Como aumentar a taxa de conversão? 5 dicas para aplicar hoje mesmo!

Como aumentar a taxa de conversão? 5 dicas para aplicar hoje mesmo!

Já se perguntou como aumentar a taxa de conversão? Pois saiba que essa é uma dúvida comum de muitos empreendedores, especialmente dos criadores de cursos on-line, que precisam conquistar novos alunos mensalmente. 

Mas antes de seguir, é preciso ter em mente que a taxa de conversão é basicamente uma métrica que calcula a porcentagem de clientes que realizam uma determinada ação. Por exemplo, quantos alunos compram  um curso após visitar o site ou baixar um e-book. 

Sendo assim, ela é vital para qualquer negócio, porque possibilita analisar os resultados das campanhas de marketing e vendas para, então, decidir se elas foram ou não positivas.

Falando assim, fica óbvio por que é tão importante aumentá-la, certo? E no artigo a seguir, trouxemos 5 dicas imperdíveis de como fazer exatamente isso, sem precisar “suar a camisa”. Continue lendo para conferir!

Por que é importante aumentar a taxa de conversão?

É crucial aumentar a taxa de conversão porque quanto mais alta ela for, mais sucesso as estratégias de marketing tiveram. Em outras palavras, esse é um indicador de sucesso e ter um número alto mostra que você vende mais e, consequentemente, tem um faturamento maior. Ficou claro?

E como saber minha taxa de conversão? Você pode questionar. Bem, é por meio desta equação simples. 

Taxa de Conversão = número de conversões / número de usuários x 100 

Na prática, seria assim. Imagine um curso on-line cuja página de vendas recebe 500 visitantes no mês. 

Destes, 50 resolvem comprar o produto. Sendo assim, a conta fica: taxa de conversão = 50 / 500 x 100. Neste exemplo, a taxa de conversão seria de 10%. Fácil, não é mesmo? 

Aliás, se você já tem um negócio que não traz resultados satisfatórios, é fundamental investigar os motivos pelos quais não consegue converter mais. Descobrir o porquê facilita a criação de estratégias para converter alunos e, consequentemente, contribui para lucrar mais. 

Dito isso, as principais razões para isso costumam ser:

  • problemas na usabilidade da página de vendas; 
  • conteúdo sem valor definido; 
  • CTA fraco; 
  • desconexão com o público-alvo; 
  • entre outras. 

Agora que você sabe o que é e como calcular, continue lendo para conferir 5 dicas essenciais para otimização de conversão e ter mais sucesso nas vendas!

Como aumentar a taxa de conversão? 5 dicas práticas 

Confira estas 5 dicas de como aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Destacamos que todas elas precisam ser aplicadas simultaneamente, por serem dependentes uma das outras para dar certo!

1. Conheça seu público 

A primeira dica para aumentar a taxa de conversão é saber quem é o seu público-alvo. Qual a faixa etária dele, o que costuma comprar, como consome o conteúdo — no caso de produtos como cursos on-line —, qual estágio do funil de vendas ele está, etc. 

O processo para descobrir seu público-alvo é bem simples, basta: 

  • conhecer bem seus produtos ou serviços; 
  • estudar o mercado, para saber qual segmento a empresa foca;
  • identificar o perfil das pessoas que podem se interessar pelas suas soluções. 

Conhecer esses detalhes permite definir quantas vezes você pode contatá-lo via e-mail marketing, sem que ele fique irritado com a frequência das mensagens e até mesmo qual tom usar em e-mail marketing, propagandas e landing pages

Tudo isso, para a mensagem estar alinhada com os desejos dos clientes, aumentando o interesse dele nos produtos e, consequentemente, a taxa de conversão. 

>>>> Leia mais: o que é Ideal Customer Profile? 4 exemplos, benefícios e mais!

2. Tenha objetivos claros  

Nenhum negócio vai para frente sem metas e objetivos. Afinal, definir bem o que deseja alcançar ajuda a estruturar as estratégias de marketing e vendas e guia o que pode ser feito. 

Além do mais, evite ser generalista ou otimista demais. Isso é, tenha metas claras e alcançáveis. Só para exemplificar, aumentar a taxa de conversão em 30% nos próximos dois meses é um bom objetivo. Feito isso, podemos seguir para o próximo tópico. 

>>>> Veja mais: como definir metas de vendas da maneira correta?

3. Invista no atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente pode indicar o sucesso ou fracasso de qualquer estratégia de vendas. Para ficar mais claro, continuaremos com o exemplo de curso on-line. 

Imagine que uma pessoa visite seu site e se interesse pelo conteúdo, mas tem uma dúvida. Por isso, resolve entrar em contato com o atendimento ao cliente. Se a experiência dela for satisfatória, as chances de ela adquirir o produto são muito maiores, certo?

Desse modo, capacite sua equipe e invista em um atendimento on-line de qualidade e rápido. 

Uma boa opção é apostar nos chatbots, para lidar com os problemas mais simples e deixar os agentes humanos para trabalhar em situações mais complexas. Assim, você poupa tempo e ainda economiza dinheiro. 

>>>> Aproveite e leia: como alcançar a excelência no atendimento ao cliente para EAD? 

4. Use técnicas de persuasão 

É crucial chamar a atenção dos leads nos primeiros segundos da interação. Diante disso, é interessante usar técnicas de persuasão, como gatilhos mentais e copywriting para aumentar as chances de sucesso nas vendas. 

Só tome não se empolgue demais, ou o conteúdo pode se tornar repetitivo. O ideal é manter um equilíbrio, para a narrativa ser envolvente e natural. Caso contrário, existe a chance do lead fugir de vez.

5. Utilize as ferramentas certas

Para finalizar, é vital escolher as ferramentas certas. Isso vale para tudo, desde o software de disparo de e-mail marketing, até o agregador que comporta a landing page e os formatos e copys dos anúncios.

Caso sua intenção seja converter alunos, ainda é preciso se atentar para contratar uma plataforma que ofereça diversas funcionalidades tanto para o criador — você — quanto para o usuário — o estudante!

Caso já tenha ou esteja interessado em criar um curso on-line, uma ótima dica é a EAD Plataforma. Ela conta com:

  • aulas ao vivo com chat; 
  • criação de grupos e turmas; 
  • cupom de desconto para os alunos; 
  • provas e certificados; 
  • integração com outros sistemas; 
  • e muito mais. 

E o melhor de tudo é que você pode testar a EAD Plataforma gratuitamente. Basta se cadastrar para conferir tudo o que ela oferece para você!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy