio de duração do vídeo?;
  • entre outras.

O importante é colocar todas essas informações em um documento para que você tenha em mente os pontos principais, e desta forma, facilitar a criação do seu tutorial.

2- Busque boas referências

Se você não faz ideia por onde começar o seu tutorial, é interessante buscar referências. Provavelmente, irá encontrar de montes no Youtube, por exemplo.

É um fato que cada pessoa faz de um jeito diferente, portanto, recomendamos que você liste os pontos que mais gostou nos tutoriais que assistiu – algum tópico específico, por exemplo – e aplique no seu.

Ao fazer isso, você não estará copiando os colegas, mas sim, buscando inspirações e dando um toque com a sua personalidade e jeito.

3- Invista em qualidade

No início, sabemos ser mais complicado realizar altos investimentos em equipamentos e recursos para criar um vídeo tutorial de maquiagem profissional, mas, de qualquer modo, é importante que o tutorial tenha o mínimo de qualidade.

Isso porque, como a concorrência está cada vez maior, ter uma boa imagem e áudio é algo que o público já espera. Caso contrário, se for um vídeo no Youtube, por exemplo, é muito provável que eles saiam logo no começo.

Por isso, assim que possível, invista em uma boa câmera, ou pelo menos, em um celular com uma boa qualidade de gravação, e um microfone. Esses são itens essenciais para criar um vídeo de tutorial mais profissional e agradável para o público.

4- Seja objetivo

Quando as pessoas estão procurando por “tutorial” elas querem algo mais objetivo, ou seja, direto ao ponto, sem muita enrolação.

É fundamental que você seja prático nas dicas e no passo a passo para realizar a maquiagem em questão. Deixe de lado histórias e acontecimentos sem  conexão com o vídeo, ou fatos sobre a sua vida, pois isso pode irritar o público e fazer com que saiam do seu vídeo rapidamente.

Por isso, caso ainda não tenha um padrão de vídeo tutorial a ser seguido, é interessante criar um roteiro para não se perder na hora da gravação. Desta forma, você terá horas e horas de trabalho poupadas para focar em outras tarefas.

5- Não esqueça a divulgação

Do que adianta criar um excelente vídeo, todo profissional com uma boa qualidade de imagem e áudio, se as pessoas não chegarem até ele, não é verdade?

Seriam horas de trabalho perdido…

Por isso, a parte da divulgação é essencial para bombar o seu vídeo tutorial de maquiagem. Existem várias formas para realizar um bom marketing e alcançar o público certo, confira abaixo algumas maneiras:

  • divulgue o seu vídeo nas redes sociais, como Instagram e Facebook;
  • envie um email para sua base de contatos avisando sobre o vídeo novo;
  • poste stories divulgando o novo vídeo e convidando as pessoas para assistirem;
  • faça um reels com um trecho engraçado ou importante do vídeo para chamar atenção e fazer o seu público assistir;
  • reposte stories do seu público que está assistindo, assim é possível que isso encoraja outras pessoas a realizarem o mesmo.

Como fazer um vídeo tutorial de maquiagem? 

Esperamos que este conteúdo sobre como fazer um vídeo tutorial de maquiagem tenha te ajudado a entender como desenvolver um conteúdo profissional sem que, para isso, você precise gastar rios de dinheiro! 

Para recapitular, confira abaixo as 5 dicas para fazer tutorial de maquiagem via imagem ou vídeo:

  • 1º passo: faça um planejamento;
  • 2º passo: busque boas referências;
  • 3º passo: invista em qualidade;
  • 4º passo: seja objetivo;
  • 5º passo: não esqueça a divulgação.

Agora, queremos saber sua opinião sobre este artigo. Deixe nos comentários se ele te ajudou a entender mais sobre o assunto. E claro, compartilhe com pessoas que podem se interessar!

Também não deixe de conferir outros conteúdos que podem te interessar:

Caso você se de bem fazendo um vídeo tutorial de maquiagem, seu próximo passo pode ser criar um curso online sobre o assunto.

Para isso, conte com a EAD Plataforma, a solução completa para você que deseja treinar sua equipe, oferecendo a melhor experiência a distância com custos reduzidos. 

Nela você tem um ambiente restrito para alunos convidados, além de total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy