filmes para treinamento comportamental

Filmes para treinamento comportamental: confira os 4 melhores filmes!

Existem várias opções quando o assunto é filmes para treinamento comportamental, mas neste conteúdo você terá em mãos apenas os melhores, que realmente servem como impulsionadores de resultados, seja para você mesmo ou sua equipe.

Podemos considerar filmes sobre treinamento comportamental aqueles capazes de gerar uma evolução em nossas soft skills, ou seja, nossas habilidades comportamentais relacionadas à maneira como uma pessoa se comporta ou lida com diferentes situações.

Curioso? 

Então, vem com a gente!

A caixa (2009)

Soft skill relacionada: tomada de decisão 

Comportamento: saber analisar todos os fatos e situações, procurando as informações e evidências por meio de documentos e todos os envolvidos, para realizar uma tomada de decisão.

Sinopse: Cameron Diaz interpreta uma professora (Norma Lewis) casada com um engenheiro que trabalha na NASA, chamado Arthur e interpretado por James Marsden. Ambos levam uma vida tranquila em um subúrbio, com seu único filho. 

No entanto, em certo dia, um homem misterioso aparece e lhes propõe a posse de uma caixa com um botão. Caso o dono da caixa aperte o botão, ele ficará milionário, porém, alguém desconhecido morrerá. 

O casal têm 24 horas para decidir se ficarão ou não com a caixa e deverão lidar com a situação entre apertar a caixa ou não, e enfrentar as consequências desta escolha.

Menina de ouro (2004)

Soft skill relacionada: construção de equipes de alta performance

Comportamento: trabalhar a questão de valorização e reconhecimento do trabalho realizado por outros membros da equipe, os incentivando para impulsionarem ainda mais seus resultados.

Sinopse: Frankie Dunn (interpretado por Clint Eastwood) passou sua vida inteira nos ringues, agenciando e treinando grandes boxeadores em sua carreira. Dunn sempre passa aos lutadores com quem trabalha o mesmo aprendizado que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. 

Triste com o afastamento de sua filha, Dunn é uma pessoa bem fechada e que tem um relacionamento apenas com seu único amigo Scrap (interpretado por Morgan Freeman), que também se responsabiliza pelo seu ginásio. 

Até que em um determinado dia, surge Maggie Fitzgerald (interpretada por Hilary Swank), uma jovem garota que ainda não tem o perfil de uma boxeadora, mas que é determinada o suficiente para tal. 

Maggie quer que Frankie seja o seu treinador, porém o mesmo rejeita já que não aceita treinar mulheres, e o mesmo acredita que ela já está velha demais para tal função. Porém, apesar da negativa, Maggie passa a treinar todos os dias no ginásio de Frankie até que ele aceite ser o seu treinador.

A Teoria de Tudo (2014)

Soft skill relacionada: liderança.

Comportamento: ser transparente com todos os colaboradores e equipes, tanto nas boas quanto nas más notícias.

Sinopse: baseado em fatos reais, mais precisamente na biografia de Stephen Hawking, A Teoria de Tudo é um filme que mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo. 

Além de mostrar o desenrolar de seu romance com Jane Wide (Felicity Jones), uma a aluna de Cambridge, e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha somente 21 anos. 

Diversas pessoas poderiam acreditar que a doença fosse fazê-lo desistir de todos os seus sonhos e objetivos, porém foi justamente o contrário, e ele chegou ao objetivo esperado com as pessoas certas ao seu lado.

O diabo veste prada (2014)

Soft skill relacionada: relações interpessoais.

Comportamento: observar sempre o clima organizacional de uma empresa, e a importância de manter um relacionamento saudável entre os colaboradores.

Sinopse: A jovem Andrea Sachs (interpretada por Anne Hathaway) consegue um emprego em uma renomada revista de moda e começa a lidar com situações delicadas que comprometem o seu desempenho na organização. 

O filme mostra grandes lições sobre o quanto o ambiente de trabalho influencia positiva ou negativamente a performance de cada colaborador. Isso porque ele aborda uma competitividade negativa entre os funcionários. 

Ele reforça o quão importante é manter um bom clima dentro de uma empresa, visto que isso pode impactar diretamente o trabalho realizado pelos funcionários.

O homem que mudou o jogo (2011)

Soft skill relacionada: liderança.

Comportamento: aprender como lidar com os pontos fortes e fracos de cada integrante da equipe para explorar o máximo as competências e habilidades de cada um.

Sinopse: o treinador Billy Beane (Brad Pitt) faz uma bela transformação na equipe com poucos recursos e com a ajuda de um economista, Peter Brand, interpretado por Jonah Hill.

O que mostra o bom perfil de liderança do treinador, já que o mesmo está aberto a escutar e realizar as mudanças necessárias de outro profissional para levar o time para vitória. 

O filme mostra que o treinador está muito mais focado nos pontos positivos do que negativos dos jogadores, o que reforça a lição para os negócios de que é preciso valorizar os talentos, como também realizar treinamentos de feedback para melhorar os resultados ainda mais.

Qual a sua escolha de filme para treinamento comportamental?

Agora que você já conhece o Top 4 melhores filmes para treinamento comportamental, chegou o momento de pôr essa prática para motivar os colaboradores, e transformar sua equipe em um time de alta performance!

Aproveite e deixe nos comentários sua opinião sobre este conteúdo. Ficaremos felizes em saber que ele te ajudou de alguma forma! E claro, também comente qual desses filmes você assistirá primeiro, estamos curiosos!

Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy