copy para linkedin

O que é copy para LinkedIn? Como criar uma para sua marca? Aprenda!

Você sabe o que é e como fazer uma copy para LinkedIn?

Usar a técnica de escrita nessa rede social focada em negócios pode gerar oportunidades interessantes – seja para a venda de seus cursos online, seja para engajar os colaboradores da sua empresa.

Afinal, o LinkedIn não para de crescer e é possível atingir um grande número de pessoas!

Segundo dados da própria rede, são cerca de 756 milhões de usuários em todo o mundo – 114 milhões só na América Latina.

Certo, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Continue e entenda de uma vez por todas como criar uma boa copy para LinkedIn.

Copy para LinkedIn: o que é e como fazer?

A copy é uma técnica de marketing digital, que foca na produção de conteúdos de texto e imagem, com o objetivo de persuadir seus leads a se converterem no seu negócio. 

Em outras palavras, é aliar recursos de convencimento (como os gatilhos mentais) e uma boa escrita – que transmita informação – para convencer os usuários a tomar determinada ação: 

  • consumir algum conteúdo;
  • entrar em contato contigo;
  • ou mesmo efetuar uma compra.

Mas onde entra a copy para LinkedIn?

Bom, nessa rede social de negócios, você pode usar a técnica de copy em basicamente 3 formatos de conteúdo:

  • perfil profissional;
  • artigos no Pulse;
  • posts na company page.

Vamos entender os detalhes de cada um? Confira na sequência!

1. Copy para seu perfil no LinkedIn

O perfil é um dos primeiros resultados que aparecem no sistema de busca do LinkedIn – ou seja, é como o público encontra você na rede social. 

Veja 3 dicas para tornar seu perfil profissional campeão!

Crie uma introdução completa

Preencher os campos de introdução (como nome, título, formação acadêmica e outros contatos) é importantíssimo. Isso porque eles mostram para os usuários, de forma rápida, quem é você e qual a sua especialidade.

E uma dica de copy para LinkedIn é diferenciar o seu título. Muitas pessoas colocam apenas a profissão (por exemplo: fotógrafo), mas a chave dessa estratégia é ser criativo!

Se você colocasse “fotógrafo especialista em captar a essência da natureza” soaria diferente, não?

Mostre uma proposta de valor no resumo

Certo, seguindo o preenchimento do perfil do LinkedIn, chegamos à seção “resumo”. 

Pense nesse texto como aqueles que ficam atrás da capa de um livro: é ali que você contará sua história em 2000 caracteres – e, de certa forma, venderá seu peixe para quem está lendo.

Procure colocar suas especialidades, falar sobre um projeto de destaque que já realizou, mostrar como você mudou a vida das pessoas com quem teve contato… É a sua chance de transmitir uma proposta de valor, que impacte positivamente o usuário.

Capriche no histórico profissional

Por fim, é hora de preencher os campos de experiências profissionais. 

O legal é que dá para colocar um minicurrículo em cada seção – uma ótima oportunidade de usar a copy para falar como você contribuiu para a empresa!

Leia também: Marketing no LinkedIn: um guia para potencializar o seu perfil na rede

2. Copy para seus artigos no Pulse

Sabia que o LinkedIn tem uma espécie de blog próprio, no qual você pode escrever e publicar artigos? É o Pulse, que ajuda a construir mais autoridade para sua marca, pessoal ou profissional. 

A seguir, entenda como usar a copy para LinkedIn nos artigos!

Faça um título impossível de ser ignorado

Quando você entra em um portal de notícias (ou mesmo folheia o seu jornal), vê dezenas e dezenas de matérias. Impossível ler todas, né? 

O que você faz, então, é uma coisa que o leitor do LinkedIn também faz: prioriza o conteúdo que mais te atrai. E o título é fundamental para isso!

Ao escrever seu artigo, comece com essa chamada – que deve dar um “spoiler” do que o conteúdo abordará. E quanto mais criativo, melhor!

Existem diversas técnicas para elaborar títulos matadores, impossíveis de serem ignorados. Quer conferir algumas ideias? Veja aqui:

Escreva pensando no seu público

Ok, depois de definir o seu título, é hora de pensar no conteúdo do artigo. Claro que você escreverá sobre algo que domina, mas é necessário também se colocar no lugar do leitor.

De nada adianta escrever de maneira supercomplexa se o seu público não entende uma palavra, né? Por isso, vale dar uma dinâmica legal para o texto, fazendo um filtro nas “dores” das pessoas e fornecendo respostas para isso.

Crie um CTA

Como falamos no início da matéria, a função da copy para LinkedIn é fazer com que o usuário tome uma ação.

Nem sempre dá para vender seu negócio de forma tão direta em um artigo do Pulse, mas ele pode servir de apoio para levar o leitor ao seu site (ou às suas outras redes sociais).

Eis, então, a importância de criar um CTA – que nada mais é que uma chamada para ação. É bom que a chamada seja imperativa, para persuadir o usuário a clicar.

Veja um exemplo: “Gostou deste artigo? Acesse meu site e veja outras dicas exclusivas!”

3. Copy para seus posts na company page

Essa parte da copy é para você que deseja ter uma página da sua marca dentro do LinkedIn. Ela é diferente do seu perfil – já que permite publicações de posts de conteúdo, se assemelhando às páginas do Facebook.

Não sabe como criar a company page? Sem problemas! Este vídeo explica direitinho:

Elabore um texto direto

Bom, com a company page criada, é hora de começar a produzir os conteúdos dos seus posts – que são compostos por texto descritivo e imagem.

É importante que esse texto vá direto ao ponto e, se possível, esteja vinculado a um artigo que você já produziu.

Os posts podem falar da sua marca no geral ou mesmo divulgar os seus produtos e serviços.

Escolha uma imagem relevante

Sabia que um post com imagem pode dobrar o engajamento dos usuários? É o que mostra uma compilação de estatísticas do LinkedIn, feita pela Omnicore

Por isso, além do texto, é legal se atentar à escolha da foto. Com um simples software de edição de imagens, como o Canva ou o Trakto, você consegue criar posts bem bacanas!

Leve as pessoas ao seu site

Como na copy para artigos, o CTA nos posts é fundamental: é a sua oferta, a sua solução para a dor do usuário.

Aqui, também dá para linkar para o seu site. Assim, você aumenta o tráfego na sua página e segue melhorando as taxas de conversão.

Se você quiser saber mais sobre o universo de copywriting, este vídeo ensina outras possibilidades. Vale a pena assistir!

Dica final: conte com uma estrutura digital

Já que falamos sobre site, saiba que a EAD Plataforma pode ajudar!

Ter um espaço na internet para chamar de seu complementa diversas estratégias de marketing digital – principalmente quando elas estão relacionadas a geração e qualificação de leads, como é o caso da copy.

Ao contratar a estrutura da EAD Plataforma, é possível ter um site só para você, com recursos de hospedagem de vídeos e outros conteúdos – além de formulários para captação de contatos de seus clientes.

Quer ver outras vantagens e entender como a plataforma se adapta perfeitamente ao seu negócio? Faça um teste totalmente gratuito a partir de agora!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy