qual-maior-desafio-ead-atualidade

Qual o maior desafio da EAD na atualidade? Discussões e debates importantes sobre o tema

Que a EAD está crescendo no Brasil e no mundo, todos nós sabemos. O que não conseguimos mensurar ao certo é qual o maior desafio da EAD na atualidade, e de que forma este (ou estes) desafio impede a modalidade de deslanchar e se consolidar de vez no mercado. 

Apesar desses obstáculos, é fato que a educação a distância enfrentou um boom nos últimos anos. De acordo com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), a previsão de superação dos estudantes em EAD em comparação aos da modalidade presencial mudou. 

Se anteriormente, a projeção indicava que o número de alunos EAD superaria o presencial em 2023, agora, aponta que isso deve ocorrer já em 2022. 

A ideia é que, neste ano, as modalidades inteiramente a distância e no formato híbrido (ou b-learning) ultrapassem a modalidade presencial na preferência dos alunos.

Quer entender melhor sobre as projeções de crescimento para o mercado? Que tal descobrir qual o maior desafio da EAD na atualidade — e como superá-lo? 

Continue a leitura e entre nesse importante bate-papo conosco! 

Qual o maior desafio da EAD na atualidade? 

É impossível responder qual o maior desafio da EAD na atualidade com apenas um fator. A verdade é que, embora esteja evoluindo de forma impressionante, a EAD enfrenta alguns obstáculos situacionais. 

Se falarmos em EAD no Brasil e em outros países em desenvolvimento ou subdesenvolvido, podemos acrescentar, ainda, variáveis de cunho socioeconômico à conta. 

Quer saber quais são essas variáveis? Então continue a leitura! 

1. Falta de acesso às novas tecnologias

Embora os números revelem um índice altíssimo de acesso à internet (quase 75%, de acordo com o último TIC Domicílios), ainda há regiões do país sem nenhum tipo de acesso à tecnologia-base para frequentar aulas online. 

Isso porque a internet móvel, fornecida pelo celular, é a principal fonte de conexão Internet, usada pela quase totalidade dos usuários da rede (99%). A pesquisa ainda aponta que 58% dos brasileiros acessam a rede exclusivamente pelo telefone móvel, proporção que chega a 85% na classe D e E.

Ainda de acordo com o portal Cetic, embora a Internet esteja presente em 71% dos domicílios brasileiros, mais de 20 milhões de domicílios não possuem conexão à Internet. Esta realidade afeta especialmente domicílios da região Nordeste (35%) e famílias com renda de até 1 salário mínimo (45%). 

2. Pouca ou nenhuma aptidão com os processos envolvidos na EAD

Entender qual o maior desafio da EAD na atualidade também passa pela compreensão do conceito de literacia digital. Muito além de conhecer os comandos básicos para a acessar a internet, a literacia digital defende a capacidade de realizar trocas efetivas com o meio. No contexto educacional, isso significa absorver conhecimento e transmiti-lo também. 

Por isso, a falta de literacia digital alcança não apenas os alunos que não têm familiaridade com os processos envolvidos na EAD (como o consumo de diferentes tipos de conteúdos digitais, o acesso a plataformas EAD e o compartilhamento de informações nos canais de interação). 

Também é preciso olhar com atenção para os professores e tutores, que, em alguns casos, não conseguem lançar mão de todas as funcionalidades disponíveis na metodologia EAD por desconhecimento ou inaptidão. 

Veja, no vídeo abaixo, um debate interessante sobre a necessidade de adaptação dos professores e alunos à chegada definitiva da tecnologia na educação:

3. Preconceito com a modalidade

Embora o esforço coletivo das instituições de ensino e empresas de cursos online tenha contribuído bastante para quebrar o estigma, ainda é preciso falar sobre preconceito na EAD. 

Por ser uma metodologia de ensino pautada na autonomia e na flexibilidade, a educação a distância é comumente vista como uma fórmula ineficaz de transmitir conhecimento. 

E a realidade, ainda pouco difundida, é bem diferente.

De acordo com o portal Educa Mais Brasil, cursos EAD superaram as notas do ensino presencial no Conceito Preliminar de Curso (CPC). 

Cerca de 2,7% das ofertas em educação a distância foram classificadas com os conceitos mais altos — 4 e 5. Em contrapartida, na educação presencial, esse índice caiu para 1,6%. 

Oportunidades e avanços 

Embora os desafios sejam grandes, as oportunidades mostram que o setor EAD tem tudo para continuar crescendo no país. A seguir, você confere dois exemplos de situações que evidenciam a consolidação da educação a distância como ferramenta de inclusão social e como alternativa para milhares de estudantes em todo o mundo. 

EAD como solução: a pandemia do novo coronavírus 

Impossível falar sobre EAD e não mencionar a pandemia do novo coronavírus, de 2020. De um dia para o outro, o mundo inteiro se viu diante de um inimigo invisível, mas perigoso. A covid-19 transformou muitos hábitos de cidadãos em escala global, e a educação não ficou de fora da reformulação necessária. 

Para atender às medidas de isolamento social orientadas pela OMS, mais de 70% dos estudantes de todo o mundo foram impactados pelo fechamento das escolas. Os dados da UNESCO mostram que, em abril de 2020, cerca de 1,407,355,637 de estudantes sentiam os efeitos da suspensão das aulas no mundo.

Diante desse cenário, a EAD emergiu como uma solução possível e recomendável para manter as aulas e garantir a continuidade do processo educacional de milhões de crianças, jovens e adultos ao redor do mundo. 

Saiba mais sobre as ações nas escolas contra o coronavírus e veja, abaixo, um infográfico com as principais medidas tomadas ao redor do mundo para viabilizar a EAD nas escolas: 

Crescimento contínuo da EAD no Brasil 

Por fim, entender qual o maior desafio da EAD na atualidade passa, também, por uma compreensão do cenário da educação a distância. Felizmente, o entendimento desse cenário aponta para uma tendência positiva. 

A EAD cresce exponencialmente no Brasil a cada ano. Para você ter uma ideia, o Mapa do Ensino Superior 2020 mostra que, entre  2014 e 2018, a Educação a Distância (EaD) na rede privada no Brasil cresceu 91,7%.

E tem mais! Se considerarmos o total geral de matrículas, o número, entre 2009 e 2018, chega a um crescimento de 145%!

Ao fim desta leitura, você com certeza já sabe qual o maior desafio da EAD na atualidade. O importante é avaliar o cenário de forma crítica, fortalecendo o debate sobre o tema e, claro, contribuindo para reverter obstáculos. 

Se você se interessa pelo tema e quer ficar por dentro de mais debates tão interessantes quanto este, que tal ler nossos artigos sobre EAD para crianças e EAD para deficientes? Sua contribuição em ambas as discussões é importante para nós!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy