Líder de turma: saiba por que é importante tê-los na sua instituição de ensino

Hoje em dia, a gestão democrática na escola vem mostrando que uma comunicação aberta entre instituição e alunos é necessária e benéfica para todas as partes. Uma das maneiras de estimular isso é implementando um líder de turma. 

Afinal, quando todos os lados são ouvidos e se é possível resolver conflitos de forma pacífica, por que não? 

Um líder de classe é o representante que vai ajudar justamente nisso. Ele vai ouvir o lado dos alunos, vai levar suas questões para a direção e a gestão escolar, junto aos representantes, vão chegar em soluções que sejam positivas para todos.

Essa pesquisa da Universidade de Lisboa, por exemplo, aborda a questão de como esse líder pode ajudar na indisciplina dos estudantes nas escolas.

Além disso, quem tem a chance de ser um líder de turma ganha também a oportunidade de desenvolver características essenciais de liderança, que são cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho.

Vai ver tudo o que está faltando na sua instituição de ensino são os líderes de turma! 

É por isso que neste artigo você vai aprender o que é um líder de turma, qual o seu papel nas escolas e como é a dinâmica para escolher um na sua instituição.

Preparado(a)? Então continue a leitura até o fim!

Qual o papel do líder de turma ou representante de classe?

O líder de turma ou representante de classe é um aluno que representa a turma que pertence. Ele é um porta-voz da turma e faz a mediação de comunicação entre alunos e a gestão da escola.

Por exemplo, imagine que há um problema de comunicação entre um professor e a turma. É papel do representante de classe discutir esse problema com a turma, reunir provas e argumentos sobre o problema e levá-lo à gestão da escola para que possam chegar a uma solução de comum acordo e benéfica para todos. 

E não pense que o representante de turma existe apenas em instituições de ensino presenciais. Hoje, com a facilidade de comunicação à distância, é mais do que possível que instituições EAD também contem com líderes de classe. 

Na realidade, nesses casos o representante de turma é ainda mais indicado, uma vez que o distanciamento pode afrouxar o relacionamento entre os alunos e a gestão escolar. Justamente para evitar esse cenário é recomendado que existam os líderes.

Agora que você já sabe o que é um representante de classe, vamos explicar melhor qual o seu papel na instituição de ensino. 

Saiba mais: O que é escola digital? Para que ela serve e como ela funciona?

Quais as atribuições do líder de classe?

Como vimos, de modo geral, o líder de classe tem o papel de mediar o relacionamento entre os alunos e a gestão de uma instituição de ensino. Mas há diversas outras atribuições do líder de classe que são mais específicas. 

Confira abaixo algumas das funções do líder de turma.

Funções do líder de turma

As funções principais do líder turma são:

  • Fazer a ponte de comunicação entre alunos e gestão escolar;
  • Servir como representante dos alunos;
  • Tomar decisões em nome dos alunos (desde que eles sejam consultados);
  • Ajudar na solução de problemas sendo imparcial e racional;
  • Ouvir os alunos e suas reivindicações;
  • Divulgar as novidades e decisões para a turma;
  • Colaborar na adaptação de colegas novos.

Veja aqui um exemplo de documento de uma escola pública de Santa Catarina que enumera algumas atribuições do líder de classe. 

Mas atenção! Cuidado para não extrapolar as funções e deveres desse cargo. 

Por exemplo, não é função do líder de turma: 

  • Fazer as atividades de outros alunos;
  • Privilegiar pessoas próximas e amigos injustamente;
  • Tirar vantagem de seu cargo para ganhos pessoais.

Leia também: Planejamento estratégico de uma escola particular: passo a passo

Como é a dinâmica para escolha do líder de turma?

Agora que você já sabe o que é e quais as funções do líder de turma, deve estar se perguntando como fazer para escolhê-lo, certo?

Antes de definir a dinâmica para escolha do líder de turma, você deve buscar uma pessoa que seja:

  • Comprometida;
  • Responsável;
  • Pró-ativa;
  • Comunicativa;
  • Educada;
  • Compreensível;
  • Imparcial;
  • Justa;
  • Honesta;
  • Bem-relacionada. 

Além das características de liderança, a melhor dinâmica para escolha do líder de turma é o modelo de votação pelos próprios alunos, sendo o mais votado o vencedor. Desse modo, o representante escolhido estará de acordo com as vontades dos alunos, afinal, são os alunos que ele irá representar, não é mesmo? 

O ideal é que todos os anos o representante seja decidido novamente por meio de votação.

Como a escolha deve ser feita pelos próprios alunos por meio de votação, o ideal é que haja algum material ou palestra explicando a importância dessa decisão aos alunos e como essas características são essenciais para que todos saiam ganhando com a escolha do líder de turma. 

Aprendeu tudo sobre o líder de turma?

Como vimos neste artigo, um líder de turma é o porta-voz dos interesses dos alunos e o canal de comunicação entre as demandas deles e a gestão escolar. 

Contar com um representante de classe na sua instituição de ensino vai ajudar muito a estabelecer um diálogo confiável e respeitoso com os alunos, evitando possíveis atritos entre alunos e gestão.

E lembre-se que esse cargo independe da natureza da sua instituição: seja ela presencial ou EAD, o representante de turma é essencial para locais que prezam pela qualidade da comunicação com seus alunos e quer vê-los sendo bem-sucedidos.

E se você trabalha em uma instituição EAD, saiba que oferecer um cargo de líder de classe não é tudo o que você pode fazer pelos seus alunos. A experiência de aprendizagem também conta (e muito) na satisfação deles. 

É por isso que investir em uma boa plataforma EAD de hospedagem é essencial. A EAD Plataforma permite acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para gerenciar o seu curso online. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo! 

Neste artigo você aprendeu o que é, qual o seu papel nas escolas e como é a dinâmica para escolha de um líder de turma.

Saiba mais: Como implantar EAD na escola? Passo a passo completo

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy