Como criar uma apostila de treinamento para empresas que gere resultados

As apostilas de treinamento são materiais muito ricos para auxiliar no processo de aprendizagem na educação corporativa. Existem pessoas mais visuais que precisam ler para aprender e não apenas assistir uma aula ou palestra sobre o assunto. É aí que entram as apostilas.

No entanto, é necessário seguir alguns passos na hora de criar com qualidade uma apostila de treinamento para empresas. É isso que vamos te ensinar neste artigo!

Adotar esse material aumenta o resultado positivo do treinamento quando aplicado para diversos colaboradores ao mesmo tempo. 

Além disso, esse material extra é capaz de aumentar o valor do treinamento e garantir maior satisfação dos alunos.

Como pode ver, são várias as vantagens de oferecer apostilas de treinamento dentro de um curso para empresas, mas isso só será possível se você for capaz de oferecer um material de treinamento de qualidade.

E hoje você vai aprender exatamente isso: como criar uma apostila de treinamento espetacular para empresas!

Preparado(a)? Então continue a leitura até o final!

Como criar uma apostila de treinamento?

Para saber como criar uma apostila de treinamento, é muito importante se atentar nas três etapas a seguir: 

  • Conteúdo;
  • Diagramação;
  • Produção gráfica.

Confira abaixo o que fazer em cada etapa!

Conteúdo

O conteúdo deve ser de qualidade, atualizado e apresentar uma metodologia de ensino coerente. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Defina o seu público

Você precisa saber com quem está falando. Afinal, criar um conteúdo para líderes é muito diferente do que criar um conteúdo para vendedores, não é mesmo? Cada público tem particularidades e você precisa definir muito bem com quem está falando na hora de desenvolver o conteúdo da apostila.

  • Estabeleça os objetivos 

Também é necessário definir quais os objetivos da apostila. Pense: ao final do conteúdo, o que a pessoa que obteve o material de treinamento precisa saber? A partir dos objetivos fica mais fácil desenvolver o conteúdo. 

Uma dica é fazer bullet points com os objetivos e ir criando a partir daí o conteúdo.

Veja também: Quando investir em treinamentos na empresa? Conheça o Levantamento de Necessidades de Treinamento

  • Atente-se à didática

Já o conteúdo precisa seguir um padrão lógico. Jamais jogue as informações de qualquer jeito. Utilize técnicas de storytelling para envolver o leitor e garanta que o conteúdo oferecido é de qualidade.

Não fique apenas na teoria. Exemplos práticos e cases de sucesso ajudam bastante na visualização do conteúdo. Exercícios ao final de cada aula ou módulo são essenciais para ajudar na fixação da matéria.

  • Não cometa plágio

Por fim, uma das partes mais importantes sobre como criar uma apostila de treinamento: não cometa plágio. Sempre que citar um conteúdo de outro material, dê as devidas referências. Além de plágio ser crime, o seu material perde credibilidade e fica com cara de cópia. 

Diagramação 

A diagramação é basicamente a disposição do conteúdo nas páginas. Ela é muito importante para envolver o leitor, mas para isso precisa estar de acordo com o conteúdo, desde as imagens, a fonte da letra e as cores utilizadas.

Na hora de diagramar a sua apostila você pode usar:

  • InDesign: é uma ferramenta extremamente completa, mas pode ser um pouco complicada se não tiver experiência. 
  • Canva: ferramenta online de diagramação na qual há disponíveis diversos templates pré-prontos para você editar como preferir. É um pouco mais fácil de utilizar e existe a possibilidade de criar uma conta gratuita (com algumas limitações).
  • Word: se achar essas ferramentas muito complicadas você pode utilizar o word, mas o resultado será um pouco mais limitado.

Inclua imagens, mas lembre-se de que elas precisam conversar com o conteúdo. Também precisam estar dispostas na páginas de modo que não atrapalhem os textos nem deixem as páginas muito poluídas.

Além disso, na hora de buscar imagens tome cuidado com os direitos autorais. Sempre dê os créditos nas imagens que você reproduzir de qualquer lugar. 

Também há diversos bancos na internet que fornecem imagens gratuitamente. Veja abaixo três exemplos:

Produção gráfica

Por último há a etapa da produção gráfica. Se achar necessário imprimir as apostilas, deve prestar atenção em alguns pontos como:

  • Formato do documento: o formato ideal para impressão é o PDF;
  • Papel da apostila: escolha um tipo de papel que fique bem na impressão;
  • Tinta para impressão: a tinta também precisa ser de qualidade para não borrar no papel.

Na hora da impressão, faça pequenos testes antes de imprimir tudo de uma vez.

Seguindo esse passo a passo pode ter certeza que sua apostila de treinamento para empresas será um sucesso!

Como fazer uma apostila digital

A transformação digital revolucionou o mundo da educação. Hoje, é possível ensinar pessoas de qualquer lugar do mundo sobre qualquer assunto! 

Se quer aprender como fazer uma apostila digital, tudo o que foi ensinado até aqui continua válido, a não ser a impressão. Para apostilas digitais é essencial dispor de uma boa plataforma de hospedagem para o material. 

Como o ensino provavelmente será realizado também à distância, plataformas de treinamento que permitam o contato com os professores e tutores para tirar dúvidas sobre o conteúdo da apostila são muito interessantes. Isso porque agrega um grande valor ao material, tornando-o diferenciado. 

Dessa forma, você consegue subir o valor do produto, seja apenas das apostilas, seja do treinamento completo.

Diferenças nos materiais de treinamento para empresas

Agora que você já sabe como criar uma apostila de treinamento para empresas, é legal saber que existem particularidades de conteúdo e até mesmo de formato a depender do público-alvo. 

Confira abaixo algumas peculiaridades de cada nicho.

Apostila de treinamento de liderança

No caso de apostila de treinamento de liderança, como se trata de um segmento com mais tempo de mercado, o conteúdo deve ser mais denso e com nível de dificuldade elevado.

Na apostila não pode faltar conteúdos relacionados à soft skills, já que são essenciais para garantir uma boa liderança. Demonstre com exemplos práticos como as hard e as soft skills se mesclam e são complementares no dia a dia de trabalho. 

Além disso, aposte em formatos digitais de apostila, pois líderes são cargos bastante demandantes. Ter o material em formato digital para consultar a qualquer momento pode facilitar e acelerar o processo de aprendizagem.

Apostila de treinamento de vendas

Para uma apostila de treinamento de vendas, é essencial desenvolver a parte prática. 

Inclua conteúdo específicos como:

  • Técnicas de venda;
  • Tópicos de pré e pós venda;
  • Noções de comportamento humano;
  • Negociação de preços.

Abuse de exemplos, cases e exercícios que façam o aluno colocar a mão na massa. 

Apostila de treinamento de atendimento ao cliente

Se você quer saber como criar uma apostila de treinamento de atendimento ao cliente, saiba que não podem faltar conteúdos sobre linguagem, principalmente linguagem não-violenta e um pouco sobre teorias da comunicação.

Já na parte prática, foque em exercícios sobre resolução de problemas e como garantir a satisfação do cliente. 

Você pode incluir também um passo a passo sobre como fazer um atendimento de qualidade que possa ser facilmente consultado sempre que necessário.

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”

Sêneca

Aprendeu como criar uma apostila de treinamento?

Oferecer apostilas de treinamento é muito mais do que oferecer apenas materiais extras, é uma forma de gerar mais valor para o seu treinamento. 

Agora que você já aprendeu como criar uma apostila de treinamento, chegou o momento de criar a sua própria apostila! 

E saiba que se você pretende desenvolver o seu treinamento em formato EAD, a EAD Plataforma é perfeita para isso.

Ofereça a melhor experiência de ensino a distância para seus alunos tendo total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. Tudo isso com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Saiba quais são as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Acompanhamento do progresso no curso;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Além disso, ela oferece dois formatos para ser utilizada:

  • Plataforma Corporativa: treine sua equipe, ofereça cursos à distância e reduza custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, tenha total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.
  • Plataforma Comercial: venda Cursos Online, como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. Com matrículas liberadas automaticamente após a confirmação de pagamento do aluno.

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Gostou? Então já pode colocar tudo o que aprendeu em prática e oferecer os seus treinamentos com ótimas apostilas na EAD Plataforma, tudo o que você precisa para criar e vender cursos online!

Neste artigo você aprendeu como criar uma apostila de treinamento para empresas!

Veja também abaixo mais alguns conteúdos que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy