ead-para-criancas

EAD para crianças: como otimizar o processo para alunos, familiares e tutores?

Quando falamos em EAD para crianças, entramos em uma zona rica em possibilidades de discussão.

Enquanto há uma corrente de pais e educadores que defende a necessidade do ensino presencial até uma certa idade, outra corrente enxerga a educação a distância como uma possibilidade de dinamizar o aprendizado, trazendo novas ferramentas e práticas para a rotina dos alunos. 

Recentemente, uma pandemia global elevou a EAD para crianças a um novo nível. De acordo com a UNESCO, entre as ações das escolas contra o coronavírus, a educação a distância foi a solução mais utilizada. Mais de 70% da população estudantil do mundo foi impactada pela medida, e nações inteiras precisaram rever suas metodologias para incorporar o ensino remoto. 

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre alguns desafios e oportunidades na EAD para crianças. Além disso, daremos 3 dicas para dinamizar o aprendizado com crianças e jovens em idade escolar. 

EAD para crianças: desafios

A seguir, nosso convite é para que você se junte a nós para refletirmos sobre algumas questões relevantes a respeito da EAD para crianças. 

Processo de aprendizagem (diferente entre crianças e adultos)

O primeiro ponto defendido por aqueles que não apóiam a EAD como principal método de aprendizagem para crianças é o processo educacional em si. 

Enquanto o perfil do aluno EAD adulto é independente, organizado e autônomo, não se pode cobrar o mesmo das crianças. 

Neste sentido, é desafiador encontrar fórmulas para o ensino a distância que se enquadrem no processo de aprendizagem infantil — embora não seja impossível. Falaremos sobre isso no fim deste artigo. 

Necessidade de contato com outras crianças e da presença próxima do tutor

Outro desafio da EAD para crianças é contornar a necessidade de contato com outras crianças e da presença próxima do tutor para estabelecer conexões educacionais e estimular pontos de desenvolvimento. 

Felizmente, a tecnologia se consolidou como aliada da educação, e disponibiliza alguns recursos que facilitam a aproximação dos atores envolvidos na jornada de aprendizado. Eles serão assunto no próximo tópico. 

Garantia de acessibilidade e disponibilidade para todas as crianças

Outro grande desafio imposto pela EAD para crianças do ensino básico é a disponibilidade de recursos tecnológicos para assistir às aulas. Embora pesquisas recentes atestem que mais de 134 milhões de brasileiros acessam a internet, não podemos desconsiderar as desigualdades sociais na hora de estabelecer programas de EAD. 

Neste sentido, é preciso trabalhar para consolidar a educação a distância como ferramenta de inclusão social, desenvolvendo pesquisas e estudos que ajudem a democratizar o acesso às ferramentas educacionais (como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) e a naturalizar a presença da EAD na vida de crianças e jovens de forma igualitária. 

Como tornar a experiência da EAD para crianças melhor para alunos, tutores e familiares? 3 dicas

Você já conhece os principais desafios da EAD para crianças. Que tal falarmos também sobre as oportunidades?

A ideia é que, em vez de obstáculos, as dificuldades se tornem verdadeiros trampolins para o desenvolvimento de metodologias de ensino cada vez mais inclusivas e adequadas às capacidades e demandas de todos os perfis de estudantes — incluindo os pequeninos. 

1. Comunicação constante

O primeiro passo para otimizar a experiência EAD para crianças é estabelecer uma comunicação constante. Aqui, também incluímos os pais e responsáveis, figuras fundamentais para o bom andamento das práticas educacionais. 

Neste sentido, o segredo para uma boa comunicação é a consistência, a simplificação e o uso de diversas ferramentas de interação

Por isso, não hesite em incluir, em seu planejamento de tutoria, momentos para realizar vídeoconferências com os pais, fóruns de discussão com a participação dos responsáveis e, claro, muitas aulas online ao vivo para estimular e envolver as crianças. 

Alguns segredos práticos para manter a comunicação constante na EAD para crianças: 

  • comunicar as atividades de forma clara para os pais e alunos; 
  • utilizar recursos de automação ou envio em massa para evitar perder algum contato;
  • disponibilizar canais abertos para tirar dúvidas em horários pré-determinados; 
  • criar canais de apoio (como redes sociais) para complementar a comunicação em aula. 

2. Recursos múltiplos de criatividade

A segunda dica para dinamizar a EAD para crianças é mesclar recursos que estimulem a criatividade dos pequenos. 

Aulas online não precisam seguir modelos quadrados! Pelo contrário. Como dissemos acima, a tecnologia permite o uso de inúmeras ferramentas digitais que tornam o aprendizado mais fluido e leve para tutores e crianças. 

Algumas ideias para dinamizar o conteúdo EAD para crianças são: 

  • mesclar o ensino tradicional com lições de habilidades pessoais (tais como paciência, resiliência etc.);
  • lançar mão de diversos tipos de conteúdos digitais para tornar a aula menos estática (além das tradicionais vídeo aulas, vale lançar webinars com participações especiais, animações, simulações, dinâmicas virtuais etc.);
  • utilizar produtos digitais como parceiros complementares às aulas (como e-books, esquemas ilustrados etc.)
  • ter a gamificação como aliada, tornando o ensino “jogável” e estimulante. 

Veja, no vídeo abaixo, um exemplo de atividade criativa, que alia ciência e imaginação, para aulas EAD para crianças. 

3. Atividades que envolvam movimento 

Por fim, uma dica-chave que pode mudar sua percepção sobre a EAD para crianças. Trata-se do estímulo ao movimento físico mesmo em aulas remotas. 

Acha impossível? Então veja a seguir um exemplo de aula que estimula a movimentação como forma de envolver os alunos. Estes recursos transportam, para as casas dos pequenos, o valor do desenvolvimento motor e da atividade física como forma de gastar energia e absorver valiosas lições. 

A EAD para crianças está se consolidando cada vez mais como uma possiiblidade de desenvolver e estimular habilidades nos pequenos.

Ainda que a educação presencial permaneça sendo a principal alternativa de ensino, ter a educação remota como aliada pode ajudar a reforçar valores. Além disso, contribui para fortalecer lições aprendidas na escola e, claro, estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais enriquecedoras. 

Por isso, agora que você finalizou esta leitura, nossa sugestão é que mergulhe fundo no cenário EAD no Brasil para entender por que a modalidade ganha tanto espaço com o passar dos anos. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy