Você já parou para pensar em como unir gestão de conhecimento e educação corporativa? De acordo com a pesquisa Educação Corporativa no Brasil, da Deloitte, mostra que uma parte das organizações do país já está se movimentando para isso. Dentre as respostas, 28% das empresas dizem já possuir universidade corporativa. Das 72% que ainda não possuem, mais de um quarto demonstra interesse em criar a estrutura.
Quer saber por que?
Porque ser capaz de gerir conhecimento e armazenar dados e informações sobre processos se tornou um dos ativos mais valiosos das empresas. A revista Forbes, em um de seus artigos, disse que os dados são o novo petróleo, e que saber empregar e escalar a informação adquirida pode ser base para transformar o mundo em que vivemos.
Dessa forma, falaremos sobre como aliar gestão de conhecimento e educação corporativa no artigo de hoje! Vamos juntos?
O que é gestão do conhecimento?
Antes de partirmos para a relação entre gestão do conhecimento e educação corporativa, que tal destrincharmos o primeiro conceito?
Gestão do conhecimento é a capacidade de armazenamento e gestão de todas as informações que movimentam os processos de uma empresa. E engana-se quem pensa que “processos” têm a ver a pena com práticas operacionais.
Na verdade, a gestão do conhecimento engloba todas as informações capazes de agregar valor ao negócio, sejam essas informações práticas, teóricas, resultados de vivências interpessoais, de habilidades desenvolvidas ou de aprendizados operacionais — o chamado capital intelectual.
Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o valor do capital intelectual para as empresas:
E qual é o grande desafio da gestão do conhecimento no mundo empresarial? — você pode estar se perguntando.
A resposta é simples: criar sistemas e ferramentas capazes de fazer fluir o aprendizado, sem que ele se torne obsoleto ou que deixe de ser acessado por quem realmente importa: os colaboradores.
Por isso, no próximo tópico você confere algumas sugestões para unir gestão de conhecimento e educação corporativa criando as ferramentas certas para fazer fluir o capital intelectual da sua empresa.
Como unir gestão de conhecimento e educação corporativa?
Vamos pensar juntos: sabemos que o principal desafio da gestão do conhecimento é disponibilizar o suporte para garantir que a informação circule na empresa e ajude, de fato, a otimizar resultados e aumentar a produtividade.
Além disso, sabemos que, com a educação corporativa, em especial com modalidades de treinamento corporativo online, é possível criar rotinas de desenvolvimento acessíveis a todos os colaboradores, garantindo que o conhecimento se multiplique na organização.
Dessa forma, a seguir, você confere quatro momentos em que a dupla gestão do conhecimento e educação corporativa funcionam para democratizar o acesso à informação e ajudar a criar equipes de alta performance.
Estimulando a educação continuada
Podemos dizer que a educação continuada é a base para a gestão do conhecimento. Trata-se da prática empresarial pautada no estímulo ao aprendizado constante. E isso pode acontecer de algumas formas:
- por meio de treinamentos e cursos online fornecidos pela empresa;
- com a criação de grupos autônomos de estudos e trocas de experiências;
- criando possibilidades de desenvolvimento profissional (lembre-se de que 42% dos colaboradores de empresas revela buscar novos empregos quando sente que a organização não estimula suas habilidades).
Criando uma universidade corporativa
Uma boa forma de fortalecer a educação continuada é por meio da criação de uma universidade corporativa. A ferramenta, que pode trabalhar diferentes metodologias de ensino, como o ensino híbrido ou o e-learning, ajuda a sedimentar a união entre gestão de conhecimento e educação corporativa por meio de um ambiente de estímulo constante à aprendizagem.
Treinando hard skills e soft skills
Como dissemos no início deste artigo, a gestão do conhecimento não está restrita apenas à bagagem técnica dos colaboradores de uma empresa. Habilidades também são valorizadas como formas de tornar a rotina mais produtiva, facilitar relações interpessoais e inspirar o time.
Por isso, uma excelente forma de unir gestão do conhecimento e educação corporativa é desenvolvendo hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades pessoais) em treinamentos EAD ou presenciais.
Então aproveite para ouvir o podcast The Shift, sobre inovação e disruptura, em um episódio especial sobre a importância das soft skills na vida profissional:
Dispondo de tecnologias como aliadas
Por fim, é impossível falar em gestão do conhecimento e educação corporativa sem mencionar a importância das tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem.
Com a transformação digital, tornou-se quase impossível pensar em quaisquer processos de aquisição de novas habilidades sem adicionar o elemento “tecnologia” na receita.
E então, quer ver alguns exemplos que não nos deixam mentir?
- Softwares educacionais;
- internet e seus mil e um recursos (como as redes sociais — dentre as quais destacamos o YouTube, grande aliado na educação);
- recursos de realidade aumentada ou realidade virtual;
- novas metodologias de ensino fortemente conectadas à tecnologia, como o mobile learning e o microlearning;
- plataformas EAD
Viu só como é possível aliar gestão do conhecimento e educação corporativa por meio de ferramentas que estimulem a aprendizagem e integrem a tecnologia à rotina?
Por isso, se você terminou a leitura e quer entender, na prática, como boas ferramentas podem auxiliar na integração da gestão do conhecimento e da educação corporativa, conheça a EAD Plataforma!
Nossa solução já soma mais de 2 milhões de usuários, e oferece todas as funcionalidades necessárias para transformar o conhecimento em parte da rotina em sua empresa. Preencha o formulário e ganhe acesso gratuito à ferramenta por 7 dias!
- Como criar um Plano de Desenvolvimento individual de sucesso? - 3 de outubro de 2024
- Avaliação 360 graus: o que é e como implementar - 1 de outubro de 2024
- Vendas no varejo: como alavancar + 10 ações para implementar - 30 de setembro de 2024