Marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha: guia completo – o que é, origem, tipos e dicas

Fazer mais com menos. Esse é, talvez, o principal objetivo da maioria das empresas. Afinal, quem não quer potencializar os resultados empregando o mínimo de esforços, recursos e investimentos, não é mesmo?

Falando especificamente do marketing, esse objetivo pode ser alcançado por meio do chamado marketing de guerrilha. Você já ouviu falar?

Em alusão a táticas de guerra empregadas por tropas não convencionais, as ideias de marketing de guerrilha buscam gerar resultados de excelência utilizando os poucos recursos que se têm disponíveis.

Diariamente somos “bombardeados” por anúncios dos mais diferentes tipos, produtos e marcas. No entanto, nem sempre somos verdadeiramente impactados por essas peças. Na verdade, a maioria delas costumam passar despercebidas, sem gerar em nós o desejo ou interesse pelo que foi anunciado.

Porém, no marketing de guerrilha, a intenção é ir direto ao ponto para fazer com que a sua mensagem e sua marca sejam notados. E o melhor: investindo bem menos do que no marketing tradicional.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto? Então prossiga com a leitura deste guia completo sobre marketing de guerrilha.

Nas próximas linhas, vamos explicar o que é marketing de guerrilha e exemplos de campanhas bem-sucedidas.

Além disso, você vai entender qual a origem do marketing de guerrilha, os diferentes tipos, vantagens de aderir e seis dicas de como implementar na sua próxima campanha:

  1. Conheça o público-alvo da sua campanha;
  2. Priorize a originalidade;
  3. Firme parcerias com outras empresas;
  4. Monte um planejamento;
  5. Tenha cautela ao provocar determinadas emoções;
  6. Mensure e avalie os resultados da sua campanha.

Ah, e por fim, caso queira se aprofundar nessa temática, convidamos você a continuar até o final para conferir algumas recomendações de livros sobre marketing de guerrilha.

O que é o marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha é uma modalidade em que se busca promover uma marca e seus produtos de maneiras não convencionais e criativas.

O foco está causar um impacto imediato nas pessoas, chamar a atenção, gerar conversas sobre a mensagem que está sendo passada. Tudo isso, na maioria das vezes, com um investimento bem inferior ao que é observado nas campanhas de marketing mais tradicionais.

Qualquer empresa pode aderir ao marketing de guerrilha. Durante muito tempo, ele era associado às pequenas empresas, que faziam uso desse tipo de estratégia para conseguirem competir com as grandes organizações que detinha um orçamento mais confortável para investir em marketing e publicidade.

Porém, as empresas maiores também passaram a fazer uso do marketing de guerrilha, pois começaram a perceber que essa estratégia pode trazer resultados significativos.

Selecionamos este vídeo do Portal Administradores que explica mais alguns detalhes sobre o marketing de guerrilha:

Leia também: O que é marketing 360 º? Entenda como essa estratégia funciona!

Qual a origem do marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha tem sua origem na década de 1970. De autoria do publicitário Jay Conrad Levinson, o marketing de guerrilha foi inspirado nas estratégias adotadas pelas tropas vietnamitas durante a famigerada guerra do Vietnã.

Naquele evento, mesmo em desvantagem no que se refere ao poder de fogo, os combatentes do Vietnã conheciam muito bem o próprio território.

Assim, eles foram capazes de superar suas limitações bélicas com as técnicas de guerrilha, as quais consistem na ocultação e na extrema mobilidade dos combatentes.

Inspirado nessa guerra, Levinson chegou ao conceito de Guerrilla Marketing. Pequenas e médias empresas deveriam usar a criatividade para pensar em táticas de marketing alternativas e pouco convencionais se comparadas às comumente implementadas pelas grandes corporações da época.

A intenção é gerar um impacto grande com um investimento baixo.

Quais são os tipos de marketing de guerrilha?

As ideias de marketing de guerrilha podem se manifestar de diferentes formas. O que importa é a criatividade e a capacidade de gerar impacto nas pessoas.

Tendo isso em vista, os tipos de marketing de guerrilha mais comuns são:

1 – Marketing de guerrilha outdoors

O marketing de guerrilha outdoors se refere às ações que ocorrem ao ar livre. Geralmente, são intervenções em locais públicos ou em eventos externos, como feiras e exposições de rua.

O foco desse tipo de marketing de guerrilha é chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem a marca muito bem.

2 – Marketing de guerrilha indoors

Ao contrário do tipo anterior, aqui as campanhas de marketing de guerrilha acontecem em lugares fechados.

É muito comum observar ações desse tipo de marketing de guerrilha em shoppings, cinemas, banheiros e outros locais não muito convencionais para anunciar uma marca, mas que possuem um fluxo considerável de pessoas.

3 – Marketing de guerrilha discreto

No marketing de guerrilha discreto, o foco é promover inserções da marca de maneira quase que imperceptível. Quanto mais natural e orgânica a divulgação parecer, melhor.

É muito comum observar esse tipo de marketing de guerrilha em produções de audiovisual, quando pessoas em tela utilizam com naturalidade determinado produto ou mencionam uma marca durante um diálogo.

4 – Marketing de guerrilha interativo

Neste tipo de marketing de guerrilha, as pessoas podem interagir com as intervenções e, de certa forma, são integradas à campanha.

Para funcionar e transmitir a mensagem desejada, as campanhas interativas de marketing de guerrilha dependem que o público execute determinada ação, interagindo com a peça.

Vantagens de aderir ao marketing de guerrilha

Aderir às estratégias de marketing de guerrilha pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. A principal delas, como bem fizemos questão de mencionar repetidas vezes neste artigo, é o baixo investimento.

Criar uma campanha de marketing de guerrilha costuma custar bem menos do que uma campanha tradicional de marketing e publicidade de massa.

Além disso, outro ponto que conta a favor do marketing de guerrilha é o potencial de gerar impacto no público-alvo da campanha. Diferentemente do marketing tradicional, dificilmente a sua marca será ignorada perante às ações de marketing de guerrilha.

Dessa forma, é possível fixar a sua mensagem na mente das pessoas e fazer com que sua marca seja lembrada mais facilmente.

Como aplicar o marketing de guerrilha?

Agora que você já sabe o que é marketing de guerrilha, seus diferentes tipos e as principais vantagens que esse tipo de estratégia tem a oferecer, que tal conferir algumas dicas de como aderir ao marketing de guerrilha na sua empresa?

São recomendações de práticas essenciais para que você possa ser bem sucedido nas suas futuras campanhas.

1 – Conheça o público-alvo da sua campanha

É muito importante que a sua campanha de marketing de guerrilha esteja alinhada ao perfil do seu público-alvo. Conhecer para quem a marca se destina é fundamental para ajustar o discurso e utilizar os canais mais adequados, garantindo que a mensagem seja entregue para as pessoas certas.

2 – Priorize a originalidade

Para que uma campanha de marketing de guerrilha seja bem sucedida e se torne memorável, ela deve, antes de tudo, ser original.

Por mais que você queira replicar um case de sucesso e adaptá-lo à sua marca e seus produtos, é sempre mais indicado priorizar a originalidade e criar algo totalmente novo e único para a sua empresa.

3 – Firme parcerias com outras empresas

Trabalhar com marcas parceiras pode alavancar os resultados da sua campanha de marketing de guerrilhas. Procure unir forças com outras empresas para aumentar o engajamento e o alcance das suas ações.

Veja também: Quer aumentar e envolver seu público? Saiba como ter engajamento no YouTube em 7 passos

4 – Monte um planejamento

O planejamento é a chave para o sucesso de qualquer campanha de marketing. 

Busque colocar na ponta do lápis o quanto você está disposto a investir, o cronograma, os fornecedores dos materiais da ação, as responsabilidades de cada pessoa envolvida na campanha, as autorizações necessárias e os resultados que se espera alcançar.

Este conteúdo pode ajudar você: Plano de comunicação para empresa: acerte o alvo em 5 passos

5 – Tenha cautela ao provocar determinadas emoções

O marketing de guerrilha é conhecido por ser mais direto e “invasivo”. Por isso, é muito importante que se tenha um cuidado especial no que se refere às emoções provocadas na audiência.

De fato, o objetivo do marketing de guerrilha é causar impacto. Mas tome cuidado para não “pesar a mão”, especialmente se a sua campanha tocar em assuntos delicados, polêmicos e tabus.

Se você não tiver essa cautela, pode ser que o público acabe associando a sua marca a sentimentos ruins e desconfortáveis, distanciando-os dos seus produtos.

6 – Mensure e avalie os resultados da sua campanha

É muito importante que você mensure e avalie o desempenho da sua campanha de marketing de guerrilha.

Por meio de indicadores de desempenho e pesquisas, é possível saber o que deu certo e o que pode ser aprimorado para futuras campanhas.

Confira alguns indicadores: Indicadores de de marketing digital indispensáveis

Marketing de guerrilha: cases de sucesso

Existem inúmeros casos de empresas que obtiveram excelentes resultados em suas campanhas de marketing de guerrilha, sendo algumas mais grandiosas e ambiciosas e outras mais modestas mas não menos eficazes.

Para trazer um pouco de inspiração e esclarecer como isso se aplica na prática, confira a partir de agora 3 exemplos de marketing de guerrilha.

1 – HBO e a divulgação da série “The Sopranos”

A HBO promoveu uma campanha de marketing de guerrilha para divulgar a série “The Sopranos”, que conta a história de uma família de mafiosos.

Para essa campanha, a HBO colocou braços pendurados no porta-malas de táxis de Nova York, simulando um cadáver. A cena chama a atenção mas, ao olhar mais de perto, é possível ver um adesivo convidando as pessoas a assistirem “The Sopranos” na HBO.

2 – Anitta e o projeto check-mate

Em 2017, a cantora Anitta deu início ao aclamado projeto checkmate, que consistia em lançar uma música nova e um videoclipe novo por mês.

Para a divulgação do projeto, a cantora espalhou por diferentes capitais do país peças de xadrez.

Veja também o vídeo:

3 – ONG Medecins du Monde

A Medecins du Monde é uma ONG francesa que também atua com ajuda humanitária em vários lugares do mundo.

Preocupada com o aumento da população de rua em Paris, a ONG começou a distribuir tendas fáceis de montar para esses moradores.

Essa ação chamou a atenção do poder público, que passou a implementar políticas de acolhimento para retirar esses cidadãos da rua.

Livros sobre marketing de guerrilha para se aprofundar no assunto

E então, gostou de saber mais sobre marketing de guerrilha? Animado para implementar esse tipo de estratégia nas suas próximas campanhas?

Caso queira se aprofundar nessa temática, separamos aqui algumas dicas de livros sobre marketing de guerrilha:

  1. Marketing de Guerrilha, de Jay Conrad Levinson;
  2. Manual do marketing de guerrilha: Soluções inteligentes e eficazes para vencer a concorrência, de Chico Cavalcante;
  3. Marketing De Guerrilha: Estratégias matadoras para crescimento acelerado do seu negócio no século mais movimentado da história, de Eduardo Mikael;
  4. Marketing de Guerrilha: Transformando criatividade em dinheiro, de Victor Danilo de Paula;
  5. Marketing de guerrilha para leigos, de Patrick Garrigan;
  6. Marketing de Guerrilha: 7 Técnicas Para Detonar, de Erivaldo Ribeiro.

Leia mais: Descubra com esses 5 livros as estratégias de marketing que impulsionarão suas vendas

Quem trabalha dando cursos ou treinamentos online, além de um bom marketing, precisa de uma plataforma de ensino a distância que atende as expectativas dos alunos e seja fácil de usar.

Conheças a EAD Plataforma e seus recursos:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Emissão de certificados;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos.

Agende uma apresentação com o pessoal da EAD Plataforma e faça também um teste grátis para ver na prática como tudo isso funciona!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy