como divulgar cursos em grupos de WhatsApp

Como divulgar cursos em grupos de WhatsApp? 5 dicas valiosas

Já pensou em oferecer produtos e serviços em um aplicativo que é usado por 99% dos brasileiros? Neste post, você vai descobrir de uma vez por todas como divulgar cursos em grupos de WhatsApp, de forma efetiva.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostra que o app ficou mais popular na pandemia de Covid-19. Devido ao isolamento social, 95% dos entrevistados passaram a usar o aplicativo diariamente, o que faz dele um canal efetivo para vender seu infoproduto. 

Mas, antes das dicas de como divulgar cursos em grupos de WhatsApp, vale a pena falar sobre o conceito de leads. Aqui, a ideia é “conversar” com pessoas que já têm interesse na compra. E, para entender melhor essa dinâmica, não perca um vídeo que explica como captar e qualificar seus leads a fim de lucrar muito mais.

5 dicas de ouro: como divulgar cursos em grupos de WhatsApp?

A seguir, temos cinco dicas valiosas para quem quer saber como divulgar cursos em grupos de WhatsApp. Por sinal, algumas dessas táticas podem ser aplicadas hoje mesmo, sabia disso?

1. Use um número de WhatsApp comercial

Essa é uma dica simples e, ao mesmo tempo, efetiva. A princípio, parece mais fácil usar o número pessoal para vender cursos, porém, é vital dar um tom profissional na tratativa. Por isso, separe uma conta exclusiva para a escola, mesmo que você seja o único professor.

Em paralelo, use o WhatsApp Web para agilizar a comunicação, sem precisar manter o celular conectado. Por falar nisso, essa função faz parte do planejamento da empresa Meta para tornar esse aplicativo multiplataforma.

2. Faça (e atualize) uma lista de transmissão

Segue o passo a passo para montar a lista de transmissão, o que facilita o envio de mensagens em massa:

  • primeiramente, abra o aplicativo, clique em “Mais opções” e, depois, em “Nova transmissão”;
  • selecione os contatos que você quer adicionar à lista, lembrando que você pode ter mais de uma; 
  • clique na marca de confirmação e pronto: sua lista de transmissão está devidamente criada.

Dessa forma, você já terá um mailing à disposição para encaminhar as novidades sobre o seu curso online. Mas lembre-se de não enviar mensagens aleatórias para não causar uma imagem negativa do tipo spam, ok?

3. Crie grupos exclusivos para encaminhar promoções

Monte grupos para postar anúncios em primeira mão, desde que as pessoas queiram fazer parte dele, claro. Por exemplo, uma boa pedida é liberar cupons de desconto para os primeiros alunos que efetivarem a matrícula.

Naturalmente, isso faz parte de uma estratégia focada na captação e na fidelização de alunos. E, se você quer saber mais sobre isso, aproveite para ler nosso post sobre marketing digital para infoprodutos

4. Promova o engajamento em um grupo para os alunos

Nesse ponto, o foco é estimular o engajamento digital ao criar uma autêntica comunidade escolar. Em outras palavras, você vai adicionar ex-alunos, pessoas que estão fazendo seus curtos e, também, seus prospects.

Digamos que você dá aula de música online e quer promover um espaço de troca de experiências. No caso, os participantes do grupo podem postar suas dúvidas, enviar vídeos tocando instrumentos e até mesmo montar uma banda de alunos. Já pensou nisso?

Pop Music Dancing GIF by Boomerang Official - Find & Share on GIPHY

5. Aposte no copywriting para vender muito mais

As técnicas de copywriting são voltadas para a escrita persuasiva, o que facilita o processo comercial. Para resumir, o objetivo é divulgar conteúdos que chamam a atenção e preparam o terreno para a venda. E mais: personalize as mensagens para cada grupo, ok?

No fim das contas, o copy é fundamental para saber como divulgar cursos em grupos de WhatsApp e ter resultados efetivos. Pensando nisso, preparamos um vídeo que revela os segredos para fazer um copy arrasador (e lucrativo):

Quer ir além de saber como divulgar cursos em grupos de WhatsApp?

Não basta saber como divulgar cursos em grupos de WhatsApp, já que você pode ir muito além. Sendo assim, confira mais três maneiras de aumentar as oportunidades de venda, em larga escala.

1. Dê uma atenção especial ao processo de nutrição de leads

Lembra do vídeo do começo de post sobre o que são leads e, consequentemente, a nutrição de leads? Basicamente, a proposta é estreitar o relacionamento com públicos de interesse, a fim de captar e fidelizar alunos. 

Vale lembrar que isso tem tudo a ver com o funil de vendas. Para facilitar, criamos um infográfico que mostra as etapas que antecedem a matrícula em vias de fato. Isto é, seus prospects vão “descendo” no funil à medida que estão mais perto de concluir a adesão.

Mas não deixe de cativar seus alunos depois da venda, ok? Não por acaso, o último estágio do funil é dedicado à fidelização. E isso abre portas para que os alunos falem bem de você, o que servirá como uma prova social para confirmar a qualidade do seu curso.

2. Ofereça aulas experimentais (e gratuitas) para captar alunos

Sabia que a aula grátis é uma das iscas digitais que você pode usar para “pescar” novas matrículas? Dessa maneira, será mais fácil chamar a atenção de alunos em potencial, além de ter a chance de demonstrar seu método de ensino.

E, para fazer “pescaria”, veja um vídeo que tem insights preciosos para aumentar as vendas: 

3. Invista em um Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA)

Para finalizar, essa é a chave para ir além de simplesmente saber como divulgar cursos em grupos de WhatsApp. Ao investir no Learning Management System (LMS), você terá um grande diferencial perante à concorrência. Isso porque as plataformas educativas têm funcionalidades que enriquecem o aprendizado e facilitam todo o processo comercial.

Para exemplificar, confira alguns recursos disponíveis na EAD Plataforma:

  • e-commerce de cursos online, disponível 24h com carrinho de compras;
  • planos de assinatura para seus alunos, assim como no modelo Netflix;
  • ambiente virtual para fazer transmissões ao vivo e com chat integrado;
  • cupons de desconto para aplicar nas ações promocionais que você definir;
  • cobrança automatizada, com base em: parcelas, vencimento, juros etc.

Por esses e outros motivos, você pode ir muito além de descobrir como divulgar cursos em grupos de WhatsApp. E, para ter acesso aos benefícios usados por 1.300 clientes e 4 milhões de alunos, que tal agendar uma demonstração personalizada? Já estamos te esperando! 🙋‍♀️

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy