escrita persuasiva

O que é escrita persuasiva? 7 estratégias para aplicar hoje!

A escrita persuasiva é uma estratégia de produção de conteúdo focada em influenciar pessoas, convencendo-as de uma ideia ou de se engajar em determinada ação. Para tanto, seleciona cada palavra de forma criteriosa.

Muito se fala em estratégias como copywriting e gatilhos mentais, que, de fato, são importantes para escrever um texto em linguagem persuasiva.

Contudo, é importante destacar que, antes mesmo de aplicar as técnicas, é necessário ter uma boa base para que esse tipo de texto gere o efeito esperado.

E foi pensando nisso que preparamos este post, explicando o conceito e apresentando dicas essenciais para que a escrita persuasiva tenha tudo o que é preciso para aumentar o poder de conversão dos seus conteúdos. Boa leitura!

O que é persuasão?

Persuasão é a capacidade de influenciar as pessoas a tomar determinadas atitudes. Ou seja, persuadir é o ato de convencer.

Isto é, quando falamos que alguém é persuasivo, estamos dizendo que essa pessoa possui um grande poder de influência/convencimento. 

Mas como isso funciona na prática?

Primeiramente, é importante ter em mente que influenciar não se trata de impor sua vontade aos outros, mas sim de convencê-los de que este é o melhor caminho.

O que é linguagem persuasiva?

Como vimos, o significado de persuadir está relacionado a um poder de influência. 

Portanto, percebemos que uma das principais características da linguagem persuasiva está na sutileza e em sua forte linha argumentativa, responsável por gerar a mudança de pensamento.

Para isso, geralmente se utiliza de determinados termos e palavras capazes de gerar certos sentimentos no interlocutor, fazendo com que esteja mais propenso a tomar a ação desejada.

A linguagem persuasiva é um termo bastante amplo, que pode ser utilizado nas mais diversas formas de comunicação. Contudo, neste artigo vamos focar em nosso tema principal: entender o que é uma escrita persuasiva.

O que é uma escrita persuasiva?

A escrita persuasiva é uma estratégia de produção de conteúdo focada em gerar resultados específicos. Para isso, utiliza de várias técnicas, como os famosos gatilhos mentais.

Ela basicamente consiste na defesa de um ponto de vista por meio de argumentos sólidos e convincentes, capazes de gerar identificação, conexão e engajar o leitor.

Seu grande objetivo é atrair a atenção das pessoas, gerando interesse e convencendo-as a tomar determinada ação, que pode ser conhecer um novo produto, baixar um conteúdo ou, até mesmo, mudar um ponto de vista.

Principais exemplos de linguagem persuasiva

Essa prática ocorre nos mais diversos campos da sociedade. Contudo, os maiores exemplos de linguagem persuasiva podem ser vistos em:

  • estratégias de marketing;
  • argumentos de vendas;
  • discursos políticos.

Perceba que todas essas áreas possuem algo em comum: a necessidade de vender uma ideia. Para isso, frequentemente utilizam palavras que mexem com os sentimentos de seus interlocutores.

No marketing, o uso da linguagem persuasiva pode, por exemplo, utilizar gatilhos que geram diferentes tipos de percepções. Entre elas, temos: 

  • urgência“veja agora”, “não perca mais tempo”;
  • escassez“últimas unidades”, “por tempo limitado”
  • exclusividade“produto exclusivo”, “acabamento premium”;
  • aprovação social“9 entre 10 gestores recomendam”, “90% de aprovação”;

Contudo, nem só de gatilhos mentais vive a escrita persuasiva. Para que sua abordagem funcione, ela precisa ter uma base sólida. Então, acompanhe as dicas importantíssimas que preparamos para você a seguir!

Como usar a escrita persuasiva? 7 dicas

Quando pensamos em técnicas de escrita persuasiva, logo nos vêm à mente recursos como gatilhos mentais e copywriting — temas que já abordamos no blog da EAD Plataforma, e que você pode conferir abaixo:

Já para este post, adotamos uma abordagem diferente. Montamos um checklist com dicas práticas para você aumentar o poder de persuasão da sua escrita. Confira:

1. Tenha empatia

Empatia é o exercício de colocar-se no lugar de outra pessoa. Por conseguinte, é uma habilidade extremamente importante para a escrita persuasiva, pois permite que você conheça melhor seu leitor, aprimorando o efeito de seus textos.

2. Preze pela qualidade na abordagem do tema

Outro importante elemento da escrita persuasiva é a qualidade da abordagem dada ao tema. Seja uma copy, artigo ou post, um bom texto deve ser fluído e instigante.

Logo, fuja da superficialidade e aprofunde o assunto, tornando-o ainda mais interessante, de modo que prenda a atenção do leitor e faça-o querer saber mais. 

3. Mantenha o foco

Sabe aquele texto que fica enrolando e parece que não vai chegar a lugar algum? O poder de persuasão de uma peça como essa tende a zero, concorda?

Recursos como storytelling ajudam a ilustrar situações e gerar identificação com o leitor. Contudo, ao se alongar, você corre o risco de se desviar do assunto principal.

Sendo assim, produza textos mais enxutos e, sempre que possível, vá direto ao ponto! 

4. Utilize a linguagem apropriada

No que se refere à linguagem persuasiva, mais relevante do que o uso de palavras-chave ou gatilhos mentais é a adequação da forma como se expressa.

Um senhor de 65 anos dificilmente irá se conectar com um texto cheio de gírias, escrito para um jovem de 14 anos. Assim como este jovem provavelmente terá dificuldade para entender um conteúdo produzido pensando em um advogado.

Por isso, para que sua escrita seja persuasiva de fato, você deve sempre ter em mente quem é o público-alvo ao qual o texto se destina.

5. Faça bom uso do pronome “você”

Para além da empatia e do uso da linguagem apropriada, dirigir-se diretamente ao interlocutor é uma das melhores formas de gerar conexão.

Isso porque a estratégia aproxima o leitor do escritor, como se realmente estivessem em uma conversa. Nessa linha, você já sabe o que fazer, não é mesmo?

6. Utilize bons argumentos

É impossível persuadir alguém sem o uso de bons argumentos. Nessa perspectiva, para escrever sobre qualquer assunto, é essencial entender sobre o tema. Concorda? 

Aliás, toda produção de conteúdo deve iniciar com um bom trabalho de pesquisa, que, além de ajudar a organizar suas ideias, irá enriquecer seus conteúdos.

Acredite: seu leitor não gosta de ser manipulado. Portanto, de nada adianta usar uma série de gatilhos, se você não conseguir transmitir autoridade no assunto.

7. Apresente dados e fatos concretos

Escrever um texto apresentando as maravilhas de um determinado produto ou serviço qualquer um pode fazer. Agora, se você quer aprimorar seu uso da linguagem persuasiva na escrita, precisa comprovar aquilo que está dizendo.

Isso pode ser feito de várias formas, da apresentação de dados em cases de sucesso a relatos de clientes que sirvam como prova social — inclusive, essas são ótimas maneiras de lidar com objeções: apresentando fatos concretos.

Uma base sólida para textos de sucesso

Quando bem executada, a escrita persuasiva tende a aumentar o número de conversões e manter os leitores interessados e engajados. Porém, é importante ter em mente que essa estratégia vai muito além do uso de gatilhos mentais. 

Construir um texto eficiente requer uma base sólida, com um bom nível de escrita e aprofundamento, direcionado ao público certo e, ainda, com uma boa linha de argumentação, capaz de sustentar a ideia que você deseja transmitir.

As dicas apresentadas neste post vão contribuir para formar esta base, que é indispensável em sua jornada profissional. Por isso, não deixe de colocá-las em prática!

Agora que você tem essa base, já pode passar para o próximo nível, que é adicionar os gatilhos adequados ao conteúdo que você quer produzir. Por sinal, falamos sobre alguns deles aqui no blog, e você pode conferir adiante!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy