Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business? TUTORIAL!

Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business? TUTORIAL!

Segundo o Datafolha, mais de 90% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar diariamente. Inclusive para falar com suas marcas favoritas. No meio disso, pode surgir a grande dúvida: afinal, como colocar mensagem automática no WhatsApp Business — a versão comercial do app —?

Descobrir isso é importante  porque, nem sempre temos tempo para responder imediatamente. Porém, o negócio continua existindo, não é verdade?

Por isso, é fundamental estar preparado, com uma mensagem automática, para garantir que o consumidor tenha, pelo menos, um aviso ao fazer contato.

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você verá a importância desse tipo de mensagem, um passo a passo completo de como configurá-la e ainda receberá dicas de como escrever um texto matador. Continue lendo e confira!

Primeiramente, por que colocar mensagem automática no WhatsApp Business?

Colocar uma mensagem automática no WhatsApp Business é uma maneira fácil e grátis de garantir que seu negócio esteja sempre disponível para responder aos consumidores. Mesmo nos momentos em que o responsável pelo atendimento ao cliente não esteja online. 

Nesse sentido, esse tipo de ação traz diversas vantagens para a empresa, tais como:

  • melhora do relacionamento com o cliente; 
  • aumento das vendas; 
  • fidelização do consumidor; 
  • maior eficácia das ações de atendimento ao cliente. 

É importante destacar que essas mensagens automáticas podem ser tanto de saudação quanto de ausência

No primeiro caso, o texto aparece assim que o consumidor envia uma mensagem para a marca. Já no segundo, a mensagem só é vista quando você estiver offline, como em casos de férias, e o cliente entrar em contato através do app. 

>>>> Leia também: como vender cursos pelo WhatsApp? Dicas sobre o que fazer e o que NÃO fazer!

Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business? Passo a passo completo

Confira o passo a passo simples de como colocar mensagem automática no WhatsApp Business e nunca mais deixe de responder a um cliente na hora que ele entrar com contato: 

  • abra o aplicativo do WhatsApp Business; 
  • clique nos três pontinhos, localizados no canto superior direito; 
  • escolha a opção ferramentas comerciais
  • vá até o campo conversas
  • escolha o tipo de mensagem automática (de saudação ou ausência); 
  • escreva o texto; 
  • salve. 

E pronto! A partir daí, sempre que um cliente entrar em contato com sua marca, ele recebe um retorno imediato, seja para pedir por mais informações para realizar um bom atendimento ou avisar os horários de funcionamento. Bem fácil, certo?

Exemplos de mensagens automáticas para WhatsApp comercial

Você aprendeu como colocar uma mensagem automática no WhatsApp Business, mas está sem inspiração para escrever um texto que é a cara do seu negócio? 

Então siga com a leitura e veja os exemplos para enviar durante saudações ou situações de ausência que preparamos para você!

1. Mensagem de saudação

“Oi! Tudo bem?

Obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa]! Vimos que você está interessado em saber mais sobre nossos cursos online, como podemos ajudá-lo?”

2. Mensagem de ausência 

“Olá! Agradecemos seu contato. 

Nosso horário comercial é das XXh às XXh, de segunda a sexta-feira. Caso queira saber mais sobre nossos cursos online, escreva suas dúvidas abaixo que responderemos assim que possível. 

Obrigado!”

Dicas para escrever uma mensagem automática para o WhatsApp Business matadora 

Siga lendo e confira 3 dicas para escrever uma mensagem automática no WhatsApp Business — seja de saudação ou ausência — de sucesso e melhore o relacionamento com seus clientes!

1. Fique atento ao número de caracteres

Tenha cuidado com o tamanho da sua mensagem. Você pode até questionar, e quantos caracteres estão disponíveis na mensagem automática no WhatsApp Business? 

Bem, ao todo, o app disponibiliza 512 caracteres para esta função. Destacamos que esse número conta não apenas a quantidade de letras, mas também os espaços e as pontuações, viu? Por isso, fique atento na hora de escrever para não exceder o limite.

>>>> Leia mais: regras para grupo de WhatsApp da escola — como manter a ordem durante a troca de mensagens 

2. Personalize sua mensagem 

A segunda dica é personalizar sua mensagem, para que ela seja a cara da sua marca. Portanto, evite textos muito genéricos e que se encaixem em qualquer tipo de situação. 

O primeiro passo para obter esse resultado é conhecer seu público-alvo. Em outras palavras, saber qual é o seu tipo de cliente, o que ele consome e como se comunica. 

Feito isso, defina o objetivo da mensagem. Ela será de saudação ou de ausência? Partindo disso, pense em maneiras de comunicar o que deseja falar e use a criatividade. 

>>>> Leia mais: o que é Ideal Customer Profile? 4 exemplos, benefícios e mais!

3. Mantenha a simplicidade 

Para finalizar, seja simples e direto. Lembre-se de que as pessoas não têm tempo para ler mensagens gigantes. Por esse motivo, exponha as informações necessárias usando o mínimo de caracteres possível. 

Ou seja, evite usar palavras muito longas e complicadas. Pense na mensagem automática como se fosse uma conversa. Desse modo, seja natural e use termos comuns e do dia a dia, mas, ainda assim, educado, como se falasse diretamente com o consumidor.

Sendo assim, antes de clicar em salvar, leia a mensagem e se questione: eu falaria dessa maneira se estivesse conversando com uma pessoa? Caso a resposta seja sim, vá em frente!

E aí, gostou de aprender como colocar mensagem automática no WhatsApp Business e se sente preparado para por a mão na massa? Então aproveite e confira nossos artigos sobre como divulgar cursos em grupos no app e como dar curso pelo WhatsApp e use ao máximo as funcionalidades dele!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy