livros sobre inclusão

Livros sobre inclusão escolar: 5 títulos que você precisa ler

A educação inclusiva nem sempre é uma realidade em nosso país, o que evidencia a necessidade de reformulação das práticas de ensino. Neste sentido, os livros sobre inclusão escolar podem nos dar um direcionamento.

A educação é um direito básico de todo indivíduo. Contudo, para que seja eficiente, o sistema de ensino deve ser capaz de acolher e integrar todos os estudantes.

Apesar de o tema ganhar cada vez mais destaque nos debates do meio acadêmico, o processo de inclusão não é algo simples de se implementar.

Felizmente, a questão tem atraído a atenção de cada vez mais pessoas, que se debruçam sobre o tema em busca de novas perspectivas e possibilidades.

Como resultado, temos hoje diversas obras que abordam o assunto e mostram caminhos para quem quer arregaçar as mangas e criar um ambiente mais inclusivo.

Você também quer fazer a diferença e contribuir para este movimento?

Preparamos uma lista de livros sobre inclusão escolar, que vão te ajudar a ter uma visão mais apurada sobre o tema e entender como trabalhar a questão na prática.

5 livros sobre inclusão escolar e diversidade que você precisa ler

Saber o que é educação inclusiva e como ela funciona não basta. É preciso colocá-la em prática no dia a dia da sala de aula. Por isso, profissionais da área devem se manter atualizados quanto às melhores práticas e alternativas.

Entretanto, promover a educação inclusiva nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso um esforço constante de educadores para aprimorar o ensino, de modo a encontrar soluções viáveis para superar os desafios que fazem parte do contexto educacional.

Confira a lista de livros sobre inclusão que separamos para te ajudar a desenvolver um novo olhar sobre este tema no meio escolar:

1. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva

Livros sobre inclusão - Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva
Livro Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva

Neste livro sobre inclusão escolar, a autora Rossana Ramos defende a importância de crianças e adolescentes com deficiência frequentarem escolas regulares, onde possam interagir com pessoas sem deficiência e, assim, desenvolver autonomia.

A professora compartilha suas experiências na área para derrubar mitos que rodeiam o assunto e, por meio de relatos de casos, apresenta histórias de alunos que superaram suas dificuldades, desenvolvendo uma série de habilidades.

Para que isso seja possível, Rossana reforça a relevância da parceria entre educadores, pais e escola, além, é claro, da adaptação das estratégias utilizadas, considerando as necessidades e características individuais de cada estudante.

Leia também: Como trabalhar a inclusão em sala de aula – como adaptar ambiente e atividades.

2. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida

Livros sobre educação especial e inclusão - Educação inclusiva: o professor mediando para a vida
Livro Educação inclusiva: o professor mediando para a vida

Este livro sobre inclusão é fruto de uma pesquisa acadêmica, na qual Cristiane T. Sampaio e Sônia Maria R. Sampaio buscaram entender a perspectiva de professores em relação a alunos com deficiência intelectual, refletindo sobre como isso impacta em sua atuação, desafios e dificuldades enfrentados neste trabalho.

As autoras traçam um panorama sobre a educação, a exclusão social, a realidade das pessoas com deficiência e o papel da escola em seu desenvolvimento.

Também apresentam uma visão histórico-cultural segundo o psicólogo Lev Vygotsky, bem como as contribuições da psicanálise para o tema, e debatem a atuação e formação de professores com foco na educação inclusiva.

Mais do que um livro sobre inclusão, é um ótimo ponto de partida para repensar o sistema de ensino atual.

3. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?

Livros sobre inclusão escolar - Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?
Livro Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?

Maria Teresa Eglér Mantoan é doutora em Educação e é tida como uma das maiores referências em inclusão escolar do Brasil.

Em Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?, a autora apresenta o tema à luz da legislação brasileira, e explica sua importância e vantagens, tanto para as crianças com deficiência, quanto para aquelas que não têm deficiência.

Além disso, Maria relata sua visão dos fatos sobre como a inclusão escolar costuma ser feita, diferencia inclusão de integração e indica o caminho a ser seguido por profissionais que desejam criar um ambiente mais demorático, diverso e inclusivo.

4. Educação inclusiva: Práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões

Livros sobre diversidade e inclusão - Educação inclusiva: Práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões
Livro Educação inclusiva: Práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões

Neste livro, Luzia Guacira dos Santos Silva aponta para a discrepância entre o que a legislação prevê em termos de inclusão escolar e o que ocorre nas escolas.

A autora evidencia a necessidade de ação por parte de todos os agentes, na revisão do modelo atual e na busca por estratégias mais efetivas, a fim de criar condições para o aprendizado e viabilizar uma educação mais inclusiva.

Esta obra se destaca entre os livros sobre diversidade e inclusão por propor recursos didáticos e estratégias práticas, capazes de promover a inclusão e incentivar a aprendizagem, respeitando e atendendo às necessidades individuais.

5. Olívia não quer ser princesa

Livro infantil sobre inclusão - Olivia não quer ser princesa
Livro Olívia não quer ser princesa

Para além da teoria, é preciso atuar de forma prática e, é claro, trabalhar o tema em sala de aula. Afinal, um mundo mais inclusivo começa pela formação dos cidadãos.

Portanto, trazemos em nossa lista um livro infantil sobre inclusão, que pode ser usado para abordar o tema junto dos pequenos da pré-escola até o ensino fundamental.

Em Olívia não quer ser princesa, acompanhamos a história de uma porquinha se descobrindo e questionando os padrões impostos pela sociedade ao seu redor.

Em meio a seu processo, a Olívia se pergunta: “por que é que todo mundo tem de pensar do mesmo jeito, vestir as mesmas roupas, sonhar os mesmos sonhos?”

A ideia da obra é abordar a diferença, mostrando que nem todos são iguais. Olívia não é como as outras meninas, e vai buscar aquilo que a faz feliz.

O livro é de autoria de Ian Falconer, e foi publicado no Brasil pela editora Globinho.

Leia também – 35 frases sobre educação: inspire-se e inspire outras pessoas

O primeiro passo na busca por um sistema educacional mais inclusivo

Todo aluno deve ter direito a seu espaço no ambiente escolar, um lugar onde possa aprender, se desenvolver e evoluir.

Neste sentido, os livros sobre diversidade e inclusão são bons pontos de partida para quem quer aprender mais sobre o tema e colocá-lo em prática.

Aliás, não só os alunos necessitam de um ambiente onde se sintam incluídos em suas individualidades, como também devem aprender a incluir os demais. Este é um exercício super importante, tendo em vista a diversidade de nossa sociedade.

Esta é a nossa lista de livros sobre educação especial e inclusão, qual é a sua? Quais outros livros infantis sobre inclusão você indica para trabalhar com os pequenos em sala de aula? Sentiu falta de algum título? Compartilhe conosco!

E mais: quer outras dicas de como transformar a sua escola? Confira os textos que separamos abaixo para você:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy