Após comprar on-line, é comum receber um e-mail de confirmação de pagamento, seguido por dados sobre o envio do produto para transporte, nota fiscal e status da entrega, não é verdade?
Pois bem, esse passo a passo para estabelecer um bom relacionamento com o cliente é chamado de fluxo de e-mail marketing.
No comércio eletrônico, a proposta dessa estratégia é fazer com que o cliente se sinta confiante com sua empresa. Logo, a entrega de conteúdos pontuais, na hora e para a pessoa certa, aumentam as chances de engajar leads e converter clientes.
Mesmo assim, o fluxo de e-mail marketing não é um recurso utilizado exclusivamente para e-commerces, podendo ser implementado por qualquer empresa que use o e-mail como canal de comunicação.
Entre suas vantagens:
- aumenta o engajamento do usuário;
- fortalece a experiência do lead;
- amplia a taxa de conversão;
- facilita o processo de segmentação de clientes.
Percebeu como existem diferentes benefícios em torno de uma boa campanha de e-mail marketing? Pois bem, ao longo deste artigo, você vai saber como estruturar o fluxo de e-mail marketing para conquistar clientes com conteúdos assertivos. Vamos lá?
O que é fluxo de e-mail marketing?
Fluxo de e-mail marketing é uma estratégia de comunicação que utiliza o disparo de uma sequência de mensagens pela empresa a um lead. Geralmente, esses envios são feitos a partir de uma ação do visitante, como responder a um formulário, cadastrar-se em uma newsletter ou baixar um ebook, por exemplo.
A ativação é feita por meio de uma ferramenta de automação de marketing, que começa a encaminhar os e-mails pré-programados no sistema.
Quando bem estruturado, o envio aproxima sua empresa de um determinado cliente, pois as mensagens são personalizadas de acordo com o perfil e o comportamento do consumidor.
Como criar o fluxo de automação de e-mail marketing?
Para organizar os disparos, você deve cadastrar os e-mails em uma ferramenta automatizada e definir o tempo de entrega entre um e-mail e outro.
Esse movimento pode ser ainda ramificado com a criação de divisões que apontem quais atitudes tomar a partir das respostas dos leads. Ou seja, um possível cliente pode abrir um e-mail diferente se responder sim a um formulário, e não a outro.
Por exemplo, você pode enviar um convite para assistir a um curso on-line a quem ainda não se inscreveu. Nesse sentido, entregar um segundo e-mail reforça o convite e informa a proximidade do término das inscrições.
Já o lead que abriu o primeiro e-mail e realizou sua inscrição receberá, em seguida, um agradecimento e instruções para acompanhar o curso, compreende?
Entenda que quando você personaliza o fluxo de e-mail marketing de acordo com o interesse do lead, existe uma boa performance de indicadores, como:
- taxa de abertura;
- taxa de clique;
- taxa de conversão;
- ROI (retorno sobre investimento).
Para se ter uma ideia, uma pesquisa da GetResponde constatou que o Brasil tem:
- taxa de abertura de e-mails de 20,39%;
- taxa de cliques (CTR) de 2,58%;
- taxa de cliques por abertura (CTOR) de 12,63%;
- taxa de descadastro de 0,12%.
Embora os números pareçam baixos, 20% é considerado um alto percentual dentro da linha de estatísticas de e-mail marketing.
Como trabalhar com e-mail marketing?
A primeira parte da construção de um bom fluxo de e-mail marketing é conhecer bem a persona da sua empresa, pois é quem define suas atitudes em relação ao conteúdo e envio de e-mails.
Portanto, determine os conteúdos pertinentes para cada etapa do processo de decisão. Essa atitude ajuda a desenvolver materiais que respondam às dúvidas dos leads em cada fase, assim como prevê o comportamento em relação ao que está sendo exibido.
Em outras palavras, quanto mais você conhece seu cliente e seus questionamentos, mais personalizada e exclusiva é a comunicação via e-mail. E pode apostar: o lead percebe esse interesse em agradá-lo.
Sendo assim, para trabalhar corretamente com e-mail marketing, você deve:
- conhecer sua persona, identificando suas dores e desejos;
- identificar as jornadas de compra do cliente e as dúvidas de cada fase;
- oferecer materiais criativos e contundentes para receber o e-mail do usuário;
- perceber a relevância da oferta para que a persona atinja seus objetivos;
- criar um fluxo de e-mail para cada canal de conversão (redes sociais, e-mail, links patrocinados, Call To Action, entre outros);
- construir um assunto de e-mail marketing atrativo para fomentar boas taxas de abertura;
- monitorar os dados e indicadores para otimizar suas campanhas.
Além disso, com o uso de uma ferramenta de automação de e-mail marketing, você deve:
- fazer e-mails segmentados;
- configurar o disparo de e-mails;
- qualificar os leads, identificando os mais propícios a comprar.
Em suma, a ferramenta de automação de marketing torna o trabalho do setor mais estratégico e produtivo.
Saiba mais: Indicadores de e-mail marketing: 7 métricas para acompanhar
3 exemplos de automação de marketing
A automação de marketing é um recurso importante para construir uma comunicação personalizada com novos contatos e manter os clientes existentes.
Para saber como a automação ajuda no impulsionamento dos resultados, existem 3 tipos de exemplos essenciais. São eles:
- conversão em formulários: ao incluir formulários nas páginas mais acessadas do seu site ou nas redes sociais, você preserva os dados de quem já estava na sua base e cria interações personalizadas, considerando os produtos de cada contato;
- descoberta do usuário que não compra um produto: você deve acompanhar não somente a interação dos leads, mas saber quando o usuário insere itens no carrinho do site, mas desiste da compra;
- ações baseadas em data de aniversário: ao saber a data de nascimento dos seus contatos, é possível criar automações de aniversário estabelecendo somente o momento em que o usuário receberá o envio de e-mail, SMS ou Push.
No marketing digital, existem outros exemplos de automação, mas, independente do tipo, você deve estar atento às necessidades do consumidor. Por isso, compartilhe pesquisas de satisfação e solicite feedbacks sobre os itens adquiridos de forma geral.
Crie seu curso on-line com ma EAD Plataforma
Agora que você já sabe criar um fluxo de e-mail marketing poderoso, que tal usar nossas dicas para criar e vender seus cursos on-line?
Contrate a EAD Plataforma para montar cursos poderosos e envolver seus alunos. Aqui, você tem recursos indispensáveis para formar um negócio profissional.
Entre as principais funcionalidades do nosso serviço, você consegue:
- acompanhar a evolução dos alunos em tempo real;
- aplicar provas;
- emitir certificados;
- fazer avaliações entre aulas e módulos para avaliar;
- adicionar múltiplos professores em seus cursos e planos com pagamento automático da participação nas vendas;
- criar planos de assinatura com cobranças mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
E muito mais!
Ficou curioso?
Agende agora mesmo a sua demonstração personalizada para conhecer a nossa plataforma. Você escolhe o dia e o horário de sua preferência. Aproveite!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024