gestao-de-redes-franquia

Como fazer gestão de redes de franquias? 6 dicas para garantir que seu negócio dispare!

Saber como fazer gestão de redes de franquias é essencial para empreendedores que decidem mergulhar neste promissor mercado. 

Mas por que promissor? — você pode estar se perguntando.

Nós respondemos com uma estatística! Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franquias, nem a crise global provocada pela pandemia do coronavirus impediu o setor de prosperar. O 3º trimestre de 2020 apresentou um saldo positivo de 0,9% entre franquias abertas e fechadas.

Quer entender mais sobre esse mercado? Continue lendo para descobrir 6 dicas sobre gestão de redes de franquias: 

  1. Invista em um planejamento estratégico sólido e escalável
  2. Forneça ferramentas para a realização de análises de mercado realistas
  3. Crie um plano de marketing qualificado 
  4. Crie uma rede colaborativa e ativa de franqueados
  5. Avalie periodicamente o desempenho dos franqueados
  6. Faça um rígido controle de qualidade no produto/serviço oferecido

Boa leitura! 

O que são redes de franquias?

Redes de franquia são um modelo de negócio no qual uma empresa-matriz (chamada de franqueadora) escala seu negócio para outros empreendedores, que compram o direito de abrir filiais da empresa-matriz em outras localidades. Estes empreendedores são conhecidos como franqueados. 

Apesar de serem os donos responsáveis por toda a gestão do negócio, os franqueados têm acesso a informações estratégicas sobre o negócio, como o planejamento estratégico, o plano de vendas e de marketing da empresa-matriz. Além disso, devem cumprir algumas determinações estabelecidas por ela, especialmente no que diz respeito ao padrão de qualidade do produto ou serviço oferecido e às políticas de divulgação e marketing digital

Quais as vantagens de investir no modelo?

O modelo de franquias cresce continuamente no Brasil. De acordo com o relatório Desempenho do Franchising Brasileiro, de 2019, houve um aumento no faturamento de R$186 bilhões neste modelo de negócio. O número representa crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Impressionante, não é? 

Além de ser um modelo de negócio lucrativo, investir em gestão de redes de franquia também traz vantagens para a franqueadora e para os franqueados. 

A seguir, pontuamos algumas delas.  

Vantagens de investir em gestão de redes de franquia para franqueadores 

  • Escalabilidade do modelo de negócio;
  • Gestão autônoma e descentralizada por parte dos franqueados;
  • Fortalecimento da reputação da marca ou empresa;
  • Criação de uma rede de feedbacks e construção coletiva; 
  • Possibilidade de lucrar alto com uma estrutura reduzida (já que o franqueador ganha uma porcentagem sobre as vendas de todos os franqueados);
  • Responsabilidades trabalhistas divididas — cada franquia arca com a sua

Vantagens da rede de franquia para o franqueado 

  • possibilidade de trabalhar remotamente, no modelo de franquia online;
  • orientações de marketing digital e estratégia por parte de quem entende do assunto (a empresa franqueadora);
  • acesso a uma rede de franqueados que se ajudam e cocriam; 
  • investimento em uma marca que já conta com uma reputação consolidada no mercado; 
  • retorno rápido (algumas franquias garantem retorno sobre o investimento nos primeiros 3 meses de atuação!);
  • acesso a um plano de negócio consolidado e já existente;
  • independência jurídica e financeira; 
  • possibilidade de contar com um marketing de indicação fortalecido. 

Como fazer a gestão de redes de franquia? 6 dicas

A seguir, você tem acesso ao nosso passo a passo sobre como investir em gestão de redes de franquia. São 6 passos práticos e essenciais para garantir o sucesso dos franqueados e a sustentabilidade a longo prazo da franqueadora! 

1. Invista em um planejamento estratégico sólido e escalável

O primeiro passo para garantir a saúde da gestão de redes de franquia é, também, a base para a existência de um negócio. Estamos falando do planejamento estratégico, documento que contém:

  • análises de contexto;
  • informações sobre a essência do negócio;
  • caminhos a seguir;
  • diretrizes básicas operacionais;
  • protocolos;
  • resultados esperados; 
  • orçamento estimado;
  • cronograma de implantação de etapas do negócio;
  • etc.

É importante que a franqueadora conte com um planejamento estratégico detalhado, claro e adaptável a diferentes realidades.  

2. Forneça ferramentas para a realização de análises de mercado realistas

Embora o planejamento estratégico ajude a orientar o negócio em uma esfera macro, uma boa gestão de redes de franquia ajuda cada franqueado a aprofundar a análise dentro de seu próprio cenário. 

Afinal, diferentes públicos têm hábitos de consumo diferentes, o que impacta diretamente no comportamento do mercado. 

Dessa forma, é importante que a rede de franquias tenha acesso a ferramentas que ajudem a realizar análises de mercado realistas e setorizadas. 

Vamos a um exemplo? 

Suponhamos que a rede de franquias em questão seja uma empresa de cursos online, com módulos realizados em ensino híbrido, com acesso a um pólo educacional.

A franqueadora, ou empresa-matriz, oferece estes cursos para um público concentrado na região Sul do país. Caso o franqueado tenha interesse em expandir este mercado para a região Sudeste, precisará entender como este mercado se comporta. 

Há demanda para este formato de cursos? Qual o perfil do aluno EAD da região Sudeste do país? 

O pólo EAD terá adesão massiva? Qual a estrutura necessária para fornecer suporte ao potencial cliente? Quais as formas mais efetivas de captar alunos EAD neste mercado? 

Todas essas perguntas devem ser respondidas com base na análise de mercado. 

3. Crie um plano de marketing qualificado 

Uma boa gestão de redes de franquia fornece aos franqueados os caminhos para conduzir com sucesso seus negócios, em especial, do ponto de vista da publicidade e marketing. 

O plano de marketing da matriz (franqueadora) para o franqueado, deve incluir: 

  • diretrizes sobre o uso da marca (o que pode e não pode ser feito com a identidade visual já existente para o produto ou serviço); 
  • contatos de fornecedores parceiros; 
  • canais utilizados no marketing omnichannel;
  • principais indicadores para acompanhamento dos resultados;
  • diretrizes para a gestão das redes sociais; 
  • orientações sobre a linguagem publicitária utilizada.

4. Crie uma rede colaborativa e ativa de franqueados

Outra dica essencial para uma gestão de redes de franquia funcional é a criação de uma Central de Franqueados ativa e colaborativa. Central de franqueados é o nome dado à rede de empreendedores que atuam no negócio. 

Em geral, esta rede reúne investidores de diferentes partes do país (e do mundo, a depender do modelo de negócio), o que faz com que sua estrutura seja inteiramente remota. Algo semelhante a um fórum EAD ou a um grupo de WhatsApp. 

Neste espaço, franqueados trocam informações, se ajudam e buscam soluções coletivas para otimizar a gestão das empresas.

É importante que a franqueadora também tenha acesso à Central e que contribua com sugestões e com o compartilhamento de experiências. 

5. Avalie periodicamente o desempenho dos franqueados

Outra tarefa essencial às franqueadoras que buscam uma excelente gestão de redes de franquia é a avaliação de desempenho dos empreendimentos. 

Embora sejam autônomos do ponto de vista da gestão do negócio, os franqueados devem seguir alguns critérios pré-estabelecidos por suas franqueadoras, além de cumprir metas de vendas globais — relacionadas a todas as franquias do sistema. 

Uma boa dica para fazer as avaliações com precisão é adotando indicadores de performance e diferentes modelos de avaliação de desempenho ( one-to-one, 360, etc).

Conheça alguns modelos de avaliação de desempenho

6. Faça um rígido controle de qualidade no produto/serviço oferecido

Parte da garantia do sucesso de uma gestão de redes de franquia se dá pela habilidade da franqueadora em assegurar a qualidade do serviço ou produto oferecido para o cliente.

Para isso, é importante realizar controles de qualidade, auditorias e coletar feedbacks dos consumidores. Entretanto, e recapitulando o que pontuamos no segundo item da lista, é recomendado que, durante as inspeções, sejam consideradas todas as particularidades do local e do contexto no qual a franqueadora atua. 

Vamos retomar o exemplo dado neste artigo? 

Se uma empresa torna seu catálogo de cursos online uma franquia, cabe a ela inspecionar a qualidade do material didático complementar oferecido pelas franqueadas, a acessibilidade dos conteúdos, a efetividade do relacionamento com os alunos e por aí vai. 

Além disso, cabe à empresa franqueadora oferecer uma plataforma EAD de qualidade, que garanta conforto e efetividade para os processos dos tutores e dos alunos. 

Se este for o seu caso, que tal aproveitar o fim desta leitura para conhecer a EAD Plataforma? Nossa solução já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários, e é destaque no mercado por sua usabilidade e ferramentas disponíveis. Agende uma demonstração gratuita da EAD Plataforma e descubra o melhor caminho para utilizá-la em sua gestão de redes de franquia!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy