remarketing

O que é remarketing? Como utilizar? Quais suas vantagens?

O remarketing é uma técnica usada no marketing digital para continuar impactando os leads que fizeram um contato direto com sua marca, mas não fecharam uma compra. Essa estratégia oferece uma chance de continuar a conversa iniciada, para fixar a lembrança e estimular a conversão.

Para ter sucesso nos seus empreendimentos, é necessário aproveitar cada oportunidade de negócio. No entanto, nem sempre o cliente está pronto para comprar na primeira interação. Sendo assim, é  necessário fazer o possível para se manter vivo em sua lembrança. 

Nesse post, vamos mostrar o que é remarketing e para que serve, além de destacar quais os tipos, quando usar e como utilizar essa prática por meio de diferentes canais, do Google Ads ao WhatsApp. 

Continue lendo!

O que é remarketing e para que serve?

Remarketing significa “fazer marketing novamente”, reproduzindo anúncios para leads que já tiveram contato direto com sua marca. Serve para que eles não esqueçam da solução e do valor que você oferece, em meio a enorme quantidade de mensagens e informações que eles recebem no dia a dia.

Dessa forma, é possível aproveitar melhor o processo de captação de leads, pois não desperdiça as oportunidades geradas por clientes que demonstraram interesse, mas não efetuaram uma compra.

Funciona da seguinte forma: imagine que o lead está pensando em como aprender a tocar guitarra, encontrou o seu curso para iniciantes e adicionou o mesmo ao carrinho, mas depois decidiu pesquisar mais opções, chegando até uma playlist de vídeos tutoriais no YouTube.

Com o remarketing, você tem a chance de continuar o relacionamento de onde parou, relembrando o cliente em potencial que o seu curso oferece mais conteúdo, suporte e material extra, compensando o valor do investimento, ou até oferecendo um desconto ou estímulo adicional para fechar a venda.

Nessa hora, ele pode comparar diretamente as soluções propostas e você se mantém como uma alternativa relevante na mente do cliente, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.

Sugestão de leitura: Indicadores de desempenho de redes sociais

Retargeting X Remarketing: qual a diferença?

O remarketing é muito utilizado para prolongar o relacionamento com leads mais qualificados, que têm mais chance de conversão e já avançaram etapas do funil de vendas, enquanto o retargeting foca no uso de anúncios segmentados para repetir uma oferta ao cliente, incentivando-o a saber mais.

Na prática, pode-se dizer que o remarketing prioriza o engajamento e a retenção de clientes, enquanto o retargeting é melhor aproveitado para ações que incentivam as vendas e reduzem o seu custo de aquisição.

Elas são complementares, não há como apontar qual é melhor, já que cada uma tem sua serventia de acordo com os objetivos traçados. 

Quais os tipos de remarketing?

O remarketing pode ser padrão ou dinâmico. O primeiro tem conteúdo generalizado e pode usar listas de usuários criadas pelo anunciante, enquanto o segundo é mais customizável, com mensagens feitas a partir da interação do cliente e dos produtos que ele demonstrou interesse.

Além disso, também podemos dividir o remarketing entre campanhas por rede de display e por rede de pesquisa. A rede de display reproduz os anúncios em sites parceiros da plataforma, seja o Google Ads ou o Facebook Ads, enquanto a rede de pesquisa foca em ferramentas e sites próprios.

No caso do Google, a campanha de pesquisa usa as páginas de resultados de busca, o Google Shopping e até o YouTube. Para o Meta, dono do Facebook Ads, os anúncios podem virar posts patrocinados nas redes sociais da plataforma, como o Facebook e o Instagram.

Em relação ao tipo de conteúdo, eles podem ser:

  • gráficos (imagens estáticas);
  • animados (GIFs);
  • audiovisuais (vídeos);
  • escritos (e-mail e aplicativos de mensagem).

Combinando tipos de remarketing

Vale apontar ainda que esses tipos podem ser combinados para criar uma peça mais atrativa e eficiente. Uma imagem estática precisa de um botão com CTA (Call-to-action) para chamar a atenção do público-alvo e estimular que ele faça algo.

O texto do botão precisa ser objetivo, instigante e transparente. O usuário precisa se sentir provocado e considerar o clique, ao mesmo tempo que a palavra usada no CTA descreve exatamente o que acontece a seguir. 

Isso é relevante, pois afeta a experiência do cliente. 

Criar uma chamada para que ele volte a página de produto e digite um cupom de desconto é uma mensagem interessante, mas seu efeito é desperdiçado se o encaminhamento não estiver bem ajustado, jogando para a home do seu site ou outra página aleatória.

Por outro lado, é interessante destacar que o uso de GIFs está cada vez mais presente nas estratégias de marketing. É um estímulo visual mais chamativo, capaz de despertar um certo nível de curiosidade. 

Ao mesmo tempo que não demanda um tempo de carregamento alto ou a necessidade de incorporar um player dedicado, como seria no caso de vídeos curtos.

Quando usar o remarketing?

O momento certo para fazer o remarketing é quando seu objetivo consiste em estimular o reconhecimento e a lembrança de marca na mente do seu público, ou então, quando pretende impulsionar a taxa de conversão, com incentivos para fechar a maior parte das oportunidades de vendas geradas.

De fato, uma das principais vantagens do remarketing é sua capacidade de fazer o cliente se sentir especial e fixar seus produtos e serviços entre as soluções que ele considera para suas necessidades.

Criar mensagens e anúncios personalizados pode:

  • dar a impressão de atendimento premium ou VIP;
  • despertar senso de urgência no cliente;
  • fazer os leads perceberem novos valores agregados à sua oferta;
  • melhorar a fixação e a visibilidade do seu empreendimento.

Leia também: Neuromarketing: saiba como desvendar a mente do seu cliente

O remarketing é utilizado para aproveitar o investimento e o esforço feitos para atrair e educar os leads, baseado em ações que demonstram o nível de interesse de cada um e servem para indicar onde eles se encontram no funil de vendas.

Além disso, a ferramenta não deixa que a pista esfrie, ou seja, evita que o cliente se esqueça das informações que obteve no seu ambiente digital. Para marcar essa lembrança, ele precisa de notificações e repetições da mensagem após deixar seus anúncios fixos para trás.

Como fazer remarketing?

Para ter uma ideia de como fazer remarketing, é interessante destacar que cada canal tem suas particularidades. Por isso, separamos os primeiros passos:

  • como fazer remarketing no Facebook;
  • como fazer remarketing no Instagram;
  • como fazer remarketing no Google;
  • como fazer remarketing no E-mail.

Remarketing no Facebook

O remarketing do Facebook é feito pelo Facebook Ads, gerenciador de anúncios da plataforma, onde você pode integrar suas páginas nas redes sociais do grupo. Para começar, é recomendado carregar sua carteira digital com a verba das campanhas, para depois escolher o objetivo, público, anúncio e conversão utilizada.

O mais comum é que esses anúncios apareçam na timeline do usuário ou na barra lateral, como anúncios patrocinados. Se você explorar mais as funcionalidades da própria rede social, com uma página atualizada e postagens frequentes, também pode impulsionar os posts pelo gerenciador.

Remarketing no Instagram

Como mencionado, o Facebook Ads é o gerenciador de anúncios das redes sociais da Meta. Assim o remarketing no Instagram também é controlado nessa ferramenta, bastando vincular as contas de cada página no mesmo painel e seguir os passos para criar suas campanhas.

Existem opções para inserir os posts patrocinados na timeline, com botão para encaminhar o cliente ao seu site, ou colocar sua chamada nos stories, permitindo que o cliente arraste a tela para cima e acesse o conteúdo com facilidade.

Remarketing no Google Ads

Para fazer o remarketing no Google Ads você precisa acessar a plataforma, criar sua conta e criar listas de contato e campanhas baseadas no seu público-alvo, verba disponível, área demográfica e estratégias de lances.

É ideal ter seu segmento bem definido e vincular a conta do Ads com o Google Merchant Manager, que serve para incluir listas de produtos no Google Shopping, se esse tipo de atuação fizer sentido para seu negócio.

No painel de gerenciamento você pode acompanhar suas campanhas ativas e as encerradas, verificando o desempenho de cada uma delas ou criando novas estratégias com base nas mesmas configurações.  

De modo geral, o remarketing dinâmico é uma alternativa bem eficiente, pois exibe anúncios bem segmentados, analisando o comportamento do usuário ao acessar seu site para entender quais produtos ou serviços são mais interessantes para ele. 

Remarketing no E-mail Marketing

A aplicação da estratégia no e-mail marketing requer uma ferramenta de disparos e, preferencialmente, um processo automatizado para qualificação dos leads e envio de mensagens com base nas suas interações.

As mensagens devem ser personalizadas para cada cliente, gerando um sentimento de suporte VIP aos seus consumidores, enquanto o conteúdo é alinhado com os objetivos da sua campanha.

Exemplos de copy para remarketing

Falando em conteúdo, não se esqueça de produzir um bom copy para o remarketing, ou seja, um texto atraente, persuasivo, instigante e compreensível, que transmite uma mensagem clara e relevante ao usuário que a recebe.

Para te inspirar, aqui vão alguns exemplos de copy para remarketing:

Exemplo 1:

“Olá, [nome do cliente].

Vimos que ainda não se inscrever no curso “Guitarra para Iniciantes”. Além das videoaulas, ao fazer seu cadastro você também tem acesso à:

  • PDFs com tablaturas para acompanhar nas aulas;
  • grupo fechado de alunos e professores no WhatsApp;
  • 5 horas de atendimento individual para tirar dúvidas;

e muito mais!

As vagas são limitadas, por isso, não perca tempo. Faça já sua matrícula e use o cupom “GUITA10” para ter 10% de DESCONTO na compra do curso.”

Exemplo 2:

“OFERTA por TEMPO LIMITADO

[Nome do produto] com 15% OFF até dia XX/XX

Não perca!”

Exemplo 3:

“Guia “Tendências em Tecnologia para 2023”

100% gratuito

Clique e resgate o seu!”

Como podemos ver, existem mensagens mais curtas, enquanto outras são mais extensas, dependendo da mídia utilizada. Também podemos ajustar o copy para gerar urgência, estimular uma compra ou incentivar o lead a continuar se relacionando com seu conteúdo.

Cada estratégia tem um formato característico, que também considera o seu tipo de produto e o perfil de consumidor que deseja atingir.

Cada mídia tem suas particularidades e configurações, mas o resultado esperado é o mesmo: alcançar um lugar de destaque na mente dos clientes, para aumentar o valor agregado à sua mensagem, entregando-a no momento certo.

Por isso, explore constantemente suas opções, faça testes e observe os resultados alcançados para continuar melhorando sua estratégia ao longo do tempo. 

Conheça a EAD Plataforma

O remarketing também é útil para você que é criador de conteúdo e infoprodutos, como forma de convencer clientes sobre o valor agregado e vantagens exclusivas do seu curso, frente aos tutoriais gratuitos que se encontram na internet.

Vale lembrar que tudo pode gerar esse valor, desde a qualidade do material e das aulas até a usabilidade da plataforma onde elas estão hospedadas. Para não arriscar e ainda ter mais facilidade na gestão do seu curso, conheça a EAD Plataforma.

Nela você pode criar seu curso do zero, usar o EAD Player para publicar seus vídeos com total proteção de direitos autorais, vender pacotes fechados ou assinaturas mensais, controlar o acesso e interagir com seus alunos, tudo no mesmo ambiente digital.

Gostou da ideia, mas ainda não quer fazer um investimento? Sem problemas, temos um plano gratuito para você aproveitar e testar a plataforma.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy