Como fazer um relatório de aluno indisciplinado + dicas

Relatório de aluno indisciplinado: o que é e como fazer

O relatório de aluno indisciplinado é uma ferramenta importante para estabelecer a comunicação entre pais e professores. 

É através desse diagnóstico que os educadores podem entender se o comportamento e aprendizado estão evoluindo de maneira esperada em cada fase. 

Muitos professores podem ter dificuldades na hora de produzir o relatório de aluno indisciplinado, pois é necessário tomar cuidado com os termos utilizados. 

Por isso, reunimos as principais dicas de como produzir esse relatório, além do que deve e o que não deve entrar no documento, confira! 

O que é um relatório de aluno indisciplinado

O relatório de aluno indisciplinado é um parecer sobre o desempenho do estudante ao longo do bimestre, semestre ou ano letivo. 

Essa ferramenta é essencial para o acompanhamento de alunos indisciplinados ou com algum problema de aprendizagem, para que professores possam avaliar o avanço desse estudante ao longo do tempo. 

Essas observações devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. 

Com base nos conhecimentos, competências e habilidades esperadas que os estudantes desenvolvem ao longo da escolaridade básica pelo BNCC, e pelo comportamento diário desse aluno na escola, é possível fazer o relatório de aluno indisciplinado. 

Como fazer um relatório de aluno indisciplinado

Ao produzir um relatório de aluno indisciplinado, o educador deve ter em mente que essa é uma ferramenta para ajudar o aluno a atingir seus objetivos e avançar no aprendizado. 

Observe e faça anotações

Professores possuem muitos alunos e, por isso, não deixe para fazer o relatório de aluno indisciplinado em um único dia e confiando apenas na sua memória. 

Faça anotações do comportamento dos alunos diariamente, assim como seus avanços em relação às disciplinas ofertadas. 

Depois, com essas anotações em mãos, será possível avaliar o que entra dentro do relatório. 

Responda perguntas

Há alguns questionamentos que devem ser respondidos no relatório de aluno indisciplinado e que podem ajudar a dar um “norte” na hora da produção, como: 

  • Há algum problema de aprendizado ou de comportamento?
  • O que o aluno já sabe? Em quais pontos há dificuldade?
  • Quais foram seus avanços no período avaliado?
  • Quais as intervenções necessárias para que o processo de aprendizagem avance?

Ofereça soluções

Esse tipo de relatório não deve ser um trabalho de mera observação e descrição. 

Essa ferramenta deve ser usada para indicar caminhos para que a aprendizagem seja realizada, encontrando meios de resolver os problemas do aluno. 

Por isso, o educador deve exercitar sua habilidade crítica e apresentar possíveis soluções para as dificuldades de aprendizagem do aluno. 

Escolha as palavras certas

Por mais difícil de lidar e indisciplinado o aluno seja, o professor precisa saber como colocar em palavras o seu diagnóstico sem ofender o discente, usando a forma culta da língua portuguesa e sem utilizar palavras pejorativas. 

Vamos a alguns exemplos: 

  • Trocar “Aluno é agressivo e sem limites” por “Aluno demonstra agressividade em situações de conflito e usa meios físicos para alcançar o que deseja”. 
  • Trocar “Aluno distraído em sala de aula e sem uma boa estrutura familiar” por “Aluno não demonstra interesse nas atividades propostas e parece desligado da realidade. Além disso, aparenta ser desassistido pela família”. 

Observe o relatório anterior

O processo educativo é contínuo, por isso é fundamental observar relatórios e anotações anteriores para observar o avanço da criança e fazer comparações. 

Indicar se o comportamento e o desempenho do estudante melhorou ou piorou ajuda a medir se as soluções dos professores estão sendo efetivas ou se precisam de ajustes. 

Adaptações para cada etapa de ensino

O relatório de comportamento de aluno indisciplinado pode ser usado em todas as etapas do processo de ensino. 

Porém, a educação infantil apresenta demandas e campos de observação diferentes do ensino fundamental e médio, como veremos nos próximos tópicos. 

Relatório de comportamento de aluno indisciplinado na educação infantil

O relatório do aluno indisciplinado na educação infantil deve ser feito com base em cinco campos de experiência, que colocam a criança dentro do processo educativo. 

Noções, habilidades, atitudes, valores e afetos são os instrumentos que devem ser avaliados durante o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de alfabetização. 

Relatório de aluno indisciplinado no ensino fundamental e médio

Já o relatório de aluno indisciplinado no ensino fundamental e médio deve ter como foco o desempenho por disciplina. 

Cabe a cada professor explicar as dificuldades desse aluno, assim como questões comportamentais e de convivência. 

Caso seja necessário, os educadores podem unir os relatórios para ter uma visão geral de como esse aluno está se comportando em todas as disciplinas, ou se é um problema isolado por alguma questão. 

Modelo de relatório de aluno indisciplinado

Não há um modelo padrão de relatório de aluno indisciplinado, mas há alguns pontos que devem constar no relatório, assim como alguns cuidados na hora de escrever. 

É isso que vamos mostrar a seguir. 

O que deve constar no relatório de aluno indisciplinado

Considerando que o relatório de aluno indisciplinado é uma ferramenta para avaliar o desempenho de alunos e propor soluções para as dificuldades de aprendizagem, é fundamental que ele tenha: 

  • Descrição resumida do perfil do aluno
  • Expectativas de aprendizagem
  • Descrição sobre as aplicações das atividades
  • Processo de acompanhamento do aluno
  • Pontos positivos e negativos do aluno
  • Exemplos práticos sobre essas dificuldades apresentadas
  • Conclusão capaz de direcionar a forma de como o professor deve lidar com esse aluno ou direcionamentos para o professor do próximo ano. 

O que não se deve escrever o relatório individual do aluno

Além do que deve constar, é importante que os professores entendam o que não pode entrar no relatório de aluno indisciplinado, como: 

  • Adjetivos comparativos: “Aluno é mais levado que os outros”. 
  • Adjetivos superlativos: “Aluno é levadíssimo”.
  • Juízos de valor: “Aluno não consegue” ou “Aluno não é capaz”. 
  • Generalizações: “Aluno tem dificuldades para adquirir conhecimentos”. 
  • Palavras atenuantes: “Aluno parece tímido”. 
  • Conclusões que apenas médicos e psicólogos podem chegar: “Aluno é hiperativo”. 
  • Palavras agressivas e ofensivas: desobediente, boca suja, mimado, fofoqueiro, egoísta, relaxado, bagunceiro. 

Agora que você aprendeu como fazer um relatório de aluno indisciplinado, confira como usar a trilha de aprendizagem e potenciar o seu ensino ou treinamento aqui.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy