Storytelling corporativo: aprenda a utilizar essa técnica e eleve sua marca!

Você já participou de uma apresentação de resultado ou uma palestra motivacional onde o café parecia ser a única forma de evitar que caísse no sono? No mundo corporativo sabemos que muitas vezes essas coisas podem ser entediantes. Mas isso se dá principalmente pela forma de transmitir o conhecimento. É aí que entra o storytelling corporativo como forma de melhorar essa comunicação. 

O storytelling corporativo surge para transformar o conhecimento em uma mensagem que seja mais interessante e mais facilmente compreendida.

Mas para isso as histórias precisam ser cativantes e se aproximarem da realidade de quem será impactado por ela. 

Em um estudo realizado pela Lukso, agência especializada em publicidade em formato de storytelling, foi constatado que 97,6% dos entrevistados acredita que histórias reais são as mais relevantes quando se aplica o storytelling, valorizando a verdade e autenticidade da marca.  

A técnica do storytelling corporativo é simples de ser aplicada, mas não significa que seja fácil.

É por isso que neste artigo você vai aprender o que é storytelling corporativo e como aplicá-lo na realidade do seu negócio para cativar mais pessoas e aumentar o alcance da sua marca. 

Gostou? Então continue a leitura até o final!

O que é storytelling corporativo?

O storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias com um objetivo final. 

Desse modo, ao mexer com os sentimentos e provocar emoção com uma história próxima da realidade do interlocutor, as pessoas costumam não apenas prestar mais atenção, mas também se enxergar na história, o que gera uma inspiração por parte de quem está escutando. 

Essa técnica lembra as fábulas que ouvíamos quando crianças: uma história que sempre traz consigo uma moral e que quer nos ensinar algo.

No caso do storytelling, a moral da história pode ser o que você quiser, desde que faça sentido com o que está sendo contado. 

Portanto, o storytelling corporativo nada mais é do que a aplicação dessa técnica no mundo empresarial, de modo a tornar mais fácil de compreender o que se quer passar para os funcionários da empresa.

“Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história”

Hannah Arendt

Como usar storytelling em uma empresa?

Agora que você já sabe o que é o storytelling corporativo, chegou a hora de aprender como usar o storytelling em uma empresa. 

Em uma empresa, você pode usar o storytelling corporativo em diversos momentos:

Primeiro, defina qual a mensagem que você quer passar e qual o objetivo final dela.

Com isso, antes de criar a história, é muito importante conhecer muito bem o seu público-alvo. Saber com quem está falando tornará a criação da história algo muito mais fácil e fluido.

Atente-se aos exemplos incluídos, às situações criadas, ao tipo de linguagem e os personagens envolvidos. Tudo deve se aproximar do seu público para que ele possa criar uma conexão com a história. 

Técnica de storytelling

Uma vez definida a mensagem, o objetivo e o público, chegou a hora de usar técnicas de storytelling para criar a sua história inspiradora. Uma das técnicas mais utilizadas é a chamada “jornada do herói”. 

A jornada do herói foi muito estudada por Joseph Campbell, em seu livro O Herói das Mil Faces.

Na obra, Campbell analisou diversas histórias (mitos, lendas e fábulas) e chegou à conclusão de que elas apresentam em sua grande maioria uma série de etapas comuns. Ele descreveu cada uma delas. 

Essa análise tornou muito mais fácil o ato de escrever uma história cativante.

Confira no vídeo abaixo quais são essas etapas:

Mas lembre-se sempre de incluir uma história que faça sentido para o seu público. Conte uma história de modo que quem está escutando possa se identificar, possa se imaginar no mesmo lugar, isso o aproxima do cenário que foi criado. 

Com isso, o interlocutor irá não só prestar mais atenção, como não esquecerá tão fácil essa história. 

Exemplos de storytelling corporativo

A ciência afirma que nós prestamos mais atenção em acontecimentos que nos causam emoção. 

Como exemplos de storytelling corporativo, você pode utilizá-lo para:

  • Informar sobre algo;
  • Chamar atenção para algo relevante;
  • Criar uma conexão;
  • Levar a uma tomada de decisão.

Exemplo prático: TED 

TED é uma organização que oferece palestras, chamadas de TED Talk, realizadas em auditórios do mundo todo e transmitidas pela internet sobre os mais diversos assuntos. 

Apesar de diferentes entre si, todas as palestras possuem duas características essenciais em comum: utilizam o storytelling para transmitir a mensagem e duram cerca de 10 a 20 minutos (período de tempo que a ciência afirma que conseguimos prestar atenção). 

Assista a um dos TEDs mais vistos do mundo no vídeo abaixo:

Use como inspiração os TED Talks para criar uma história em que seu público possa se identificar. 

Está na hora de colocar em prática o seu storytelling corporativo!

A técnica de storytelling é muito útil para emocionar o interlocutor e fazê-lo se sentir mais próximo da situação que está sendo contada. 

No mundo empresarial, o storytelling corporativo pode melhorar o relacionamento entre gestores e colaboradores e até mesmo entre áreas ou equipes, por tornar a comunicação mais acessível a todos. 

Na hora de passar treinamentos, por exemplo, é uma boa ideia abusar do storytelling para reter a audiência, fazê-la prestar mais atenção e entender melhor o recado.

E se você está precisando de uma boa ferramenta para hospedar o seu treinamento online, precisa conhecer a EAD Plataforma!

Com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Acompanhe a evolução dos funcionários em tempo real, aplique provas, emita certificados e conte com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso ou treinamento online.

Você também conta com proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.

Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a utilizar a mais completa plataforma de ensino a distância.

Neste artigo você aprendeu o que é e como usar o storytelling corporativo na realidade do seu negócio para cativar mais pessoas e aumentar o alcance da sua empresa.

Conheça outros conteúdo que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy