mix de marketing

Mix de marketing: o que é, por que é importante, quais são os elementos, como definir os 4 Ps e exemplo

Você tem ideia sobre quais os elementos do mix de marketing de uma empresa?

Todo modelo de negócio, para ser bem sucedido, precisa contar com um planejamento eficaz que leve em consideração diferentes aspectos relacionados ao produto, o público-alvo, sua distribuição, os canais de divulgação e relacionamento com o público, a política de preços, as estratégias para promover a marca, entre outros.

E é nesse sentido que o conceito de mix de marketing se faz necessário. Durante muito tempo, a ideia de “marketing” esteve quase que exclusivamente atrelada ao produto em si e a sua divulgação.

Hoje, outros elementos são colocados na mesa e encarados como indispensáveis para qualquer estratégia de marketing, formando o que conhecemos como mix de marketing.

Neste artigo, você vai entender o que é mix de marketing 4 Ps, quais os elementos do mix de marketing e por que ele é importante:

  1. Produto;
  2. Preço; 
  3. Praça; 
  4. Promoção.

Além disso, vamos mostrar também um exemplo de mix de marketing aplicado na prática.

O que é mix de marketing de uma empresa?

Diferentemente do que muitas pessoas costumam pensar, o marketing é uma área do negócio que vai além da divulgação da marca e dos produtos que ela oferece.

Na verdade, o marketing envolve também outras áreas de uma empresa, como produção, gestão financeira, logística e atendimento, por exemplo. Ou seja, o marketing é um verdadeiro mix de outros elementos que dialogam entre si.

O mix de marketing é um conceito que surgiu pela primeira vez na década de 1950 pelo professor da Universidade de Harvard Neil Borden.

Já nos anos 60, o professor e especialista em marketing Jerome McCarthy incorporou ao conceito de mix de marketing a ideia dos 4 Ps – falaremos sobre eles logo mais à frente.

Anos depois, Philip Kotler foi responsável por aprimorar todos os estudos anteriores sobre o tema e difundir globalmente o conceito dos 4 Ps do mix de marketing que conhecemos hoje e que é utilizado por empresas de diferentes segmentos.

Segundo Philip Kotler, o mix de marketing trata da união de quatro elementos controláveis que representam uma visão holística do setor de marketing da empresa.

O objetivo do mix de marketing é despertar o desejo do público-alvo pelas soluções oferecidas e fazer com que elas cheguem até o comprador, globalizando as ações do time de marketing.

As variáveis que compõem o mix de marketing são definidas internamente durante o planejamento, visando contemplar os objetivos de marketing e obter as respostas desejadas dos clientes.

Um vídeo sempre ajuda a entender as coisas de forma mais rápida, confira este, do canal Viver de Blog, ele tem informações importantes:

Veja também: Veja como aprender marketing digital com 5 dicas exclusivas!

Quais os elementos que compõem o mix de marketing?

O mix de marketing é uma mistura de elementos considerados relevantes para o desempenho do negócio e que vão além da divulgação dos produtos.

Tratam-se de variáveis interdependentes, que exercem influência umas sobre as outras e que dependem do sucesso de uma para a outra obter sucesso também.

Por isso, esses elementos do mix de marketing devem ser planejados de maneira conjunta, mantendo-se alinhados de modo a gerar uma percepção uniforme sobre a marca.

Mas, afinal, quais os elementos do mix de marketing?

São eles: produto, preço, praça e promoção. Juntos, eles formam o que conhecemos como os 4 Ps do mix de marketing.

Eles são considerados os pilares para um plano de marketing eficiente, pois ajudam a definir o posicionamento da marca no mercado e a forma com que ela vai atingir o seu público-alvo e levar suas soluções até ele.

Mix de marketing é um  dos mais conhecidos e usados conceitos dessa área de atuação nas empresas, mas existem muitos outros que você precisa conhecer. Confira neste vídeo:

Veja mais: O que é marketing 360 º? Entenda como essa estratégia funciona!

Como definir os 4 Ps do mix de marketing?

Definir os 4 Ps do mix de marketing é fundamental para a construção de um plano eficaz e que traga os bons resultados que você espera para o seu negócio.

Sendo assim, veja abaixo como definir os 4 Ps:

1 – Produto

O produto é o primeiro P do mix de marketing. Ele trata justamente daquilo que a sua empresa comercializa, como um curso online, por exemplo.

Para a definição deste primeiro P, você deve focar no valor que a sua solução tem a agregar para os clientes. A partir disso, será possível traçar estratégias que façam com que o seu público perceba valor no seu produto e acabe comprando.

Ao definir o produto, você deve considerar:

  • As demandas que ele atende;
  • Seus benefícios e principais funcionalidades;
  • O valor tangível e intangível;
  • Como ele deve ser utilizado e com que finalidade;
  • Qual diferencial ele apresenta.

2 – Preço

O preço é também um dos pilares do mix de marketing e que influencia diretamente no desempenho do seu modelo de negócio do ponto de vista financeiro e da sustentabilidade do negócio.

Para definir este P, você precisa considerar a maneira com que o público enxerga a sua marca, o valor percebido, a média de preços praticados no seu mercado de atuação e a expectativa de lucro que você espera obter.

Preços muito altos podem até elevar a sua margem de lucratividade, mas ao mesmo tempo pode afastar potenciais clientes que não enxergam tanta diferenciação no seu produto que justifique pagar mais caro por ele em vez de comprar um produto semelhante do seu concorrente.

Por outro lado, preços muito baixos podem dar a impressão de que o seu produto apresenta qualidade inferior e deixar os clientes desconfiados. Além disso, você acaba diminuindo sua margem de lucro, o que pode comprometer a viabilidade do seu negócio.

Para a definição do preço, sem erros, considere:

  • Custos de produção;
  • Quanto seu público está disposto a gastar;
  • Preços praticados pela concorrência;
  • Sazonalidade;
  • Margem de lucro desejada.

3 – Praça

A praça se refere aos canais de distribuição e venda. Este P do mix de marketing trata das maneiras de fazer com que os seus produtos cheguem ao seu público.

Para definir a praça, é necessário saber quais regiões serão atendidas, quais e quantos serão os pontos de venda, como funcionará a logística de entrega dos produtos, o estoque das mercadorias etc.

4 – Promoção

Este é o P do mix de marketing que as pessoas mais conhecem, pois trata da divulgação em si da marca e dos produtos que a empresa oferece.

A promoção é o elemento que se refere às ações com foco em definir o posicionamento da marca, moldar a percepção do público e fazer com que mais pessoas tomem conhecimento da empresa.

Para definir este quarto P, considere:

  • As mídias que o seu público mais consome;
  • O horário mais adequado para fazer a sua mensagem chegar até o público desejado;
  • Os formatos de conteúdo que mais agradam seu público-alvo;
  • Utilizar uma linguagem compatível com a de seus potenciais clientes.

Por que o mix de marketing é tão importante?

O mix de marketing tem como objetivo gerar o interesse dos potenciais clientes nos seus produtos e em manter um relacionamento de longo prazo com a sua marca.

Tendo isso em vista, atentar-se ao mix de marketing é muito importante para identificar oportunidades, gerenciar riscos e ameaças, usar as forças do negócio a seu favor e oferecer aos clientes a melhor experiência possível em todos os pontos de contato com a empresa.

A importância do mix de marketing também se faz presente na possibilidade de segmentar melhor o público-alvo e direcionar melhor as estratégias de marketing e relacionamento.

A política de precificação é definida de maneira mais realista, capaz de gerar bons lucros para o negócio e ainda manter a empresa competitiva no mercado.

O mix de marketing ajuda também a jogar luz sobre os diferenciais dos seus produtos, permitindo utilizá-los como munição para se destacar e promover a marca.

Além disso, o empreendedor que faz uso do mix de marketing consegue ter uma visão holística do seu modelo de negócio, o que favorece a otimização de esforços e recursos disponíveis, diminuição de custos e aumento das conversões.

O mix de marketing também é importante para consolidar o posicionamento da marca e definir estratégias integradas, sem perder de vista o fato de que produto, preço, promoção e praça são elementos interdependentes.

Saiba mais: Descubra com esses 5 livros as estratégias de marketing que impulsionarão suas vendas

Mix de marketing: exemplo de aplicação

O mix de marketing é uma metodologia que pode ser útil de diferentes formas. Ao identificar, por exemplo, que existem maneiras mais baratas e igualmente (ou até mais) eficazes de fazer a distribuição dos produtos, a empresa pode traçar uma estratégia que permite alcançar novas praças, expandindo sua atuação.

Todos os 4 Ps do mix de marketing estão conectados. E para você entender melhor como ele funciona na prática, trouxemos aqui o exemplo de uma empresa que faz um bom uso do mix de marketing: a Apple.

Mix de marketing da Apple

A Apple é sempre citada como um case de sucesso quando o assunto é construção de marca e marketing no geral.

A Apple é um case de branding. Não é por acaso que se tornou uma love brand, adorada por um fandom incondicional.

1 – Produto

Nos 4 Ps do mix de marketing da Apple, o iPhone é o produto considerado carro-chefe da empresa e que costuma receber maior atenção dos esforços e investimentos em marketing. Novos modelos de iPhone são lançados periodicamente com atualizações que instigam o interesse do público-alvo da marca.

2 – Preço

Por se posicionar como uma marca “premium”, a Apple se direciona para um público com poder aquisitivo maior. Isso permite que ela cobre um preço mais caro por seus produtos.

3 – Praça

No que se refere à praça, a Apple é uma empresa presente em praticamente todo o globo, com lojas físicas espalhadas por diferentes países. Além disso, há também a loja online.

4 – Promoção

Por fim, em relação à promoção, a Apple costuma preferir por uma estética mais minimalista e “clean” em suas peças publicitárias. Além disso, sua estratégia de lançamento e divulgação de seus produtos busca gerar expectativa no público, anunciando suas novidades aos poucos até a data de um evento maior dedicado ao lançamento.

Para você entender ainda melhor os quatro Ps do marketing, selecionam dso esse vídeo do Canal de marketing Digital com dicas práticas de como usar em, seu dia a dias:

Não é à toa que os 4 pilares do mix de marketing continuam relevantes mesmo após décadas. Eles ainda são estudados e utilizados por empresas do mundo todo, dos pequenos negócios até as multinacionais.

Utilize o mix de marketing para orientar o seu planejamento e garantir mais eficácia às estratégias adotadas.

Para quem trabalha com produtos digitais, como cursos on-line, por exemplo, uma plataforma EAD de qualidade é fundamental!

Com a EAD Plataforma você tem acesso a diversas funcionalidades:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados.

Marque uma apresentação com a equipe e descubra como tudo isso vai ajudar seu negócio. Faça também um teste grátis para experimentar na prática!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy