Post EAD Plataforma 18-01-2018 como dar aula online

Como dar aula online ao vivo no seu curso?

Procurando maneiras de dar um toque especial no seu curso online? Pois saiba que entender como dar aula online ao vivo é a grande tendência da vez.

Sabemos que tornar a experiência de aprendizado dos alunos EAD o mais natural possível é o objetivo de todos que trabalham com produção de conteúdo

E a transmissão de aulas ao vivo pode facilitar muito o seu caminho para atingir esse objetivo. 

Aposto que nossa introdução despertou sua curiosidade, não é mesmo?

Então  preste atenção às dicas que trouxemos logo abaixo e descubra tudo sobre como dar aula online ao vivo.Vamos lá!

Por que utilizar a transmissão de aulas ao vivo?

As transmissões ao vivo estão em alta e, acredite em mim, não é à toa. Elas realmente têm muito potencial para prender a atenção das pessoas.

Por exemplo, você pode acessar a sua conta do Instagram agora mesmo que, com certeza, encontrará alguém falando em tempo real com os seus seguidores.

Inclusive, o índice com previsões e tendências para redes visuais, publicado pela Cisco, prevê que até 2022 as transmissões ao vivo representarão 17% de todo o tráfego de vídeo da internet.

Por isso, você pode muito bem tirar uma “casquinha” desse recurso e aplicá-lo no seu curso online. E nós podemos dar um bom motivo para isso!

Engajar alunos EAD prendendo sua atenção é realmente um desafio para os tutores de cursos online. Se você é um deles, deve estar sempre em busca de novas alternativas, para explorar os diversos formatos de conteúdo EAD de forma mais efetiva.

A grande questão para obter sucesso em um curso online é simular o ambiente de uma sala de aula tradicional com o máximo possível de verossimilhança.

E é justamente aí que reside a maior vantagem de saber como dar aula online ao vivo.

Esse é um excelente formato para diminuir a distância física entre você e os seus alunos, fazendo com que eles tenham a sensação de estar em uma aula presencial.

Interações em tempo real, perguntas ao vivo e troca de experiências entre os envolvidos são coisas que podem fazer falta para os alunos EAD.

Neste caso, a transmissão de aulas ao vivo você pode acabar com esses problemas.

Vale ressaltar que não queremos que você mude  todas as suas videoaulas para aulas ao vivo.

Na verdade, o ideal é, que o recurso seja utilizado em determinadas situações, adicionandor um status de importância ao momento.

As vantagens de descobrir como dar aula online ao vivo

  • Capta a atenção dos alunos de forma mais efetiva;
  • Reduz a sensação de falta de aulas presenciais;
  • Ajuda a conectar os alunos que estão matriculados na mesma turma;
  • Permite a interação dos alunos através de chat online;
  • É uma vantagem competitiva em relação a concorrência;
  • Agrega valor ao curso, como uma ação inovadora;
  • Aproxima o relacionamento entre o tutor EAD e os alunos;
  • Gera oportunidades de ensino mais espontâneas;
  • Facilita a discussão de temas complexos e delicados;
  • Torna o processo de aprendizagem mais dinâmico;
  • Ajuda a diminuir a evasão de alunos.

Agora você já entendeu as vantagens de descobrir como dar aula online ao vivo. Então, para prosseguir, que tal falarmos sobre algumas ideias de quando usá-las?

Em que situações utilizar a transmissão de aulas ao vivo?

Pois bem, já demos bons motivos para você utilizar a transmissão de aulas ao vivo na estrutura do seu curso online.

Por isso, achamos importante também trazer algumas ideias de situações em que vale a pena investir nesse recurso. Veja só a nossa lista:

  • Na aula inicial de uma nova turma do seu curso. Você poderá se apresentar e estabelecer ali uma relação mais próxima com os alunos;
  • Na realização de uma “aula especial” ou “aula bônus”, que pode ser oferecida como um benefício do curso;
  • Durante a introdução de novos temas ou para a apresentação de questões que possam gerar um debate entre os alunos do curso;
  • Em aulas ou cursos que sejam apresentados em formato de Workshop;
  • Para aproveitar datas comemorativas que possam ser interessantes para o segmento do seu curso;
  • Em marcos do curso, como, por exemplo, ao atingir um determinado número de aulas, na ocasião do seu lançamento ou encerramento.

Além disso, a transmissão de aulas ao vivo pode ser utilizada como um benefício que agregue valor ao preço final do seu curso.

Ou seja, um curso com aulas ao vivo pode ter um custo mais elevado em relação aos que possuem apenas aulas presenciais.

Como dar aula online ao vivo?

Então, é justamente aqui que nós temos a dica de ouro para quem criou sua própria empresa de cursos online.

Se você já estava pensando que, para dar aula online ao vivo, seria necessário contratar alguma ferramenta a mais, fique tranquilo.

Não é preciso recorrer ao Skype, Hangouts, nem fazer a integração com qualquer outro software .

Você só precisa fazer uma coisa: Escolher a plataforma EAD certa para o seu curso online, que já tenha esse recurso entre as suas funções.

Desta maneira, você poderá oferecer aulas ao vivo para o seus alunos, com chat para interação, de forma fácil e descomplicada.

A EAD Plataforma, por exemplo, já conta com essa função. Além, é claro, de todas as outras ferramentas que o seu curso online precisa.

Se você está disposto a colocar em prática nossas dicas sobre como dar aula online ao vivo, mas ainda não tem a plataforma ideal para isso, não se preocupe!

Entre em contato com a nossa equipe ou solicite um período gratuito de teste da EAD Plataforma e experimente todas as nossas funcionalidades! 

Em suma, você não precisa gastar mais dinheiro, nem desperdiçar o seu tempo. Você encontra tudo em um único lugar. Basta falar com a nossa equipe!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy