Aprenda a fazer um projeto de educação corporativa e eleve o nível da sua empresa!

Não dá mais para ignorar a importância de promover bons projetos de educação corporativa em uma empresa. Além de melhorar o ambiente de trabalho, também diminui custos e aumenta a produtividade dos funcionários.

As grandes companhias já notaram esse cenário e estão investindo cada vez mais em capacitação ao invés de perder tempo procurando um funcionário já capacitado. 

De acordo com o portal de notícias Terra, os últimos anos demonstraram um crescimento no setor de ensino corporativo. Além disso, as empresas vêm priorizando iniciativas que aliam cultura de aprendizagem e necessidades estratégicas do negócio. 

Afinal, é muito mais barato treinar um colaborador para que tenha todas as capacitações necessárias, do que demorar meses para encontrar esse profissional perfeito que será muito mais caro.

Até porque, segundo essa matéria da Forbes, as pessoas precisam sentir que são membros valiosos da equipe para serem produtivos. 

Neste artigo você vai aprender o que é educação corporativa e como elaborar e colocar em prática um projeto de educação corporativa espetacular, para aumentar a produtividade do seu negócio!

O que é educação empresarial corporativa?

Antes de aprender como elaborar e colocar em prática um projeto de educação corporativa para uma empresa, vamos nos aprofundar mais no que é exatamente educação empresarial corporativa e seus benefícios para a companhia. 

A educação corporativa é o processo de educar e capacitar os funcionários de acordo com as metas e a realidade da empresa.

Há diversos exemplos de projetos de educação corporativa, como aulas, palestras, workshops, apresentações, oficinas e etc. 

Um projeto de educação corporativa pode servir para:

  • Promover a cultura organizacional;
  • Estimular as boas práticas;
  • Capacitar sobre especificidades do negócio;
  • Ensinar competências essenciais para a empresa.

A educação corporativa já se tornou um negócio tão lucrativo que não param de surgir as chamadas universidades corporativas. Elas são especializadas em oferecer cursos de todos os tipos diretamente para empresas e seus funcionários.

Inclusive algumas empresas têm as suas próprias universidades corporativas. Desse modo, podem criar um ambiente de ensino altamente específico para sua realidade e particularidades. 

Benefícios da educação corporativa

Ao investir na educação empresarial corporativa, é possível encontrar diversos benefícios tanto para a empresa quanto individualmente para cada colaborador. 

Alguns desses benefícios são:

  • Capacitação dos colaboradores: a educação corporativa promove a capacitação dos colaboradores. Eles podem se desenvolver profissionalmente tanto em hard skills quanto em soft skills.
  • Aumento da produtividade: a educação corporativa também aumenta a produtividade da empresa. Além de capacitá-lo para que possa desenvolver suas tarefas de modo mais seguro e, consequentemente, mais rápido, também faz com que ele se sinta valorizado pelo local de trabalho. 
  • Redução das demissões: uma vez que o colaborador se sente valorizado e feliz em seu ambiente de trabalho, ele pensará duas vezes antes de ir para outra empresa, seja qual for a proposta.
  • Melhoria da competitividade da empresa: todos os benefícios acima garantem a melhora da competitividade da empresa. Afinal, quem não quer trabalhar em um lugar onde há pouca rotatividade, os funcionários aprendem ensinamentos valiosos e são produtivos?

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”

Immanuel Kant

Como elaborar um projeto de educação corporativa?

Agora que você já sabe tudo sobre a educação corporativa, chegou o momento de saber como elaborar um projeto de educação corporativa espetacular!

Conheça bem o seu público

Primeiramente é necessário analisar as dores e os desafios dos colaboradores. Faça um levantamento de quais são os grandes desafios das equipes. É muito importante conhecer bem a sua audiência.

Estabeleça os objetivos 

Agora que você já sabe quais são os desafios, estabeleça os objetivos que quer alcançar com o projeto de educação corporativa. Os objetivos deverão resolver os desafios que apareceram no levantamento. 

Defina o formato

É possível criar um projeto remoto, híbrido ou presencial. O formato do projeto deve conversar com a realidade da empresa. De nada adianta propor um evento presencial em uma empresa que trabalha remotamente, não é mesmo? 

Encontre uma boa plataforma

Uma boa plataforma de hospedagem é essencial para um resultado positivo. A experiência na hora da aprendizagem é muito importante para determinar o sucesso do projeto. 

Escolha a metodologia

Chegou a hora de escolher qual metodologia seguir. Ela deve levar em conta todos os pontos levantados anteriormente para ser certeira. 

Como deverá ser entregue o material? Em formato de palestras, aulas teóricas, aulas práticas? São inúmeras possibilidades e não há resposta certa, apenas a que mais se adequa ao seu público e a realidade da sua empresa.

Elabore um cronograma

Elabore um cronograma de aulas baseado nos objetivos e na metodologia. Com ele você terá uma visão clara de quanto tempo levará o projeto e se todos os objetivos estão sendo considerados, para um resultado final positivo.

Busque feedbacks

Após aplicar o projeto, não se esqueça de sempre buscar feedbacks de quem realizou o projeto. Os feedbacks são essenciais para melhorar o produto final e aumentar o alcance de capacitação do projeto de educação corporativa.  

Atualize constantemente o material

Com base nos resultados finais, feedbacks coletados e na sua própria percepção, atualize o material com possíveis melhorias e novos conteúdos para que a experiência de aprendizagem seja a melhor possível. 

Faça o seu projeto de educação corporativa em formato EAD!

Agora que você já sabe tudo sobre os projetos de educação corporativa e como elaborar um projeto de educação corporativa para uma empresa, precisa colocar esse objetivo em prática! 

Se você pretende desenvolver o seu projeto de educação corporativa em formato EAD, saiba que a EAD Plataforma é ideal para isso.

Nela, você tem total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade, tudo com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Acompanhamento do progresso no curso;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Tema personalizável;
  • Provas.

Se interessou pela EAD Plataforma? Que tal fazer um teste grátis só para garantir?

Já pode colocar tudo o que aprendeu em prática e oferecer os seus projetos de educação corporativa na EAD Plataforma!

Veja abaixo mais alguns conteúdos que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy