Aprenda como fazer um mapa mental de marketing e transforme o seu processo de criação

Você já ouviu falar sobre mapa mental de marketing mas não sabe muito bem como desenvolver um? Então chegou ao post certo!

Os mapas mentais são ótimas ferramentas para o marketing, área que vem a cada ano ganhando mais espaço nas empresas.

Segundo uma pesquisa da CMO Survey de 2022, o valor investido em marketing nas empresas representou 11,7% de seus orçamentos totais. 

Ou seja, o marketing vem se mostrando uma área estratégica que deve cada vez mais receber investimentos. Porém esses valores precisam ser investidos da forma correta e para que isso aconteça a área toda deve ter sua organização interna.

E é exatamente para isso que existem os mapas mentais de marketing! Esse tipo de gráfico serve para organizar as ideias da área como um todo ou de ações pontuais, além de poderem ser apresentadas para outras pessoas com uma visualização mais clara. 

Mas, é claro, para usá-los no seu dia a dia você precisa saber fazer um. Neste artigo você vai aprender o que é um mapa mental de marketing e como criar um. 

Preparado(a) para aprender mais? Então continue com a leitura!

“Marketing é uma guerra mental. São as idéias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não”

Al Ries

O que é um mapa mental de marketing?

Mapa mental é uma reprodução gráfica que tem como objetivo organizar ideias de modo conectado. A ideia principal que você quer expandir fica no centro e, a partir dela, surgem outras ideias secundárias e assim sucessivamente. Ou seja, nada mais é do que um mapa de ideias organizado. 

No caso do mapa mental de marketing, a teoria é a mesma. Nesse caso, as ideias que estão sendo desenvolvidas são relacionadas com o marketing do seu negócio ou empresa. 

O mapa mental de marketing ajuda na criação de novas ideias e também na hora de organizá-las. São ótimos recursos para apresentações, por exemplo superiores ou clientes, com o objetivo de demonstrar a estratégia de marketing que será abordada. 

Além disso, o mapa mental também é muito indicado para empreendedores que fazem o seu próprio marketing. Dessa forma eles sabem quais passos devem seguir com mais clareza para o sucesso do seu negócio.

Existem diversos modelos de mapas mentais diferentes entre si. Eles podem ser feitos à mão ou então de modo digital (mais à frente indicaremos alguns programas muito interessantes para você desenvolver os seus mapas mentais digitalmente). 

Além disso, você pode criar mapas mentais para diversas áreas do marketing, como por exemplo o mapa mental de marketing digital, mapa mental de marketing mix e até mesmo mapa mental de marketing pessoal. 

Confira abaixo quando e como utilizar cada um desses tipos. 

Mapa mental de marketing digital

Marketing digital nada mais é do que do um conjunto de técnicas e estratégias de marketing realizadas por meio da internet. Por isso, um mapa mental de marketing digital deve conter conceitos do marketing digital e elementos que remetam a ele.

Mapa mental de marketing mix

O marketing mix é um conceito de marketing que apresenta um conjunto de 4 variáveis que influenciam as respostas dos consumidores ao mercado. Portanto, um mapa mental de marketing mix deve conter essas 4 variáveis (que são produto, preço, praça e promoção) e suas consequências para a sua estratégia de marketing. 

Mapa mental de marketing pessoal

Marketing pessoal são técnicas e estratégias com o objetivo de valorizar a imagem pessoal de alguém, destacando a sua parte profissional e o trabalho que ela realiza. Então, um mapa mental de marketing pessoal deve ser exatamente isso: pessoal. Inclua características próprias de quem você está querendo retratar. 

Como fazer um mapa mental?

Agora que você já sabe o que é um mapa mental, chegou a hora de aprender como fazer um mapa mental de marketing. Para isso, confira o passo a passo a seguir.

Conheça o seu público 

O primeiro passo para começar a criar o seu mapa mental de marketing é definir o seu público. É muito importante conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, para quem se destinará o resultado final do seu mapa mental. 

Sabendo quem é o seu público, a forma do mapa, a linguagem utilizada e até mesmo as cores devem ser levadas em consideração. 

Escolha um modelo 

Uma vez que você já sabe muito bem quem será o seu público para qual o seu mapa mental será destinado, está na hora de escolher o modelo.

Como já citado anteriormente, você deve analisar o assunto para definir o formato. Será um mapa mental de marketing digital ou marketing pessoal? Será para marketing mix? 

Pesquise por exemplos de mapas mentais para expandir mais o seu repertório e escolha o que melhor se adeque ao seu objetivo final.

Não tenha medo

Não tenha medo das ideias que surgirem, apenas coloque-as no papel. Um fluxo de ideias, ainda mais realizado em conjunto com mais pessoas, é muito rico. Deixe a imaginação fluir.

Abuse das cores

As cores comunicam muito, tanto que existe até o termo Psicologia das cores, que estuda como cada cor pode alterar a nossa percepção. 

Utilize as cores para realçar ideias importantes ou diferentes. Desse modo, a visualização fica muito mais agradável e fácil para o nosso cérebro.

Utilize a tecnologia a seu favor

Por fim, utilize as tecnologias a seu favor. Se você achar muito difícil criar mapas mentais à mão, hoje em dia já existem diversas ferramentas online para criar o seu mapa mental. 

Alguns programas interessantes são:

Que tal começar a fazer o seu mapa mental de marketing agora mesmo? 

Como falamos anteriormente, mapas mentais são ótimos para organizar ideias, deixar a imaginação fluir e também para permitirem a visualização completa de um conteúdo. 

Com um mapa mental de marketing bem feito é possível organizar as ideias, apresentá-las de forma clara para outras pessoas e também é um bom meio de brainstorming para começar a colocar a sua estratégia de marketing em prática. 

Por isso, chegou a hora de fazer os seus mapas mentais de marketing agora mesmo, afinal, você já sabe como!

E se tiver mais dúvidas sobre como desenvolver o marketing, seja pessoal ou seja da sua empresa, por que não dá uma olhada nos nossos outros artigos no nosso blog? Pode ser que haja mais respostas para outras dúvidas por aqui!

Afinal, nós da EAD Plataforma estamos aqui para ajudar você a alavancar o seu negócio digital!

Neste artigo você aprendeu o que é e como fazer um mapa mental de marketing!

Conheça também outros artigos que possam te interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy