copy para curso de desenho

Como fazer uma copy para curso de desenho? Gatilhos mentais + dicas TOP

E aí, já ouviu falar sobre copy para curso de desenho?

Se você tem o dom de desenhar e é um verdadeiro apaixonado por essa técnica, saiba que é possível transformar o conhecimento em negócio. E as possibilidades de renda são excelentes!

De acordo com uma pesquisa do IBISWorld, o mercado global de design gráfico movimentará US$ 45,8 bilhões até o final deste ano – e cerca de 90% dos designers profissionais já trabalham como freelancers, com a ajuda da tecnologia.

Que tal unir essas duas tendências em uma só e criar um curso de desenho totalmente online? E já que estamos falando do mundo digital, algumas estratégias de marketing focadas nesse ambiente podem fazer suas vendas bombarem.

Uma delas é justamente a copy. Quer entender os detalhes sobre esse assunto e aprender a aplicar no seu curso de desenho?

Então, continue a leitura!

Afinal, o que é uma copy?

Copy, ou copywriting, é uma técnica de marketing de conteúdo usada na internet para vender – e se encaixa praticamente em qualquer área de negócio (das artes ao varejo, das indústrias aos conteúdos de entretenimento).

Você pode usar a copy em uma série de mídias. As principais são landing pages, sites, redes sociais, canais do YouTube, emails marketing e diferentes materiais de conteúdo, como ebooks e infográficos.

Geralmente aplicada em textos, a copy para curso de desenho pode ajudar a converter seus leads – isto é, fazer com que eles tomem alguma ação:

  • comprem o curso no seu site;
  • baixem determinado material rico que você disponibilizar;
  • entrem em contato contigo (pelo telefone, WhatsApp, chat no site etc.);
  • cliquem no seu anúncio nas redes sociais;
  • ou mesmo se inscrevam na sua newsletter.

Para elaborar uma boa copy, são usados diversos gatilhos mentais, além de alguns elementos estruturais importantes. Veja na sequência!

Quais são os principais gatilhos mentais?

De forma simplificada, os gatilhos são estímulos verbais ou visuais que agem diretamente no cérebro – e são usados como um “atalho” no processo de tomada de decisão. 

No fim das contas, consiste em usar palavras e imagens persuasivas para convencer uma pessoa a comprar (ou a consumir algum tipo de conteúdo). 

Confira os principais tipos de gatilhos mentais!

Prova social

Esse gatilho age na mente do consumidor fazendo com que ele se sinta influenciado pela opinião de outras pessoas. Um belo exemplo são os depoimentos: quando vários usuários falam bem de determinado produto ou serviço, você se sente mais seguro para fazer a compra.

Escassez

Sabe aqueles anúncios que dizem “essa oferta acaba em 1h”? Esse é o gatilho de escassez, que transfere uma responsabilidade à pessoa: se ela não tomar a atitude agora, perderá uma excelente oportunidade.

Novidade

As pessoas gostam de novidade, pois isso dá a elas um certo grau de exclusividade, já que estão adquirindo algo moderno, que poucos têm.  As pessoas gostam de novidade, pois isso dá a elas um certo grau de exclusividade – já que estão adquirindo algo moderno, que poucos têm.

Usar esse gatilho pode trazer uma boa imagem ao seu curso, principalmente quando você lança novos módulos (ou mesmo promoções).

Leia também: Persuasão: 10 técnicas de copywriting para vender muito mais

Como fazer copy para curso de desenho? 4 elementos!

Certo, agora que já conhecemos alguns gatilhos mentais, vamos partir para a estrutura de uma copy. É claro que não existe um modelo único – mas usar alguns elementos e recheá-los de gatilhos pode ajudar bastante a persuadir o seu consumidor. 

Acompanhe!

1. Título e subtítulo

Fazer títulos matadores, seguidos por subtítulos complementares que agreguem valor, faz uma enorme diferença na sua copy. Afinal, esse conjunto textual é a primeira coisa para qual um usuário olha ao acessar seu conteúdo – seja no site, no blog, nas redes sociais, no vídeo etc.

No seu curso de desenho, procure usar um dos gatilhos apresentados aqui e fazer uma chamada impossível de ser ignorada – sempre com foco na venda. Por exemplo:

[TÍTULO]: Curso 10 técnicas fantásticas sobre ilustração animada

[SUBTÍTULO]: Matrículas pela metade do preço só até o fim de semana!

Quer ver mais dicas sobre o título? Confira aqui:

2. Banners/imagens gerais

Você deve saber, melhor do que ninguém, que as imagens são importantíssimas na comunicação – e não é diferente quando falamos da copy.

Tanto que uma pesquisa da Venngage mostra que, quando o texto é combinado com recursos visuais, a probabilidade de o usuário ler o conteúdo aumenta em até 80%.

Por conta disso, ao elaborar um texto para o seu curso de desenho, você pode (e deve) incluir imagens que retratem as técnicas de ilustração, sejam elas sobre lettering, caricaturas, desenhos 3D etc.

Afinal, essa é uma pequena amostra do que a pessoa vai encontrar no conteúdo – e é determinante para ela realmente comprar o curso.

Nesses banners, também é legal incluir chamadas persuasivas (como você fez no título/subtítulo), principalmente se eles forem publicados no seu site/landing page ou nas redes sociais.

3. Texto descritivo

Bom, é nessa parte da copy que você mostra os benefícios do seu curso – e o texto deve focar na resolução das dores do seu futuro cliente.

Sabe o que é isso? Dor é algo que as pessoas querem resolver com urgência, pois isso incomoda. A boa copy é aquela que explora bem esse “problema”, oferecendo justamente uma promessa de solução.

Se uma pessoa (que já é ilustradora) está sendo pressionada no trabalho para aprender desenho realista, essa é a dor dela. 

Assim, se você oferecer um módulo que ensine “5 coisas sobre realismo que nunca te contaram antes”, provavelmente a pessoa se interessará pelo seu curso.

Para que essa promessa não fique, digamos, “vaga” demais, o texto descritivo vem para te ajudar a dar alguns detalhes. Veja pontos que para abordar e complementar a copy para curso de desenho:

  • Que técnicas complementares você usará para ensinar o realismo no seu curso? 
  • O conteúdo segue algum método didático famoso? Há alguns cases que podem ser mostrados?
  • Que benefícios o curso oferecerá para o dia a dia do aluno? Mais agilidade? Mais detalhismo? Mais perfeição?

Dica: use bullet points e evite blocões de texto. Isso ajuda a deixar a leitura mais fluida!

4. Call-to-action

O call-to-action, chamado de CTA ou chamada para a ação, é um artifício para finalizar uma copy para curso de desenho. 

É ele que vai concluir a sua linha de pensamento no texto – e realmente mostrar para o usuário que ele tem que comprar (ou baixar algo) agora, já, neste momento.

Você pode usar verbos no imperativo, que indicam ação, combinados com um ou mais gatilhos mentais. Veja alguns exemplos:

  • Matricule-se agora e abra um mundo de possibilidades na ilustração!
  • Seja aluno e dê um up na sua carreira de desenhista!
  • Aproveite essa oportunidade incrível de desenhar profissionalmente!

Se você quiser saber mais sobre o universo de copywriting, este vídeo ensina outras possibilidades. Vale a pena assistir!

Dica final: crie uma landing page

Bom, depois de tudo o que falamos aqui, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre copy para curso de desenho. 

E saiba que transferir essas técnicas de escrita para uma landing page pode facilitar a aproximação com seu consumidor. Afinal, com uma LP é possível captar leads por meio de um formulário e aumentar as chances de conversão. 

E criar essa página é muito mais fácil do que parece!

Ao contratar uma plataforma de hospedagem de cursos online, como a da EAD Plataforma, você consegue criar formulários, incluir imagens, editar os elementos com a cara da sua marca e, claro, publicar sua copy para curso de desenho.

A estrutura é muito simples de configurar e administrar – e, além da captação de leads, é possível vender os cursos diretamente pela plataforma.

Quer entender mais sobre esse assunto e ver o seu negócio render? Faça um teste gratuito por 7 dias e confira de perto!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy