mapa mental vendas

Mapa mental de vendas: 5 motivos para começar a fazer

Mapas mentais foram idealizados pelo psicólogo Tony Buzan, nos anos 70. Ao questionar o modelo linear das anotações feitas por alunos em sala de aula, ele identificou que esquematizar tópicos diferentes seria um método mais assertivo.

Utilizando setas, símbolos e cores diferentes, as anotações feitas em uma espécie de mapa são ramificadas a partir de um ponto central e podem ser conectadas entre si. Para exemplificar, um mapa mental de vendas ajuda a entender o processo de ponta a ponta, além de auxiliar em treinamentos e gestão do conhecimento.

O que é mapa mental de vendas?

Um mapa mental de vendas é uma representação gráfica que visa organizar os processos e metodologias utilizados por um departamento comercial. 

Dessa maneira, você não precisa ter apenas um mapa mental de vendas, mas pode criar diferentes versões com o intuito de:

  • organizar materiais de consulta;
  • implementar ações específicas, como “aumentar o ticket médio” ou “fidelizar clientes”;
  • definir personas e necessidades dos clientes;
  • treinar novos integrantes da equipe com os passos essenciais de uma venda.

A propósito, eu sei que você pode criar mapas bem visuais e fáceis de compreender, lembrando que a ideia é deixar a criatividade rolar solta. Não se reprima!


>>> Você também poderá gostar: aprenda como fazer um mapa mental de marketing.

5 motivos para fazer um mapa mental de vendas

Que mapas mentais são úteis, você já sabe. Agora, por que eles são tão importantes para você e seu time de vendas? Confira abaixo cinco motivos para utilizar essa ferramenta:

  1. Organizar as ideias

Quando escrevemos algo, estamos colocando informações de maneira linear, e não é exatamente assim que nosso cérebro funciona. Pelo contrário, ele trabalha por interconexões complexas.

Ao colocar ideias em um mapa mental, podemos organizar os temas de uma forma mais compreensível e adaptada ao nosso jeito de pensar.

  1. Balizar o conhecimento

O que acontece quando todos os membros de uma equipe têm acesso às mesmas informações e se encontram na mesma página? Os processos são padronizados, o que melhora a experiência do cliente e torna a avaliação gerencial mais simples e assertiva. Ou seja, só sucesso! 🙂

Oferecer ao seu time uma base sólida e a possibilidade de transferir o que se sabe são pontos fundamentais para a gestão do conhecimento.

  1. Centralizar acessos

Em um mapa mental digital, é possível conectar documentos, sites e outros softwares. Sabe aquela sensação de não encontrar um link que é importante, mas que quase nunca é utilizado? Assim, fica fácil deixá-los todos em um só lugar, organizados de um modo simples de entender e localizar.

Ter o controle de dados e acessos é muito importante, logo, dê a devida atenção a esse tópico.

  1. Acompanhar cada etapa da venda

Um mapa mental de vendas não é um fluxograma, posto que não é linear. No entanto, sua disposição ampla e interconectada permite aplicar as etapas da venda na jornada do cliente.

Cada time comercial tem suas etapas a cumprir, desde o processo de captação até o momento em que se pede indicações de possíveis clientes. Colocar esses pontos em um mapa mental ajuda a encaixá-los de forma adaptada a cada caso, além de evitar que algum deles seja esquecido.

  1. Identificar oportunidades de melhoria

Ao mapear todos os processos de venda, é possível visualizar o todo e, assim, entender o que pode ser melhorado, ou mesmo identificar problemas e faltas. Se você faz parte da liderança, tente fazer esse exercício com sua equipe.

Ouvir todos os pontos de vista é sempre enriquecedor e favorece o desenvolvimento comercial.

Como criar um mapa mental?

Para criar um mapa mental, primeiramente defina se usará materiais físicos (como cartolina, canetas, adesivos etc.) ou digitais (aplicativos).

Comece estabelecendo o tema central do seu mapa e, depois, crie ramificações e outros tópicos. Você pode, inclusive, relacionar tópicos distantes com o uso de setas e conexões.

O importante é usar a criatividade e lembrar que os elementos visuais ajudam a memorizar. Portanto, cores, texturas, símbolos, desenhos e diferentes fontes ou estilos de escrita são todos muito bem-vindos. 

Com o tempo, você sentirá cada vez mais liberdade para deixar a imaginação construir essas pontes, uma vez que os mapas mentais ajudam a criar novas conexões. Por fim, são uma técnica de memorização e aprendizado.

Aplicativos para fazer mapa mental

A seguir, listamos aplicativos para criar seus próprios mapas mentais. Confira!

Miro

É uma das principais plataformas colaborativas do mercado e foi recentemente adquirida pela Adobe.

A Miro oferece lousas abertas, fluxogramas e, também, mapas mentais, com opções gratuitas e pagas. Sua usabilidade é simples e permite trabalhar bem em grupo, além de se conectar com mais de 100 outras ferramentas, como Zoom, Slack, Jira e Google Drive.

Mindmeister

Um dos primeiros aplicativos para fazer mapa mental, o Mindmeister oferece mapas convencionais e em modelo de cascata (para resumir pontos lineares, como destaques para uma ata de reunião, por exemplo).

Permite criar até três mapas gratuitos, porém, tome cuidado: se a conta não é paga, os mapas ficam disponíveis na base para inspirar outros usuários.

Sua interface é muito amigável e a opção de ocultar algumas ramificações é excelente. A propósito, um leitor do nosso blog compartilhou suas anotações deste artigo em um mapa mental – clique na imagem abaixo para acessá-lo.

mapa mental - mindmeister

Lucidchart

Sua função original é a criação de diagramas e fluxogramas. Não é à toa que revolucionou o uso desses recursos, quando surgiu há alguns anos.

Muito utilizado por empresas de TI e engenharia, o Lucidchart atende: o Google, a Amazon, a HP, a Atlassian e até mesmo a NASA! Impressionante, não é mesmo? Por sinal, a solução oferece boas opções para quem quer fazer mapas mentais em equipe.

Canva

Esse aplicativo conquistou o Brasil com seus modelos editáveis para todo tipo de design digital ou impresso.

Com o mapa mental do Canva, pode-se usar modelos ou começar algo do zero. Das opções que apresentamos aqui, é aquela que mais oferece recursos visuais ao seu mapa.

Coggle

Possui uma opção gratuita, que é um dos melhores modelos de mapa mental. Suas criações e ramificações lembram os galhos de uma árvore, pois literalmente podem se cruzar ou contornar assuntos. A Coggle é uma excelente opção para quem precisa colocar muita informação em um mesmo mapa.

mapa mental coggle

Mindomo

Também oferece opções gratuitas e traz mais do que mapas mentais, incluindo gráficos e estruturas de tópicos. Apesar de não ser muito popular no Brasil, o Mindomo já ganhou vários prêmios internacionais como melhor software para criar mapas mentais.

Enfim, agora que você já sabe como criar um mapa mental, que tal começar o seu? Por exemplo, já se imaginou criando e vendendo seu próprio curso online?

Na EAD Plataforma, além de criar e administrar cursos de educação a distância, você conta com recursos para alavancar as vendas. Fale conosco e faça uma demonstração gratuita.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy