cbo marketing digital

CBO no marketing digital: veja como otimizar o orçamento das campanhas

Se você quer anunciar no Facebook, mas não sabe como gerenciar seu orçamento, chegou a hora de entender o que é o CBO no marketing digital. Afinal, por que não contar com a inteligência do algoritmo para impulsionar os resultados, conforme o objetivo da campanha?

Antes de mais nada, saiba que uma das grandes sacadas do marketing no ambiente digital é a possibilidade de ajustar os anúncios já publicados. Ou seja, se houver a necessidade de mudar o criativo ou mesmo a segmentação, isso pode ser feito diretamente na plataforma. 

Outra possibilidade é alterar o valor investido nas campanhas, de acordo com o propósito: converter leads em clientes, ser reconhecido como uma autoridade no ramo de atuação etc. E a boa notícia é que a tecnologia facilita todo o processo. Quer saber como? Siga conosco!  

O que é CBO no marketing digital?

No contexto do marketing digital, CBO é a sigla de Campaign Budget Optimization ou, em português, Otimização de Orçamento de Campanha. Essa estratégia permite que o Facebook Ads gerencie e otimize o budget do anúncio, automaticamente, visando aprimorar os resultados, com base na inteligência do algoritmo dessa plataforma.

Em outras palavras, o orçamento central destinado ao conjunto de anúncios é distribuído de modo a potencializar os resultados da campanha. Isso reduz o trabalho manual da equipe de tráfego pago e, ao mesmo tempo, direciona os recursos para o que converte mais. 

Essa otimização vale para as campanhas com orçamento diário ou total, levando em conta a programação de anúncios no Facebook Ads. Porém, a análise não é feita pelo “nível de conjunto de anúncios”, mas pelo “nível das campanhas”, devido ao orçamento centralizado. 

Antes de prosseguir, dê o play neste vídeo para conferir mais detalhes sobre a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico:

Exemplo prático do que é CBO no Facebook

Para exemplificar, considere que, dentro da estratégia de marketing digital, o CBO no Facebook será usado para vender um curso online. Como o objetivo é ter mais matrículas, a otimização do orçamento da campanha vai focar nos anúncios com melhor conversão.

Nesse caso, o budget não será gasto na mesma proporção entre os conjuntos de anúncios. Por sinal, se o algoritmo indicar que um certo criativo tem a performance bem melhor, ele possivelmente terá mais investimento do que os outros que não têm o mesmo desempenho.   

Leia também!

Qual a diferença entre CBO e ABO no Facebook Ads?

A diferença está na forma de direcionar o valor dos anúncios no Facebook. No Campaign Budget Optimization (CBO), a própria plataforma gerencia a quantia investida nos anúncios. Já no Ad Set Budget Optimization (ABO), a equipe analisa os resultados e distribui o valor.

Como a primeira opção conta com a inteligência do algoritmo para entender o que está performando bem, os resultados tendem a ser melhores. Por sua vez, a segunda opção requer a expertise da equipe de marketing digital, sobretudo em termos de mídia paga.

E, para entender melhor essa diferença, dê uma olhada nesse infográfico com a distribuição do mesmo budget – R$ 30 – em ABO e CBO.

Fonte: iGoal

Quando usar a estratégia CBO no Facebook Ads?

Se você é um profissional de marketing digital e dispõe de tempo para otimizar os anúncios, terá bons resultados com o ABO. Em contrapartida, saiba que pode contar com a tecnologia a seu favor, usando o CBO para impulsionar a performance e reduzir o custo por conversão.

Basicamente, a Otimização de Orçamento de Campanha pode ser usada para:

  • melhorar os resultados dos anúncios, com o menor custo possível;
  • simplificar o trabalho de gerenciamento da campanha de mídia paga;
  • fazer testes visando entender o que funciona para seu negócio;
  • flexibilizar o direcionamento dos recursos de maneira estratégica;
  • tomar decisões baseadas em dados para propiciar o growth hacking.

Principais cuidados ao adotar o CBO no marketing digital

Se você quer ativar o CBO no Facebook Ads, vale a pena considerar os seguintes cuidados para não perder dinheiro:

  • o ideal é fazer a análise de resultados pelo nível das campanhas, visto que o orçamento é centralizado;
  • a otimização do orçamento será embasada na estratégia de lances nos leilões de anúncios no Facebook;
  • se perceber que o custo de conversão está ficando muito alto, é possível pausar um determinado anúncio;
  • na campanha de remarketing, por exemplo, você pode ter vários conjuntos de anúncios sobre serviços distintos;
  • ao optar pelo “limite de gastos”, basta identificar o máximo vitalício para que a plataforma não ultrapasse o valor;
  • ajuste o limite mínimo ou máximo de gastos, caso decida alterar o orçamento, além de pausar ou excluir anúncios.

Como ir além de aprender a usar o CBO no marketing digital?

Indo muito além de saber como usar o CBO no marketing digital, é vital refinar a estratégia de tráfego pago e orgânico. No fim das contas, ninguém quer direcionar recursos para ações que não trazem os resultados esperados, não é mesmo?

A propósito, tenha em mente que o tráfego pago não é a única carta na manga para alavancar a performance. De modo geral, essas ações trazem resultados mais rapidamente, contudo, os posts orgânicos em blogs e remarketing podem ser igualmente efetivos. 

Também vale a pena considerar a dobradinha inbound e outbound marketing, assim como a nutrição de leads com a automação de e-mail marketing. Enfim, são muitas táticas que podem ser colocadas em prática no planejamento de marketing digital, muito além do CBO.

E, pra te ajudar nessa empreitada, continue ampliando sua base de conhecimento ao ler os seguintes posts do blog da EAD Plataforma!

Até o próximo post!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy