etapas do programa de treinamento e desenvolvimento

Quais as etapas do programa de treinamento e desenvolvimento?

Está em dúvida sobre como aprimorar as suas iniciativas de T&D? Neste artigo, vamos “colocar o bloco na rua” com três etapas do programa de treinamento e desenvolvimento. Afinal, as tecnologias educativas facilitam muito a nossa vida, não é mesmo?

Logo, preparamos um guia prático para definir (ou rever) as ações formativas, até mesmo com o e-learning. Para isso, é importante pensar no tripé: planejamento, desenvolvimento e avaliação, levando em conta as necessidades de cada empresa.

Mas, antes de falar das etapas do programa de treinamento e desenvolvimento, vale fazer uma reflexão. Com base nos impactos da Covid-19 no mercado de trabalho, como criar a cultura empresarial em uma empresa remota?

Por que seguir as etapas do programa de treinamento e desenvolvimento?

Boa parte das empresas já têm ações de T&D há um bom tempo, certo? Contudo, muitas delas buscam inovar na Gestão de Pessoas para atender às novas demandas do mercado. E isso pode ser feito de muitas maneiras, inclusive com o apoio das inovações tecnológicas.

Aliás, as tecnologias são aliadas poderosas nas três etapas do programa de treinamento e desenvolvimento. Por exemplo, a realidade virtual pode ser aplicada na demonstração de um equipamento crítico, a fim de prevenir acidentes. Já a cultura data driven ajuda a entender quais gaps de competências devem ser trabalhados de forma mais assertiva. 

Quais as principais etapas do programa de treinamento e desenvolvimento?

De modo geral, são basicamente três etapas de T&D, sobre as quais falaremos a seguir:

  • planejamento: definição das demandas da empresa, assim como a estratégia a ser seguida;
  • desenvolvimento: realização dos treinamentos no formato escolhido (presencial, híbrido ou online);
  • avaliação: análise dos resultados, com destaque para as mudanças na empresa após as ações formativas.

A propósito, essas três etapas podem ser subdivididas em outros itens, conforme a maturidade do T&D atual. Em alguns casos, pode ser necessário levar mais tempo na hora de planejar ou ainda rever as métricas. 

Em paralelo, vale lembrar que o isolamento social do Coronavírus acelerou a tendência da aprendizagem digital. Nesse sentido, confira um vídeo que mostra cinco benefícios dessa estratégia, inclusive: economia no orçamento, barreiras comportamentais e conveniência.  

3 etapas do programa de treinamento e desenvolvimento

A seguir, listamos as principais etapas do programa de treinamento e desenvolvimento, o famoso T&D. Mas lembre-se de que é importante adaptar esses conceitos para a realidade da sua companhia, ok?  

1. Planejamento: com base na política de T&D

Na hora de planejar as ações, o ideal é se basear na política de treinamento e desenvolvimento. Portanto, se você já tem esse documento em mãos, ele vai facilitar muito os próximos passos.

Entretanto, se a sua organização ainda não tem essa política, não se preocupe. Afinal, você pode começar com um planejamento básico, que envolve os seguintes pontos:  

  • mapeamento das demandas de T&D. Ou seja, esse é o levantamento dos gaps de competências que devem ser preenchidos;
  • desenho das trilhas de aprendizagem. Isto é, o caminho que será trilhado para atingir os objetivos estratégicos;
  • seleção de recursos necessários. Por exemplo, a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é vital para o ensino a distância (EAD).

Por falar nisso, confira um vídeo que pode vir a calhar nessa fase de estratégia.

2. Desenvolvimento: aplicação dos treinamentos

Depois de planejar as ações formativas, finalmente chegamos ao momento de “colocar o bloco na rua”. Em outras palavras, essa é a hora de desenvolver as habilidades e competências para preencher os gaps já mapeados. 

Por sinal, busque diversificar os tipos de formações, em alinhamento com as demandas de cada área. Para exemplificar, vamos pensar em iniciativas focadas no cumprimento das metas de vendas:

  • webinar com especialistas na área comercial sobre tendências de inside sales;
  • videoaula com a demonstração de produtos para facilitar o processo de venda;
  • microlearning com “pílulas” de informação para promover a motivação do time. 

3. Avaliação: follow-up dos resultados

Por último, mas não menos importante, chegamos às métricas ligadas à performance. E é nessa etapa que você vai descobrir se as ações formativas estão realmente dando certo. Em contrapartida, também é um momento para rever as iniciativas que não saíram conforme o esperado.

Sendo assim, essa é a cereja do bolo entre as etapas do programa de treinamento e desenvolvimento. Com isso em mente, selecionamos três indicadores que te ajudam a avaliar as ações formativas que estão em curso (e planejar as próximas):

  • aproveitamento individual: pense na mudança efetiva que aconteceu depois do curso. Por exemplo, se o foco foi na equipe de vendas, verifique se as metas da área foram cumpridas;
  • avaliação de reação: considere a percepção dos participantes em relação ao treinamento em si. Nesse caso, vale fazer uma pesquisa sobre: desempenho do facilitador, formato da ação formativa, duração, material didático etc.;
  • taxa de adesão: analise quantas pessoas se inscreveram espontaneamente em cada área. Afinal, aquilo que é feito de forma voluntária demonstra interesse e comprometimento do time.

Para complementar, segue um vídeo que também fala desses KPIs (Key Performance Indicators) de T&D. Assim, ficará mais fácil definir suas métricas para cumprir os objetivos de aprendizagem. 😉

Enfim, o que você achou dessas três etapas do programa de treinamento e desenvolvimento? Nós, da EAD Plataforma, estamos à disposição para te auxiliar no T&D, por meio da nossa plataforma corporativa que pode ser testada gratuitamente.

E mais: consulte outros posts no blog, assim como os vídeos do Youtube. Dessa maneira, você poderá se inspirar com vários conteúdos focados na educação corporativa:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy