Aprenda a fazer o gerenciamento de redes sociais e amplie suas vendas!

As redes sociais já são consideradas essenciais no processo de venda e de posicionamento de uma marca. Mas se você pensa que para fazer o gerenciamento de redes sociais de forma correta basta postar conteúdo a todo momento, saiba que está enganado.

O gerenciamento de redes sociais conta com diversas estratégias para que o conteúdo certo chegue para o público a quem ele realmente é destinado. Além disso, ele é essencial para que as pessoas conheçam mais sobre a sua marca.

Afinal, segundo uma pesquisa fornecida pelo Statista em 2022, o Brasil é o 5º país que mais acessa redes sociais, com 159 milhões de brasileiros acessando essas redes diariamente!

Esses números mostram que as redes sociais possuem muito potencial. Grandes e pequenas empresas precisam estar presentes nas mídias sociais se quiserem ter um canal de troca com seu público. E hoje, o que as pessoas mais querem é essa proximidade.

A importância das redes sociais já é tão certa que há diversas áreas e posições no mercado destinados especificamente para o gerenciamento estratégico delas, tais como social media, tráfego pago e SEO, além das profissões de digital influencer

E se você não faz nenhuma gestão das suas redes sociais, ou então até faz mas não de forma muito estratégica, está no artigo certo. 

Aqui você vai aprender o que é o gerenciamento de redes sociais e sua importância. Além disso, você também encontra 6 dicas de gerenciamento de redes sociais para o seu negócio. 

Gostou? Então leia até o final e saiba tudo sobre gerenciamento de redes sociais!

O que é o gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais nada mais é do que a criação e sustentação de uma estratégia para todas as redes da empresa. 

O ideal é que dentro dessa estratégia estejam contemplados:

  • o planejamento e a produção de conteúdo;
  • a consolidação da marca;
  • o relacionamento com o público;
  • a análise métricas.

Basicamente esses são os trabalhos de quem faz a gestão de redes sociais. 

Saiba mais: Como fazer gestão de redes de franquias? 6 dicas para garantir que seu negócio dispare!

Por que gerenciar redes sociais?

Gerenciar suas redes sociais de forma estratégica é muito importante para que você tenha resultados promissores, tais como reconhecimento de marca e captação de novos clientes, além de oferecer um canal de suporte para os atuais clientes. 

As vantagens que você obtém quando gerencia as suas redes sociais de forma correta são:

  • Facilidade no trabalho do dia a dia;
  • Fortalecimento da marca perante o mercado;
  • Atração de clientes qualificados;
  • Renovação do relacionamento com os clientes atuais;
  • Indicação de possíveis erros na estratégia que podem ser consertados.

Quem diria que algo tão trivial como as redes sociais, poderia ser tão importante para um negócio, não é mesmo?

Leia também: Hashtag para Instagram: o que é, importância, como, quando e quais hashtags usar para vender no Instagram 

Como fazer: 6 dicas de gerenciamento de redes sociais

Agora que você já sabe tudo sobre o que é o gerenciamento de redes sociais e sua importância, chegou a hora de aprender como fazer a gestão de mídias sociais e colocar a mão na massa.

Confira abaixo 6 dicas de gerenciamento de redes sociais para começar a seguir agora mesmo!

Defina os objetivos das suas redes

Primeiramente é muito importante você definir quais os principais objetivos das redes sociais do seu negócio. 

Você pode usá-las para:

  • Captar clientes;
  • Se posicionar no mercado;
  • Informar o seu público;
  • Abrir um canal de comunicação com o seu público.

É possível ter mais de um objetivo, mas é recomendado que tenha sempre um objetivo principal para que a sua estratégia seja certeira.

A escolha do objetivo vai depender do produto ou serviço que a sua empresa oferece, para quem ela oferece e sua maturidade no mercado.

Conheça a sua persona

Você precisa conhecer muito bem quem é a sua persona para poder criar conteúdo para ela. Afinal, quem fala com todos não fala com ninguém!

Uma persona é a representação do seu cliente ideal do seu público-alvo. Qual o gênero, idade, classe social a qual ele pertence.

A partir dessa representação, será possível criar a linguagem e a identidade visual ideal que serão utilizadas nos posts e legendas, para que sejam o mais próximo possível da realidade da sua persona. 

Invista na qualidade do conteúdo

Não adianta nada ter uma estratégia muito bem desenhada quando o conteúdo produzido não é de qualidade. 

O conteúdo precisa estar fiel à sua persona e gerar uma sensação de novidade. Jamais saia por aqui copiando os conteúdos dos outros, principalmente da concorrência. 

Utilize um sistema de gerenciamento de redes sociais

Um sistema de gerenciamento de redes sociais pode ser um software ou uma plataforma online que facilita diversas etapas da gestão das redes.

Neles é possível agendar posts, criar um calendário de publicações, montar um workflow de aprovações e gerar relatórios de performance. 

Alguns desses sistemas são: mLabs, Hootsuite e Etus

Teste alguns e veja qual te agrada mais e qual te ajuda nas suas maiores dores de cabeça do dia a dia. 

Tenha um calendário de publicações 

Ter uma boa estratégia para redes sociais é contar com um calendário de publicações. Uma dica valiosa é sempre criar diversos conteúdos de uma vez e ir postando aos poucos, no lugar de criar o conteúdo na hora da postagem. Desse modo você consegue otimizar melhor o seu tempo. 

Também é possível saber qual o melhor horário de publicação para os seus conteúdos de acordo com sua audiência por meio dos sistemas de gerenciamento. 

Esses sistemas também te ajudarão na organização desse calendário e alguns permitem que você programe as publicações com bastante antecedência.

Analise as métricas sempre

Por fim, não se esqueça de analisar constantemente as métricas das suas redes. Dessa forma você consegue encontrar possíveis problemas e novas oportunidades para a sua estratégia.

Algumas redes sociais oferecem suas métricas, mas se quiser dados mais específicos os sistemas de gerenciamento são ideais para fornecê-los. 

Saiba mais: Como vender curso de inglês online? Ferramentas e estratégias para bombar nas redes!

Está na hora de começar a fazer a sua gestão de redes sociais!

Realizar um bom gerenciamento de redes sociais é muito importante para fortalecer a marca do seu negócio e para alcançar cada vez mais clientes. 

E se você oferece serviços online, como cursos EAD por exemplo, elas são ainda mais importantes, já que permitem que você atraia clientes de qualquer lugar do país e do mundo!

Mas não se esqueça de combinar sua estratégia de redes sociais com outra tão importante quanto: a estratégia de experiência do cliente.

Para você que oferece serviços online, a EAD Plataforma pode ser o que faltava para o seu negócio. 

Com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, a EAD Plataforma permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy