Quem nunca quis ser o dono do próprio negócio? Ter autonomia, investir em atividades que realmente gosta… E tudo fica ainda mais interessante no ambiente online, podendo trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Se essa possibilidade faz seus olhos brilharem, é hora de você saber tudo sobre empreendedorismo digital.
O interesse em iniciar um empreendimento virtual é uma tendência que não para de crescer. Segundo a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, da Hero Spark, 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de um ano; desses, 23% iniciaram há menos de três meses.
Os dados da pesquisa também indicam uma das principais particularidades dessa nova forma de empreender: justamente por ser muito democrática, há muita concorrência. E, para se destacar, é fundamental dominar as engrenagens desse modelo de negócio.
Se, para dominar um assunto, o primeiro passo é entendê-lo, você está no lugar certo. Nas próximas linhas mostraremos o que é empreendedorismo digital, suas vantagens e o que é preciso para começar. Confira!
Tudo sobre empreendedorismo digital em 7 perguntas
Para abranger tudo que é preciso saber sobre empreendedorismo digital, listamos 7 perguntas para compreender as particularidades desse modelo de negócio. Nas respostas, você encontrará todas as informações necessárias para dar o pontapé inicial em seu próprio negócio online.
1) O que é empreendedorismo digital?
O termo empreendedorismo digital se refere a todos os negócios cujo modelo está baseado na internet, desde sua criação até a comercialização. Essas atividades utilizam o ambiente online para desenvolver ou adaptar um serviço ou produto e oferecê-los aos clientes.
Para o professor e pesquisador americano Jonathan P. Allen, autor do livro Digital Entrepreneurship, o termo engloba tudo o que é novo e diferente sobre o empreendedorismo em um mundo digital, incluindo:
- Novas formas de encontrar clientes para empreendimentos empresariais;
- Novas formas de projetar e oferecer produtos e serviços;
- Novas formas de gerar receita e reduzir custos;
- Novas oportunidades de colaboração com plataformas e parceiros;
- Novas fontes de oportunidade, risco e vantagem competitiva.
Para saber mais detalhes sobre o que é empreendedorismo digital e conhecer alguns exemplos, confira esse vídeo do canal Fernando Vitolo:
2) Quais são os principais tipos de empreendimento digital?
De acordo com a já citada pesquisa Panorama do Empreendedorismo Digital, as principais áreas de atuação de quem investe no mercado online são prestação de serviços (41,9%), cursos online (19,8%) e e-commerce de produtos físicos (14,6%).
Fonte: Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020
Porém, como vimos na explicação de JP Allen, as possibilidades são ainda mais variadas. Entre os principais tipos de empreendimento digital, podemos destacar:
- Infoprodutos;
- Sites e blogs;
- Canais de vídeo;
- Aplicativos;
- Jogos;
- E-commerce;
- Cursos online;
- Serviços de consultoria.
3) Como funciona o empreendedorismo digital?
A resposta para essa pergunta vai variar de acordo com cada negócio e, como vimos nos tópicos acima, são inúmeras as possibilidades. Porém, para entender como funciona o empreendedorismo digital de forma geral, vamos jogar o foco sobre as duas formas de iniciar um empreendimento online.
A primeira delas é como produtor digital, criando um produto ou serviço baseado em algum conhecimento que você domine para vendê-lo pela internet. Essa venda pode ser realizada por meio de sites, blogs, plataformas de e-commerce e até mesmo links patrocinados.
A outra possibilidade é trabalhar como afiliado digital e assumir o papel de divulgar e promover os produtos e serviços criados pelo produtor digital. Nesse caso, a função é criar uma ponte entre o criador dos conteúdos e o consumidor para facilitar a venda.
Para entender melhor a diferença entre as duas funções, e descobrir qual delas combina mais com seu perfil, confira o vídeo do canal Enriquecendo Online:
4) Quais são as principais vantagens do empreendedorismo digital?
Além dos pontos positivos comuns a qualquer negócio próprio, o ambiente online traz consigo algumas outras vantagens para quem decide iniciar um empreendimento digital. As principais delas são:
- Investimento inicial reduzido;
- Menores custos de manutenção;
- Flexibilidade de horários;
- Eliminação das barreiras geográficas;
- Maior facilidade para expandir as operações;
- Possibilidade de alcançar mais pessoas;
- Negociações mais dinâmicas;
- Conciliável com outra profissão, estudos ou atividades;
- O ambiente virtual sempre oferece novas possibilidades de crescimento.
5) Quem pode trabalhar com empreendedorismo digital?
Se você ficou animado com as vantagens descritas acima e quer saber como começar no empreendedorismo digital, temos uma ótima notícia. Qualquer pessoa com um computador com acesso à internet em mãos e uma boa ideia na cabeça pode criar seu próprio negócio online.
Isso não significa, porém, que você será bem-sucedido em seu empreendimento. Apesar de ser extremamente democrática, é preciso ter e treinar algumas habilidades específicas, como:
- Facilidade para usar ferramentas e plataformas virtuais;
- Conhecimentos de gestão financeira e administrativa;
- Agilidade para acompanhar as mudanças do mundo tecnológico e disposição para estar em constante atualização;
- Curiosidade e vontade de estudar novas formas de empreender;
- Disciplina para traçar objetivos e cumpri-los no prazo estipulado;
- Versatilidade para assumir vários papéis, sejam administrativos ou relacionados com vendas e marketing.
6) Como começar no empreendedorismo digital?
Se você se identifica com as qualidades descritas acima, você certamente tem o que é preciso para lançar um negócio online ou migrar suas operações físicas para o ambiente online. Para potencializar seus resultados, deixamos abaixo algumas dicas de empreendedorismo digital para quem está começando:
- Confira se o público-alvo do seu negócio está na internet e que canais ele usa com mais frequência;
- Analise bem o mercado para identificar seu nicho de atuação;
- Elabore um plano de negócios com metas estabelecidas, mas esteja pronto para redefini-las se for preciso;
- Invista em marketing digital;
- Busque inspiração em pessoas e negócios que sejam referência na sua área;
- Fique de olho na concorrência;
- Estude muito e busque capacitações para oferecer sempre o melhor produto.
Com essas dicas em mente, assista ao vídeo abaixo, do canal Escola de Negócios Digitais, para conhecer 7 ideias de negócio online para começar:
7) Como a EAD Plataforma pode ajudar seu empreendimento digital?
Agora que você já sabe tudo sobre empreendedorismo digital, é hora de saber como a EAD Plataforma pode te ajudar. Caso atue no setor de educação à distância, nossa plataforma oferece uma série de recursos para você lançar seu negócio online.
Se quiser criar um curso online, temos tudo o que você precisa para customizar e vender os melhores conteúdos para seus alunos. Faça um teste grátis de 7 dias para conhecer todas as nossas funcionalidades.
Agora, caso não pretenda começar produzindo conteúdos, seu empreendimento digital pode ser uma parceria com a EAD Plataforma para indicar nossas soluções para seus clientes. Dessa forma, você garante uma comissão atraente e uma nova fonte de renda.
Seja qual for sua escolha, lembre-se que pode sempre contar com nosso apoio especializado e com os posts do nosso blog para saber como ser um empreendedor digital de sucesso.
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024