como-ser-professor-particular-online

Como ser professor particular online? Dicas práticas para se organizar e ingressar na profissão

Segundo o INEP, o Brasil conta com mais de 2,6 milhões de professores. Entre eles, encontramos profissionais do ensino público, particular, básico, superior, e, claro, os professores particulares. Se você quer entender como ser professor particular online, continue a leitura deste artigo.

Daremos 6 dicas para aproveitar a ascensão do ambiente digital enquanto plataforma de ensino e se conectar aos seus alunos sem sair de casa.

Como ser professor particular online? Siga em frente e leia mais sobre: 

  1. Organize seu horário de trabalho
  2. Prepare o espaço para as aulas
  3. Adquira equipamentos eficazes
  4. Organize planos de aulas individualmente
  5. Disponibilize canais de contato com pais e alunos 
  6. Estruture um ambiente virtual de aprendizagem para gerir as aula

Aproveite! 

Características essenciais do professor particular online

Para entender como ser professor particular online, é preciso, antes de mais nada, conhecer as habilidades deste profissional. 

Assim como um professor presencial, o professor na EAD precisa trabalhar o processo educacional com atenção e cuidado. Afinal, o ensino a distância ou presencial cumpre um importantíssimo papel social: formar cidadãos profissional e pessoalmente capacitados, respeitando a diversidade e as potencialidades de cada um. 

Pensando nisso, reunimos, a seguir, 6 atributos fundamentais para ajudar a entender como ser um professor particular online. O ideal é que o profissional já tenha estas habilidades ou esteja disposto a desenvolvê-las para oferecer um trabalho verdadeiramente acolhedor e transformador. 

Disponibilidade

Ser professor particular online demanda disponibilidade. Isso não significa abrir mão dos horários livres e trabalhar sem limites. Entretanto, é importante compreender o perfil do aluno EAD e daquele que busca um professor particular para reforçar seus conhecimentos. 

É possível, por exemplo, que uma criança que faz aulas particulares divida seu horário entre o reforço e a escola. Por outro lado, jovens e adultos que buscam esse formato educacional podem ter rotinas de trabalho intensas. 

Dessa forma, as dúvidas e questionamentos sobre a matéria podem vir em horários fora do convencional, ou em dias em que um professor da educação presencial não trabalharia. 

Seja flexível quanto a isso, e ajuste sua disponibilidade às demandas do aluno. 

Paciência

Outra característica essencial para quem busca entender como ser professor particular online é a paciência. Se o processo de aprendizagem presencial já é complexo, na modalidade EAD o percurso ganha fatores adicionais de atenção. 

Afinal, estamos falando do ambiente digital. Além de oferecer inúmeras distrações aos alunos (independentemente da idade), a qualidade do acesso à internet pode ser prejudicada por inúmeros fatores. 

Dessa forma, é essencial que o professor seja paciente e compreensivo. Nossa dica é que, na primeira aula particular, aluno e professor tenham uma conversa franca. Abordem fatores de dificuldade e possíveis obstáculos presentes nas aulas. Alinhem expectativas e saibam o que esperar um do outro. 

Empatia

Paciência e empatia são duas habilidades fortemente ligadas. E um bom professor particular online precisa saber combiná-las. 

Sempre que possível, tente se colocar no lugar do aluno. Qual seria a metodologia EAD mais eficiente para ele? De que forma o processo educacional poderia ser mais leve? 

Se você ainda tem dúvidas sobre como aplicar a empatia na rotina, assista ao vídeo abaixo sobre empatia e solidariedade. Certamente, será inspirador! 

Didática

Como ser um professor particular online sem didática? Nós adiantamos a resposta: não é possível. 

Assim como um professor particular, o profissional que atua a distância também precisa ter didática, ou o dom de ensinar.

É essencial que o professor saiba encontrar os melhores caminhos para aproximar o conteúdo de seu aluno. E olha que as possibilidades são imensas! 

Separamos algumas dicas para professores que buscam mais didática em sua rotina. Veja a seguir: 

  • ouça feedbacks;
  • exponha o conteúdo de forma dialógica, estimulando a participação do aluno;
  • troque figurinhas com outros professores;
  • use a tecnologia como aliada na EAD. 

Criatividade

Enfim, a criatividade! Elemento essencial para professores particulares online que precisam, diariamente, “vencer” a batalha  pela atenção dos alunos. 

O melhor caminho para estimular a criatividade é se permitir explorar! Teste diferentes tipos de conteúdos digitais nas aulas, deixe de lado a velha apostila. 

Lembre-se de que conteúdos visuais são mais facilmente assimilados pelos alunos. Por isso, abuse das animações, vídeos, infográficos, jogos etc. 

Como ser professor particular online? Dicas para organizar seu tempo e espaço

Agora que você já conhece as principais habilidades do professor virtual, é hora de mudarmos um pouco de assunto. Como preparar seu ambiente e sua emoção para dar aulas particulares pela internet? 

Preparamos uma lista com 6 dicas para te ajudar com isso! 

1. Organize seu horário de trabalho

Todo profissional que atua no regime de trabalho remoto já vivenciou algum problema relacionado ao horário de trabalho. Em geral, podemos dizer, esse problema tem relação com o excesso de trabalho — ou a falta de controle sobre o número de horas trabalhadas.

Para não cair nessa armadilha, se organize de antemão! 

Crie horários de trabalho pré-determinados. Se não for possível cumprir o cronograma em razão da disponibilidade dos alunos, ajuste! O importante é manter a média de horas trabalhadas estipulada por você e preservar seu período de descanso. 

2. Prepare o espaço para as aulas

Outro erro comum de profissionais online é utilizar a casa inteira como ambiente de trabalho. Isso pode contribuir para a estafa e aumentar a sensação de que você está “vivendo para trabalhar”. 

Nossa dica para entender como ser professor particular online sem surtar é: separe um ambiente para as aulas e prepare-o com cuidado.

Cuide da iluminação para a transmissão das aulas, do cenário e da organização dos móveis. Se precisar se levantar durante as aulas para  uma demonstração ou exercício físico, garanta que tem mobilidade no cômodo. 

3. Adquira equipamentos eficazes

Lembre-se de que aulas particulares online não acontecem sem a ajuda da tecnologia. Portanto, invista em bons equipamentos para a transmissão das aulas. 

Veja nossos artigos sobre microfones e câmeras para vídeo aulas e prepare-se! 

4. Organize planos de aulas individualmente

Diferentemente das aulas presenciais, nas particulares o percurso educacional de cada aluno ocorre de maneira individual. 

Por isso, o ideal é preparar os planos de aula EAD de forma personalizada, levando em conta as necessidades e objetivos de cada aluno. 

5. Disponibilize canais de contato com pais e alunos 

Além do canal de transmissão das aulas, é importante oferecer canais acessíveis para os pais e alunos. Isso ajuda a transmitir segurança para os envolvidos, além de aproximar o professor de seus alunos. 

As possibilidades são grandes. Você pode disponibilizar:

  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • rede social;
  • etc. 

O importante é que você esteja atento às notificações e responda prontamente. 

6. Estruture um ambiente virtual de aprendizagem para gerir as aulas

Por fim, para entender como ser professor particular online, é preciso entender a importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA

Este é o espaço utilizado pelos alunos para acessar conteúdos e rever a matéria. Ao mesmo tempo, é a fonte de informações sobre aproveitamento e desempenho dos alunos para os professores. 

Se quiser ir além e alcançar um gerenciamento de aulas completo em uma só ferramenta, basta adquirir uma plataforma EAD e centralizar os processos da sua aula online.

Que tal descobrir, na prática, como ser professor particular online com uma plataforma EAD? A EAD Plataforma está disponível gratuitamente para um teste de 7 dias. Basta preencher o formulário para entender como a ferramenta funciona e de que forma as funcionalidades podem te ajudar a encantar alunos e gerir suas aulas com efetividade!

E se caso você está procurando vagas de professor particular, basta clicar aqui!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy