Monitoramento da marca: saiba para que serve e como fazer corretamente

Com a evolução da internet e das redes sociais, ficou muito fácil compreender o que as pessoas estão falando sobre seu negócio. Nesse sentido, comentários, críticas, sugestões e taxas de conversão, por exemplo, são respostas que ajudam o monitoramento da sua marca, contribuindo para identificar crises quando necessário. 

Muitas vezes, as pegadas digitais podem ser difíceis de medir. Enquanto um simples vídeo se torna fenômeno positivo, uma notícia falsa pode se difundir na mesma proporção, gerando resultados nada satisfatórios. 

Isso só comprova que monitorar a marca possibilita que você mude estratégias não bem aceitas pelo público e que possam estar prejudicando seu negócio. 

Quer entender melhor sobre este assunto? 

Ao longo deste artigo, vamos explicar como funciona o monitoramento da marca e como realizá-lo. Continue com a gente e boa leitura!

O que é monitoramento da marca? 

Monitoramento da marca é um conjunto de ações que visa captar informações sobre o pensamento das pessoas sobre determinado negócio. Essa métrica serve tanto para a verificação de sites quanto para as redes sociais. Além disso, com ela, é possível acompanhar o que e quem fala, tipo de linguagem, em que meios os comentários estão presentes e como surge a conversa sobre tal assunto. 

O próprio monitoramento ajuda a compreender se as estratégias de marketing estão gerando resultados positivos ou se precisam de adequação. Assim, você pode obter respostas para tomar decisões assertivas sobre uma determinada campanha, por exemplo. 

Diferença entre monitoramento e análise da marca 

Monitorar e analisar são ações diferentes e complementares, embora pareçam a mesma coisa. O monitoramento pode ser compreendido como uma leitura passiva das funções online da sua marca. 

Por meio de ferramentas específicas e da sua equipe, você terá informações capturadas que o ajudarão a medir a quantidade de likes, qual plataforma, conteúdo e horários de maior interação com sua página. Na prática, o monitoramento leva você a desenhar como sua marca é percebida na internet.

Já a análise é um método mais profundo. Por meio de avaliação de dados fornecidos pelas plataformas, você pode identificar a saúde da empresa, e assim, definir a melhor comunicação que deve ser empregada, o conteúdo mais adequado, os canais e a linguagem. 

A pesquisa nas redes sociais, por exemplo, facilita a construção de um planejamento que faça diferença para o target da marca. 

Em outras palavras, o monitoramento captura informações, enquanto a análise age para encontrar a melhor direção para seu posicionamento, principalmente nas redes sociais. 

Qual é a importância do monitoramento para sua marca? 

Se você percebeu a necessidade de estar presente no mundo online e nas redes sociais, provavelmente identificou o quanto eles são primordiais para o relacionamento com o cliente e a divulgação da marca. Por isso, listamos algumas vantagens de optar pelo monitoramento. Confira!

  1. Compreensão: monitorar as redes sociais o ajudará a entender como funciona esse sistema e quais são as melhores formas de usá-las.
  2. Feedback: se sua empresa deseja crescer, ela deve estar aberta a receber críticas e sugestões. Em sua maioria, os comentários são feitos de forma voluntária, tornando-se importantes para trazer bons insights
  3. Interação: ao mesmo tempo que os feedbacks possibilitam melhor entendimento sobre seu negócio, eles ajudam você a interagir e a se comunicar de forma mais transparente com seu público-alvo. Entenda que o monitoramento estimula a responder dúvidas, perguntas ou, simplesmente, agradecer elogios. 
  4. Fãs da marca: não tem notícia melhor do que descobrir quem defende você de forma espontânea. Os fãs são fiéis, pois acreditam na sua marca, portanto, dê uma atenção especial e cultive bom relacionamento com eles. 
  5. Autoridades: o monitoramento pode servir para você identificar as pessoas mais representativas do mercado. Conecte-se com elas para obter seus pontos de vista, e assim, gerar mais oportunidades de vendas.
  6. Redução de crises: muitos problemas de uma empresa podem ser detectados nas redes sociais. Nesse aspecto, o monitoramento tende a contornar situações constrangedoras antes que ganhe grandes proporções. 

Saiba mais: Como fazer gestão de redes de franquias? 6 dicas para garantir que seu negócio dispare!

Como fazer o monitoramento da marca? 

O monitoramento da marca é realizado por meio de ferramentas específicas capazes de ler as atividades do negócio quanto de quem interage. 

Os dados são capturados e armazenados em diferentes categorias. Por isso, as ferramentas usam indicadores para melhor organização das informações. São eles:

  • Twitter: dados demográficos, idade, gênero e estado;
  • Instagram e Facebook: compartilhamento de Reels, engajamento das publicações, comentários, impressões e itens salvos;
  • Tik Tok: comentários e engajamento;
  • Youtube: comentários, número de visualizações, de inscritos e engajamento;
  • Google Meu Negócio: avaliações, número de downloads, alcance dos anúncios e impressões;
  • Spotify: número de reproduções, seguidores e audiência;
  • Reclame Aqui: tipos de reclamações, históricos e tempo médio de atendimento.

Em caso de mídias pagas, é possível obter métricas de engajamento e alcance em posts patrocinados e dark posts para Instagram e Facebook. 

Como funciona o monitoramento de marca no INPI? 

O Brasil se consagra como o 7º País com mais empreendedores do mundo, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Se por um lado isso é positivo, sendo benéfico em relação à criatividade, inovação e coragem, por outro é preocupante. 

Como nem tudo se cria e, muitas vezes, se copia, a classe empreendedora precisa se atentar aos empreendimentos e seus registros. Por isso, a importância de fazer o monitoramento da marca. 

Sendo assim, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é uma autarquia federal responsável pela disseminação e garantia dos direitos das propriedades, possibilitando o registro de marcas. 

Para um acompanhamento mais consistente, evitando que uma empresa copie o seu projeto e mude algumas especificações, o órgão disponibiliza a ferramenta PUSH para informar quando há publicações na RPI (Revista da Propriedade Industrial), permitindo obter dados dos processos de marca.

Para realizar a pesquisa, você deve estar logado no site do INPI.

Leia também: 4 ferramentas de redes sociais que você precisa conhecer

Como associar o monitoramento da marca nas redes sociais ao EAD?

Ferramentas para monitoramento e gerenciamento de redes sociais são fundamentais para empresas que querem fortalecer sua marca, captar clientes e estar mais próximas do seu público-alvo. Ao mesmo tempo, elas são imprescindíveis porque permitem uma aproximação com o cliente sem grandes custos. 

Logo, se você tem um negócio que oferece cursos ou treinamentos online, que tal aliar suas redes sociais muito bem gerenciadas e monitoradas com a melhor plataforma de hospedagem do mercado?

Se você gostou da ideia, chegou a hora de conhecer a EAD Plataforma, que com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar o crescimento dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy