ChatGPT copy para vendas

Como usar o ChatGPT para criar copy para vender cursos? 🤖

O ChatGPT é uma tecnologia que funciona de forma semelhante a um chatbot. Baseada em inteligência artificial, essa plataforma é capaz de desempenhar os mais diversos tipos de atividades, de traduções simples à produção de textos complexos. 

Agora, será que é possível usar o ChatGPT para criar copy para vendas?

A resposta é sim, e nós vamos te mostrar como!

Neste post, explicamos o que é uma copy de vendas e apresentamos dicas de como criar textos de alta conversão. Além disso, mostramos o que é o ChatGPT e como usá-lo para aprimorar a qualidade da sua copy. Boa leitura!

O que é uma copy de vendas?

O termo copy vem de copywriting, uma técnica de escrita persuasiva de alta conversão. Sendo assim, uma copy para vendas nada mais é do que um texto focado na última etapa do funil, que incentiva o cliente a tomar uma decisão.

Logo, podemos dizer que aprender como fazer uma copy chamativa e eficiente é a receita do sucesso para as vendas.

Como criar uma copy para vendas? 7 dicas

Não é novidade para ninguém que uma boa copy é capaz de alavancar as vendas. Não à toa, essa é uma habilidade essencial para o marketing.

Mas, afinal, qual é o segredo para criar uma copy de sucesso?

Além de utilizar toda a sua criatividade e poder de persuasão — mas sem fazer falsas promessas, ok? — criar uma copy com alto poder de conversão requer atenção a pontos estratégicos da escrita. Confira nossas dicas:

1. Conheça muito bem o seu público-alvo

Uma copy para vendas precisa ser persuasiva, o que só é possível quando você de fato conhece sua audiência e sabe como se dirigir a ela, compreende suas dores, necessidades, desejos, principais objeções etc. 

Ademais, entender como abordar as pessoas tem grande relevância para seus resultados. Por isso, estudar o público-alvo sempre deve ser seu ponto de partida.

2. Escreva de forma clara e objetiva

Envolver o leitor é essencial para ganhar sua confiança, mas isso não significa que você deva enrolá-lo, correndo o risco de perder sua atenção.

Uma boa copy de vendas deve ser instigante e, ao mesmo tempo, clara e objetiva. Portanto, vá direto ao ponto. Apresente a ideia, desperte o interesse de seu interlocutor com argumentos consistentes e faça sua proposta.

3. Utilize a escrita persuasiva

A escrita persuasiva é uma técnica de produção de textos focada em influenciar pessoas, visando convencê-las de uma ideia ou de se engajar em uma ação. Logo, se você quer escrever copys com alto poder de conversão, deve dominá-la.

Inclusive, publicamos um ótimo artigo sobre este tema aqui no blog. Confira: O que é escrita persuasiva? 7 estratégias para aplicar hoje!

4. Faça bom uso dos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são famosos no marketing, pois fazem parte da linguagem persuasiva que acabamos de mencionar. Sua função é, sobretudo, despertar o interesse do leitor, aumentando as chances de que se engaje em uma ação.

Saber fazer bom uso desses elementos — sem exagero, é claro — tornará seus conteúdos muito mais instigantes e efetivos quando o assunto é resultado.

5. Defenda seu ponto com base em dados concretos

Convencer o cliente nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais em nichos de alta concorrência. 

Diante dessa situação, mais do que ter bons argumentos, é preciso saber sustentá-los. E, para isso, não há nada melhor do que usar dados concretos.

Estudos de mercado, pesquisas de satisfação e depoimentos de clientes são alguns exemplos de fontes que você pode utilizar para conferir credibilidade à sua copy.

6. Trabalhe a emoção de seu interlocutor

A emoção é um elemento extremamente poderoso para o marketing. Inclusive, saber utilizá-la a seu favor é uma das maneiras mais simples e eficientes de gerar identificação no leitor — além de conhecê-lo, conforme apontamos anteriormente. 

Aliás, em parte, é nisso que se baseia a premissa utilizada nos gatilhos mentais.

7. Crie uma boa chamada para ação

Por fim, um dos elementos mais importantes de uma boa copy de vendas é o call to action (CTA). Esse é o momento em que você convida o leitor a tomar uma ação, seja comprar um produto, assinar um serviço, acessar o site da promoção etc.

Para tanto, use verbos de ação e, novamente, vá direto ao ponto, dessa forma: “compre agora”, “assine nossa newsletter”, “confira a oferta em nosso site”.

Aproveitando, leia também: Copy para anúncios com alta taxa de conversão: veja 10 dicas!

Agora que você está por dentro das principais dicas, que tal potencializar ainda mais essa estratégia? Vamos te mostrar como criar copy para vendas com o ChatGPT.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema de chatbot construído com Inteligência Artificial (IA). A plataforma, desenvolvida pela OpenAI, é capaz de interagir com seus usuários por meio de mensagens de texto, utilizando linguagem natural.

Na verdade, o ChatGPT é capaz de muito mais do que simplesmente manter uma conversa. Seus usuários ao redor do mundo têm utilizado a ferramenta em diversas atividades que envolvem texto, tais como:

  • escrever conteúdos dos mais variados tipos e formatos;
  • traduzir de textos;
  • revisar, corrigir e refinar artigos;
  • fazer resumos;
  • criar copy para vender cursos, produtos e serviços;
  • auxiliar na produção de conteúdos;
  • gerar códigos para programação;
  • etc.

Como você pode perceber, trata-se de uma ferramenta de grande potencial, ainda mais considerando que ela já é capaz de tudo isso, mesmo estando em fase beta.

Como usar o ChatGPT para criar copy para vendas?

Usar o ChatGPT, como você vai perceber, é muito simples. E a gente vai te mostrar tudo, passo a passo.

Passo 1: acessando a plataforma

Para começar, vamos acessar o site do ChatGPT. Na tela inicial, você terá a opção de fazer login ou se cadastrar. Caso ainda não tenha uma conta na OpenAI, basta clicar em “Sign up” e fazer o seu cadastro. É super simples e rápido.

o que é ChatGPT?
Tela de login/cadastro do ChatGPT. Fonte: OpenAI.

Passo 2: conhecendo a ferramenta

Após logar ou criar a sua conta, o ChatGPT apresentará a tela abaixo. Nela, há exemplos de buscas, as possibilidades e limitações da ferramenta.

Logo abaixo, temos a barra de texto, a partir da qual você poderá digitar e enviar os comandos, como em qualquer outro sistema de chat.

como usar o ChatGPT para criar copy
Tela inicial do ChatGPT. Fonte: OpenAI.

Perceba que está tudo em inglês, então, caso não entenda o idioma, você pode utilizar a função de tradução do Google Chrome. Além disso, ao enviar mensagens em português, o ChatGPT responderá na mesma língua.

Passo 3: enviando um comando

Como você pode perceber, a interface é bem simples e intuitiva, de modo que é familiar para qualquer pessoa que já tenha utilizado um serviço de chat. A exceção é que, em vez de conversar com outro indivíduo, estará interagindo com uma IA.

É hora de experimentar! Digite um comando e tecle “Enter”. Após um instante, o ChatGPT começará a redigir a resposta de acordo com a sua solicitação.

Veja um exemplo da ferramenta em ação:

como criar copy para vendas com ChatGPT
Exemplo de uso do ChatGPT para a criação de uma copy de vendas. Fonte: OpenAI.

Passo 4: explorando todo o potencial da ferramenta

Lembre-se que o ChatGPT é uma IA, logo, é capaz de uma infinidade de coisas. 

Caso queira, você pode solicitar uma copy de vendas pronta, mas por que ficar no básico, não é mesmo?

Utilize isso a seu favor e explore todas as possibilidades que a plataforma oferece.

Por exemplo, ao invés de enviar o comando “crie uma copy para vender cursos de desenho, experimente algo como “liste argumentos de vendas para cursos de desenho online”, ou ainda, “elabore 5 opções de CTA para copy focada na venda de cursos”.

A ideia é utilizar a plataforma para construir o texto, personalizando-o de acordo com a sua persona. E não simplesmente pedir para que faça todo o trabalho sozinha. Faz sentido?

Após concluir, você ainda pode pedir para o ChatGPT revisar sua copy de vendas e até mesmo apontar o que pode ser melhorado, aprimorando o resultado.

Quer saber mais? Assista:

O jeito certo de usar o ChatGPT para criar copy de vendas

Criar uma copy que vende vai muito além de amontoar técnicas. É preciso ter critério, conhecimento e sensibilidade para entender seu público, ao ponto de escrever um texto personalizado e que realmente gere os resultados esperados.

É justamente por isso que, ao usar o ChatGPT para criar sua copy de vendas, você deve encará-lo mais como uma ferramenta de suporte do que uma solução automática para todas as suas necessidades.

Aliás, você até pode pedir ao ChatGPT uma copy de vendas pronta, mas esteja ciente de que o resultado será algo genérico. Daí a importância de dar o seu toque pessoal, utilizando o resultado como base para criar o seu próprio texto que vende.

Além do mais, é sempre importante dar aquele toque humano nos conteúdos, afinal, escrevemos para pessoas, certo?

O impulso que faltava para alavancar seus cursos online

Agora que você aprendeu a criar copy para vender seus cursos online e como usar o ChatGPT para te auxiliar nesta tarefa, precisa de uma estrutura a altura de suas aulas, concorda? Pois nós podemos te ajudar! 

A EAD Plataforma é uma ferramenta completa, fácil de usar e com preço acessível. Encontre tudo o que você precisa para oferecer a melhor experiência de ensino a seus alunos.

Agende uma demonstração ao vivo e conheça todas as suas funcionalidades. E para conferir o seu potencial na prática, você ainda pode experimentar a ferramenta gratuitamente pelo período de 7 dias.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy