Está criando (ou reformulando) sua bio para empreendedor digital nas mídias sociais, mas não sabe por onde começar? No post de hoje, elencamos dicas práticas para se apresentar à sua audiência e gerar engajamento, além de exemplos reais e frases para se inspirar.
Antes de mais nada, saiba que o termo “bio”, em referência à “biografia”, representa a área de descrição do perfil. No Instagram, por exemplo, essa seção vem logo abaixo do nome, com espaço para incluir os pontos-chave sobre sua atuação como empreendedor digital.
Aliás, o “link na bio” do Insta é bem famoso, porque é o único local da plataforma em que se pode incluir a linkagem para direcionar aos outros materiais. Por isso, o ideal é ir direto ao ponto e trazer as informações que realmente interessam. Quer saber como? Siga conosco!
Por que caprichar na bio para empreendedor?
Se você tem um perfil comercial nas mídias sociais, vale muito a pena caprichar na bio para empreendedor. Mas saiba que o Instagram não é o único canal em que isso pode ser feito, muito embora a expressão “clique no link da bio” tenha se popularizado nesta plataforma.
O foco é aproveitar o espaço disponível para prender a atenção da audiência e mostrar a que veio. Se você quer se posicionar como uma autoridade no segmento, por exemplo, esse local evidencia o porquê as pessoas podem confiar em você para sanar suas dores.
Para entender melhor, confira 3 exemplos reais de bios de empreendedores digitais que atuam em nichos distintos. Em seguida, veja as dicas para criar sua própria bio, seja qual for a mídia social escolhida para reforçar sua presença digital.
3 exemplos de bio para Instagram de empreendedor digital
A seguir, listamos 3 cases de bio para empreendedor no Instagram, plataforma que deu fama ao “link na bio”. Por sinal, note que o mesmo conceito pode ser adaptado para outras mídias sociais, considerando suas características e o espaço disponível em cada uma.
1. Rita Castro
Rita Castro é uma nutricionista com 121 mil seguidores no Insta. Nesse caso, a bio foca na expertise da profissional e, também, no que ela entrega para sua audiência.
Ao clicar no link da bio, você tem a opção de acessar diferentes materiais da especialista, que são direcionados para landing pages:
Veja também!
2. Nati Moura
A chef patissier Nati Moura tem mais de 94 mil seguidores no Instagram. Além de demonstrar a expertise, a bio destaca como ela compartilha conhecimento via cursos online.
Clicando no link da bio, o usuário é direcionado para a landing page que tem a contagem regressiva, ativando o gatilho mental da urgência.
3. Nath Finanças
Nath Finanças, que tem 584 mil seguidores no Insta, é conhecida por compartilhar seu conhecimento financeiro na web. A bio do Insta, inclusive, destaca o curso online que ela ministra.
Ao clicar no agregador de links, o destaque fica com o site NathPlay, que tem planos de assinatura para fazer uma imersão no mundo das finanças.
Não deixe de ler!
Extra: como adaptar o conceito de bio para o Linkedin e o Facebook?
Enquanto a bio no Instagram tem o limite de até 150 caracteres, outras plataformas dispõe de mais espaço para você se apresentar. Além disso, adapte a mensagem para um tom mais profissional no LinkedIn e uma abordagem mais parecida com a do Insta no Facebook.
3 dicas para criar sua bio para empreendedor
Na hora de montar sua bio para empreendedor digital, considere os insights elencados logo adiante!
1. Considere o nicho, o público-alvo e as buyer personas
Digamos que a ideia seja dar aulas online de automaquiagem para pessoas de pele negra. Aqui, temos um nicho de mercado bem definido (a subdivisão de um segmento) e o público-alvo. Logo, basta considerar as características das buyer personas, por exemplo:
“Bia é uma paulista de 17 anos, que está entrando no mercado de trabalho e quer aprender a se automaquiar. Ela tem muito orgulho da pele negra e está procurando técnicas de automaquiagem e produtos para realçar sua beleza natural, mantendo o tom profissional”.
2. Pense na mensagem que quer transmitir para sua audiência
Como empreendedor digital, você tem uma marca e uma reputação a zelar. Sendo assim, pense com cautela em como vai se posicionar, desde o que consta na bio até as postagens em quaisquer redes sociais e outras comunicações.
Se você defende o veganismo, todos os conteúdos (em texto, áudio, vídeo etc.) devem ser coerentes com o que se acredita. Para exemplificar, sua audiência estranharia bastante se você passasse a recomendar cosméticos que ainda são testados em animais, certo?
Por outro lado, é possível gerar muito engajamento se você recomendar produtos cruelty-free, inclusive como um afiliado de outra marca. Assim, os conteúdos ficam compatíveis com o que você se propõe a oferecer para sua audiência.
3. Crie uma bio que mostre seu potencial como empreendedor
Considerando o espaço de até 150 caracteres da bio do Instagram, é hora de elaborar um texto curto, chamativo e engajador. Vale usar emojis para suavizar o conteúdo e, ainda, aumentar o engajamento em até 47,7%, segundo as estatísticas da Quintly. 🤩
O ideal é que as frases para bio do Instagram de um empreendedor sejam focadas na expertise e na entrega. Por exemplo, você pode mostrar quantas pessoas ajudou, quais os destaques da sua formação, os produtos digitais que estão à disposição etc.
Considerando um dos cases citados, veja como esse trecho da bio da Nath é impactante: “Finanças REAIS para pessoas REAIS 💰”. Com isso em mente, fique à vontade para criar suas próprias frases, lembrando sempre de usar as seguintes técnicas:
- copywriting;
- gatilhos mentais;
-
call to action (CTA).
Veja nosso vídeo com as melhores ferramentas para adicionar links na sua BIO:
Bônus: como ir além de criar ou rever a bio do empreendedor?
Definitivamente, você pode ir muito além de criar ou reformular sua bio para empreendedor em diferentes mídias sociais. Para ampliar sua base de conhecimento e lucrar com as oportunidades digitais, aproveite para ler os seguintes posts do blog da EAD Plataforma!
- Creator economy: GUIA para entender + 8 dicas para aplicar!
- Como criar um infoproduto e vender online? 5 passos práticos!
- Plataforma de cursos online: como vender cursos na internet?
Nos vemos nos próximos posts!
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024