Aprenda como utilizar a comunicação não violenta na escola!

A escola é o lugar onde os alunos moldam grande parte da sua personalidade. É onde aprendem, fazem amigos e encontram exemplos a serem seguidos. É um local extremamente humano, portanto é essencial que seja acolhedor e seguro. É por isso que a comunicação não violenta na escola pode ser uma peça-chave para o desenvolvimento positivo dos alunos. 

Afinal, quando os alunos estão inseridos em um ambiente que permite que eles sejam ouvidos e onde não há ofensas ou desrespeito, eles aprendem como reagir de forma positiva aos desafios do dia a dia, e isso é essencial para o seu futuro.

E o mercado de trabalho já percebeu isso. Enquanto as empresas buscam uma gestão e atendimentos mais humanizados, o mesmo é requisitado aos profissionais que estão entrando nelas. 

Além disso, a comunicação não violenta também pode ser utilizada no relacionamento com os pais e responsáveis dos alunos, o que fortalece a relação de confiança entre os dois lados e evita conflitos entre as partes. 

Até porque a violência nas escolas ainda é uma realidade. Segundo a Agência Senado, uma pesquisa da Associação dos Professores do Estado de São Paulo constatou que em 2019, 54% dos professores afirmaram já ter sofrido algum tipo de agressão. Já entre os estudantes, 81% relataram saber de episódios de violência na própria escola. 

Não há dúvidas de que um local acolhedor possa influenciar o futuro dos alunos e sua capacidade de sucesso. É por isso que as escolas que investem desde cedo em atividades mais humanas, como a comunicação não violenta, estão saindo na frente. 

Neste artigo você vai aprender o que é comunicação não violenta, qual sua importância e como começar a aplicar a comunicação não violenta na escola.

Preparado(a)? Então boa leitura!

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”

Rubem Alves

O que é comunicação não violenta?

A comunicação não violenta, ou CNV, é uma técnica de comunicação que ensina a reagir a uma situação de forma empática e respeitosa, seja ela qual for. 

A CNV foi criada pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg na década de 1960 e imortalizada pela obra Comunicação não-violenta, muito famosa entre profissionais que trabalham com resolução de conflitos. 

Rosenberg buscou estruturar uma forma de resolver conflitos por meio de diálogos pacíficos. São 4 etapas que devem ser seguidas que resultam em uma comunicação cordial. 

Em breve você vai saber quais são essas 4 etapas, mas primeiro vamos falar da importância da comunicação não violenta na escola. 

Saiba mais: Conheça os 3 principais tipos de gestão escolar, seus benefícios e como escolher!

Qual a importância da comunicação não violenta na educação?

A comunicação não violenta na escola permite que haja trocas entre alunos, professores, gestores, pais e responsáveis de forma respeitosa e que todos os lados sejam ouvidos. 

Confira abaixo alguns dos benefícios de utilizar a comunicação não violenta na educação:

  • Melhora a relação entre todos os envolvidos na realidade escolar;
  • Aumenta a confiança dos alunos em seus professores;
  • Aumenta a motivação dos alunos no desempenho escolar;
  • Serve de exemplo para o futuro dos alunos;
  • Melhora o ambiente escolar.

Mas você deve estar se perguntando como exatamente funciona essa técnica, certo? É sobre isso que vamos falar agora!

Quais as etapas da comunicação não violenta?

A comunicação não violenta tem 4 etapas. Quando uma situação ocorre, a pessoa deve:

  • Compreender a situação sem julgamentos: analise a situação se esforçando para que os seus julgamentos fiquem de fora. 
  • Perceber os seus sentimentos: compreenda quais sentimentos essa situação em particular causam em você. 
  • Reconhecer quais são as suas necessidades no momento: a partir da sua compreensão da situação e dos seus sentimentos, reflita quais são as suas necessidades.
  • Fazer um pedido de forma respeitosa e com empatia: por fim, faça um pedido que satisfaça as suas necessidades sem ofender o seu interlocutor. 

Mais abaixo você confere exemplos de frases de CNV para entender melhor como ela pode ser utilizada na prática. 

Como aplicar a comunicação não violenta na escola?

Agora que você já sabe tudo sobre a CNV, chegou a hora de aprender como aplicar a comunicação não violenta na escola.

A comunicação não violenta pode ser aplicada tanto com alunos quanto com os pais e responsáveis, afinal sabemos que muitas vezes a relação com os familiares também pode ser complicada. 

Os treinamentos do corpo docente e dos gestores são essenciais para que saibam colocar em prática a comunicação não violenta no dia a dia escolar.

Além disso, se a escola puder oferecer workshops e palestras abertas para alunos e seus familiares sobre comunicação não violenta, todos só têm a ganhar.

Leia também: Pais insatisfeitos com a escola: aprenda a lidar com eles e a evitar esse tipo de situação

Exemplos de frases de CNV

Confira abaixo alguns exemplos práticos em que a CNV pode ser aplicada.

CNV com aluno que conversa durante a aula

Imagine uma situação em que um aluno está muito disperso na aula e atrapalhando os outros colegas. 

No lugar de dizer:

“Silêncio! Você nunca fica quieto!”

Você pode dizer, se possível em particular:

“Quando os alunos não prestam atenção na aula eu me sinto desvalorizado porque me esforço para trazer um conteúdo interessante para vocês. Você poderia se concentrar?”

CNV sobre notas baixas

Agora imagine que um pai de um aluno entrou em contato com você para reclamar das notas de seu filho e colocar a culpa no método de ensino do professor.

No lugar de dizer:

“O seu filho nunca presta atenção nas aulas e nunca se esforça. Por isso suas notas são baixas.”

Você pode dizer:

“Tenho notado que o seu filho não tem prestado muita atenção nas aulas e isso nos frustra também, porque queremos que ele tire notas altas tanto quanto qualquer outro aluno. Podemos trabalhar juntos para ajudá-lo a superar essas situação?” 

Podem existir infinitos exemplos de frases de CNV. Pare um momento e faça um exercício mental. Imagine como você utilizaria a CNV em alguma situação recente pela qual você tenha passado. 

Que tal começar a usar a comunicação não violenta na escola?

A comunicação não violenta na escola é importante porque transforma a comunicação de modo positivo e transforma a gestão para que seja mais humanizada.

Mas não se esqueça que para realmente transformar a comunicação da sua escola são recomendados treinamentos, workshops e palestras sobre o assunto para fixar melhor o conhecimento.

E se você gostou da ideia de organizar um treinamento EAD para professores sobre comunicação não violenta na educação, precisa conhecer a EAD Plataforma!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que já conta com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permitindo que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso ou treinamento online. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Neste artigo você aprendeu o que é comunicação não violenta, qual sua importância e como começar a aplicar a comunicação não violenta na escola. 

Saiba mais: Qual a importância do treinamento para professores e como montar?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy