Sabia que o capital humano é um dos principais ativos de qualquer empresa? Pensando nisso, preparamos um post para falar da importância do desenvolvimento comercial. Afinal, investir na equipe de vendas pode ser o primeiro passo para ter resultados sustentáveis.
Por outro lado, muitas companhias só pensam no lucro – e não nas pessoas que movem os negócios. Então, precisamos “voltar” uma casa no tabuleiro para valorizar os colaboradores. E, se você quer inovar na Gestão de Pessoas, lembre-se de ouvir os funcionários, além de disponibilizar ferramentas que facilitem o trabalho.
De quebra, vale considerar os fatores emocionais que afetam as atividades, em especial nas épocas de crise. Nesse sentido, o palestrante de vendas Thiago Concer fala sobre o quesito motivação, que é um dos pontos-chave do desenvolvimento comercial.
Por que investir no desenvolvimento comercial?
Pensar somente no lucro é coisa do passado. Hoje em dia, também devemos considerar as mudanças culturais da sociedade. Por exemplo, os consumidores engajados querem se identificar com o propósito da companhia antes de fazer uma compra.
E isso tem tudo a ver com o desenvolvimento comercial, já que o time deve estar alinhado com esse propósito. Segundo o círculo dourado de Simon Sinek, o “por quê” fazemos algo é mais importante do que “como” ou “o que” fazemos.
Ou seja, “as pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”. Dessa maneira, fica mais fácil entender os motivos pelos quais a Apple faz tanto sucesso, certo?
Fonte: Viva Decora
3 benefícios do desenvolvimento da equipe comercial
- Redução de custos operacionais ao aprimorar a operação de vendas internas (inside sales). Para isso, é vital proporcionar as ferramentas certas para a equipe, como a webconferência, que é uma forma efetiva de ir além da chamada telefônica.
- Diálogos ainda mais produtivos com os clientes em potencial, com base no perfil de cliente ideal. Isso porque uma equipe bem treinada tem mais recursos de persuasão para fechar a venda, mesmo quando há algumas objeções pelo caminho.
- Deixar de lado a “venda empurrada” para valorizar a “venda consultiva”. Nesse caso, o foco é voltado para o sucesso do cliente e não para a negociação pontual. Em outras palavras, a proposta é fazer uma consultoria, o que traz resultados muito melhores.
5 dicas de ouro para promover o desenvolvimento comercial
- Follow-up da liderança: é importante ter o acompanhamento próximo por parte da gerência. Porém, isso não significa centralização, nem microgerenciamento. Aqui, a ideia é ter um ponto de apoio para acompanhar cotações, melhorar o preço etc.
- Benchmarking: vale a pena – sim – pesquisar o que já está dando certo na concorrência. Com isso, você pode “ajustar o leme” e tentar outras estratégias. Mas lembre-se de adaptar as informações para a realidade da sua empresa, ok?
- Satisfação dos funcionários: à primeira vista, essa dica até parece “mais do mesmo”. Entretanto, uma queda dos lucros pode estar relacionada com a insatisfação dos profissionais. Além disso, o turnover é ainda maior quando as pessoas não estão satisfeitas no trabalho.
- Métricas: por falar em turnover, esse índice de rotatividade de pessoal deve ser sempre levado em conta. Em paralelo, coloque na ponta do lápis os outros indicadores, como: metas cumpridas, retorno sobre o investimento e daí em diante.
- Soluções tecnológicas: por fim, chegamos ao momento que facilita a vida de todo mundo. Por sinal, vale lembrar que a tecnologia é a chave da transformação digital das empresas. Logo, separamos um tópico para falar justamente dos recursos dedicados às melhorias na área comercial. Portanto, continue com a gente para conferir!
3 tecnologias de apoio ao desenvolvimento comercial
Em geral, muitas pessoas costumam pensar direto no CRM quando falamos de tecnologia no contexto das vendas. Mas esse software voltado para a gestão de relacionamento com os clientes não é a única ferramenta do mercado.
Por isso, selecionamos outros recursos que podem contribuir com o desenvolvimento comercial. Sendo assim, confira mais 3 opções para apoiar (e facilitar) o trabalho dos seus vendedores. Afinal, são eles que literalmente fazem o negócio acontecer, não é mesmo?
1. Plataforma de educação a distância (EAD)
O treinamento corporativo online pode ser usado tanto na capacitação, quanto na atualização profissional. Por meio do ensino a distância, é possível desenvolver habilidades e competências essenciais para o desempenho das funções.
Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, temos diversas soluções para prestar suporte ao desenvolvimento comercial. E isso inclui:
- as ações formativas podem ser personalizadas para as demandas de cada área;
- redução de custos em comparação com os gastos elevados dos cursos presenciais;
- ambiente restrito aos alunos que são convidados para uma determinada formação;
- geração de relatórios, desde o total de matrículas até o progresso individual;
- aulas ao vivo com chat integrado, a fim de esclarecer as dúvidas em tempo real;
- possibilidade de aplicar provas ou exercícios durante os módulos dos cursos;
- biblioteca virtual para centralizar todos os conteúdos que já foram transmitidos;
- certificado de segurança em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
2. Ferramenta de prospecção para vendas remotas
A prospecção é uma etapa crítica para a venda, pois nem sempre é fácil encontrar o cliente em potencial. Depois disso, é preciso escolher a abordagem adequada para persuadir um comprador, entre outros fatores.
Nesse cenário, a produtividade aumenta se o vendedor pode contar com uma ferramenta como o Flow. No caso, esse é o módulo de prospecção da Meetime, que tem como diferenciais:
- agilidade no processo de venda, desde a abordagem até a decisão de compra;
- diminuição do tempo do ciclo de venda, conforme as necessidades do comprador;
- cadência de prospecção para aumentar as chances de contato com um prospect.
3. Software de automação de marketing
Por sua vez, um software de automação (como o da Lahar) é a cereja do bolo na captação e fidelização de clientes. Para exemplificar, preparamos um infográfico que mostra um amplo leque de ações ligadas às vendas de um curso online.
Enfim, o que achou das dicas e ferramentas focadas no desenvolvimento comercial? Aliás, você pode fazer um teste grátis para experimentar a nossa plataforma corporativa. E mais: consulte outros conteúdos no blog para que a sua equipe possa finalmente decolar!
Vamos juntos! 🚀
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024