algoritmo do YouTube

Algoritmo do YouTube: o que é, como funciona e 3 dicas para usá-lo a seu favor e impulsionar o seu canal

Produtores de conteúdo para as redes sociais em geral costumam travar uma luta diária com o temido algoritmo das plataformas.

Isso porque, basicamente, o algoritmo é o responsável por determinar o alcance das suas publicações, sugerindo seus conteúdos para usuários que podem se interessar por aquilo que você postou.

Neste artigo, o nosso foco será em compreender o que é e como funciona o algoritmo do YouTube, considerado o maior e mais acessado site de vídeos do mundo.

Prossiga com a leitura e confira nas próximas linhas algumas dicas para usar o algoritmo a seu favor com técnicas de YouTube SEO e impulsionar o alcance e as visualizações dos seus vídeos:

  1. Foque no bom uso de palavras-chave;
  2. Estabeleça uma frequência razoável para publicação de vídeos;
  3. Faça bons CTAs.

O que é algoritmo do YouTube?

Um algoritmo pode ser definido como uma sequência de regras e instruções que buscam solucionar um determinado problema.

Trata-se de um “receita” com os passos de como executar certas tarefas e atingir um objetivo.

No caso do YouTube, o algoritmo dessa plataforma tem como objetivo sugerir os melhores vídeos para cada usuário de modo a mantê-los assistindo os conteúdos recomendados pelo máximo de tempo possível.

Ou seja, é possível definir o que é o algoritmo do YouTube como uma série de regras que busca encontrar o conteúdo ideal para cada espectador, seja nos resultados de pesquisa ou nos fluxos de vídeos recomendados.

Para isso, são considerados o comportamento do usuário na plataforma e o desempenho e a relevância dos vídeos para aquele usuário no momento.

Leia também: Como vender cursos no YouTube sem gastar com anúncios pagos?

Como funciona o algoritmo do YouTube?

A intenção do algoritmo do YouTube é compreender como o usuário da plataforma se comporta para, a partir disso, sugerir conteúdos personalizados e relevantes para ele.

Nesse sentido, são considerados vários fatores para traçar o perfil e as preferências de cada usuário do YouTube, como vídeos marcados como “Gostei”, “Não Gostei” e “Não me interessa”, histórico de plays, tempo dedicado a cada vídeo, inscrições, canais mais assistidos, buscas anteriores etc.

O algoritmo do YouTube funciona de forma a oferecer aos usuários a melhor experiência possível e ajudá-los a encontrar exatamente o que eles querem ver, garantindo que eles sempre voltem a acessar a plataforma.

O algoritmo também considera algumas características dos próprios vídeos que são publicados no YouTube. Tratam-se de informações que vão determinar o que será exibido para os usuários nos resultados das buscas e nas recomendações, como:

  • título;
  • descrição;
  • palavras-chave;
  • hashtags
  • likes e deslikes;
  • comentários;
  • taxa de retenção;
  • compartilhamentos;
  • data de upload;
  • frequência de publicação do canal.

É importante ressaltar que o algoritmo do YouTube não determina se o vídeo é bom ou ruim. O que ele faz é se certificar de que os usuários encontrem conteúdos que eles gostam.

Leia mais: 6 passos pra lá de importantes para escrever uma copy para YouTube

Pesquisas com o usuário para “ensinar” o algoritmo

Já faz um tempo que o YouTube tem realizado pesquisas com os usuários da plataforma para entender melhor suas preferências e aprimorar os conteúdos que são entregues a eles.

A intenção desses questionários é “ensinar” o algoritmo a fazer sugestões mais certeiras tanto na página inicial do YouTube como no que assistir a seguir e nos resultados da caixa de pesquisa. Assim, aumenta-se a satisfação dos usuários.

Se você está pensando em usar o YouTube para divulgar seu conteúdo e ter um negócio online, com o objetivo de obter uma renda extra, preparamos um vídeo que vai te mostrar quanto um YouTuber ganha com essa atividade. Aperte o play e prepare-se para aumentar seus ganhos!

YouTube SEO: como otimizar seu conteúdo e utilizar o algoritmo a seu favor?

Se você quer começar a produzir conteúdos para o YouTube, é muito importante saber aplicar algumas técnicas de Search Engine Optimization – SEO. 

Confira a partir de agora algumas dicas de YouTube SEO para otimizar a busca por seus conteúdos e fazer com que mais pessoas visualizem os vídeos do seu canal.

1 – Foque no bom uso de palavras-chave

As palavras-chave são fundamentais para posicionar bem os seus vídeos nos resultados de busca e nas recomendações do YouTube.

Para que o YouTube entenda que o seu conteúdo tem a ver com o que o usuário está buscando, você deve utilizar as palavras-chave adequadas ao assunto tratado no seu vídeo.

Elas devem ser inseridas de forma orgânica no título, na descrição do seu vídeo e nas thumbnails.

Thumbnails? Se você não sabe, este vídeo vai te mostrar todos os segredos sobre elas:

2 – Estabeleça uma frequência razoável para publicação de vídeos

A frequência com que você sobe vídeos no YouTube também é levada em consideração pelo algoritmo da plataforma.

O YouTube tende a dar destaque para vídeos recentes. Portanto, evite dar intervalos muito longos entre uma publicação e outra, estabeleça uma frequência razoável e consistente.

Uma boa média seriam dois vídeos por semana, mas sempre com qualidade. Por isso, se você não tem capacidade para gerar esse volume, poste um pouco menos, porém, sempre fazendo de tudo para que o vídeo seja o melhor possível. 

3 – Faça bons CTAs

Os Calls to Action – CTAs – são os chamados para a ação. Você convida sua audiência a realizar determinadas ações, como deixar um comentário, dar like no vídeo, acessar a playlist sobre um assunto que possa interessar o espectador, linkar outros vídeos do seu canal que fala com mais detalhes sobre algum tópico que você mencionou no presente vídeo.

Dessa forma, você gera mais engajamento e contribui para que o algoritmo do YouTube entenda que seus conteúdos são relevantes.

Saiba mais: Call to action (CTA): quando a ação gera uma boa reação! 

Para que você se beneficie ainda mais do algoritmo do YouTube, selecionamos este vídeo do canal Dicas do Gelli:

Bom, agora que você já sabe o que é e como funciona o algoritmo do YouTube, siga as dicas que trouxemos aqui para otimizar seus conteúdos e alavancar as visualizações do seu canal.

Se você pretende usar vídeos como conteúdo de um curso online, preparamos um ebook para você alcançar o sucesso nessa ativida, baixe agora, é grátis: 10 passos para começar seu curso online 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy